A gestão estratégica é o processo de definição, implementação e monitoramento de estratégias para alcançar os objetivos de maneira eficiente. Ela envolve o alinhamento das atividades com os objetivos a longo prazo.
Além disso, diz respeito à identificação de oportunidades e ameaças em seu ambiente interno e externo, se relacionando com a gestão de riscos. Mais que isso, para que este planejamento seja feito de forma correta, é preciso se atentar a diversas questões.
O planejamento financeiro, orçamentário e tributário também exigem atenção neste sentido. Caso contrário, a gestão será feita de forma incompleta, já que estará deixando de contemplar diversos assuntos.
Como ela ajuda as empresas a alcançar seus objetivos, ela maximiza seu desempenho e adapta-se às mudanças dos diferentes ambientes. A gestão estratégica também melhora a competitividade da empresa e aumenta seu valor no mercado.
Em outras palavras, trata-se de um conjunto de ações e boas práticas que visam garantir a melhor performance possível. Ela envolve:
De forma resumida, a gestão estratégica envolve o alinhamento das atividades com seus objetivos estratégicos de longo prazo. Envolve também a identificação de oportunidades e ameaças, definição da estratégia, implementação e monitoramento e ajuste contínuo.
Além disso, é importante ressaltar que este processo é parecido com o ciclo PDCA, sendo uma boa ferramenta para auxiliar neste momento.
Um exemplo real de gestão estratégica é a empresa Amazon. A empresa definiu sua estratégia de longo prazo. Ela também inclui a oferta de uma ampla gama de produtos a preços competitivos e uma experiência de compra conveniente. Além disso, conta com uma rede de distribuição eficiente que permite entregas rápidas e confiáveis.
A Amazon implementou a sua estratégia através de uma série de iniciativas, tais como o desenvolvimento de produtos inovadores, como o Amazon Echo e o Amazon Prime. Envolveu também o investimento em tecnologia de ponta para melhorar a eficiência de sua cadeia de suprimentos e a expansão de sua rede de distribuição global.
Além disso, a Amazon monitora constantemente seu desempenho, ajustando sua estratégia e planos de ação, se necessário. Como resultado, a Amazon tem sido capaz de crescer significativamente ao longo dos anos.
Ela tornou-se uma das empresas mais valiosas do mundo. Este é um exemplo concreto de como a gestão estratégica pode ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos a longo prazo e se destacar no mercado.
Ao fazer o seu planejamento, é preciso responder algumas perguntas. Elas nortearão o que deve ser feito na fase de formulação e definição de metas. Confira:
O framework de gestão estratégica é composto por quatro fases principais e cada uma delas é importante para o sucesso da estratégia geral. Abaixo, você confere cada fase:
A primeira fase envolve o diagnóstico da situação atual da empresa, identificando suas forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e ameaças externas. Isso é feito através de uma análise SWOT, que ajuda a empresa a entender sua posição no mercado e as tendências do setor.
Além disso, a análise swot no setor financeiro pode ajudar as organizações a terem uma visão mais precisa nesta área. Para isso, no entanto, o gestor precisa contar com os documentos certos, caso contrário suas análises estarão comprometidas.
A fase de formulação envolve a definição da estratégia da empresa com base no diagnóstico realizado na fase anterior. A empresa deve definir sua missão, visão e valores, e estabelecer seus objetivos e metas.
Além disso, é preciso selecionar as estratégias que permitirão alcançar esses objetivos. Nesta fase, também é importante avaliar e selecionar as melhores opções estratégicas disponíveis para a empresa, seja a troca de fornecedores ou compra de equipamentos.
A fase de implantação é a etapa em que a estratégia formulada é posta em prática. Isso envolve a alocação de recursos, a definição de políticas e processos e a realização de ações para implementar a estratégia.
A implementação requer um acompanhamento cuidadoso, para garantir que a estratégia esteja sendo implementada com sucesso e para fazer ajustes, se necessário. Em viagens corporativas, por exemplo, o gestor precisa de diretrizes para garantir que as estratégias sejam cumpridas.
Com isso, é possível reduzir custos em viagens e aumentar o ROI, por exemplo. No entanto, para isso são precisos documentos como a política de viagens corporativas, que definem todas as regras para a questão.
No entanto, definir essas diretrizes não é fácil. Definir o que é ou não é reembolsável, colocar limites de gastos por categoria e prazos para prestação de contas exige cuidado.
Fazer um documento como esse pode demorar algumas semanas, o que pode significar trabalhar horas a mais ou mesmo nos finais de semana.
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A fase de acompanhamento envolve a avaliação do desempenho em relação aos objetivos previamente estabelecidos na fase de formulação. Nesta fase, deve-se fazer a análise de indicadores financeiros, checar o desempenho e identificar desvios.
Assim, é possível corrigi-los, caso necessário. Além disso, o acompanhamento também inclui a avaliação contínua do ambiente externo e a adaptação da estratégia da empresa às mudanças nesse ambiente.
Quando se trata deste tema, a disponibilidade de informações é algo fundamental. Caso os dados não sejam acessíveis, a gestão de riscos e a análise de indicadores é comprometida.
Sem todo o material necessário para fazer os cálculos e planejamentos, a tomada de decisão é prejudicada. Além disso, o tempo de resposta diminui, expondo as empresas a situações possivelmente perigosas.
No entanto, ao contar com a tecnologia, o processo é facilitado. A Flash Expense oferece funcionalidades em 3 planos diferentes que automatizam o lançamento de despesas e evitam o desencontro de informações.
Com isso, não há necessidade de fazer o mesmo registro em mais de um sistema, evitando as chances de erros.
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