Com a era pós pandemia, alguns estilos de trabalho que haviam passado por mudanças, acabaram se adequando a atuação; de trabalho em home office, aos poucos a maioria das empresas optou por seguir com o estilo de trabalho híbrido.
Com a redução dos casos de covid e o aumento da adesão à vacina, se tornou possível o retorno aos escritórios e o trabalho presencial. Mas muitos colaboradores passaram a optar por trabalhar de casa, por acreditarem que otimizam melhor o tempo de entrega.
O trabalho híbrido é uma maneira de readaptação das empresas e também de um quase acordo com os colaboradores, que alguns dias vão até o escritórios e em outros trabalham home office.
O que causou mais um desafio para as empresas e o setor de RH, que precisam realizar a gestão do time, jornada de trabalho e controle de ponto de maneira online e também presencial.
Por isso, separamos algumas dicas de como utilizar a tecnologia a favor da sua equipe, e melhorar o controle de gestão de pessoas através de soluções digitais. Confira!
É o meio de trabalho que consiste em efetuar tarefas e atividades corporativas, em uma estrutura física da empresa por alguns dias da semana e outros dias atuar com as atividades de casa. Basicamente é a união do trabalho presencial e do home office.
Em pesquisa feita pela IDC 43% dos entrevistados revelaram que já atuam no modelo híbrido em suas empresas, e dos que não atuam 79% demonstram interesse na adesão do trabalho híbrido, detalhe importante, esta é a vontade de jovens de 18 a 21 anos.
O que mostra que a nova geração, já está buscando os novos formatos de trabalho para atuar, pois acabam se adaptando mais facilmente a este modelo por já serem socialmente acostumados com os processos digitais.
Exatamente por ser um meio termo que pode agradar todas as preferências, não mantendo um único cenário de deslocamentos diários até a empresa e nem de se comunicar todos os dias por meio da chamada de vídeo.
A maioria das empresas possuem um certo receio com a atuação do home office, pois parte da insegurança do colaborador se está realmente cumprindo a hora de trabalho, garantindo a produtividade e qualidade das entregas atuando da própria casa.
E com o híbrido podem equilibrar isto, pois estarão se comunicando pessoalmente e vendo a produtividade nos dias que o colaborador vai ao escritório, como também pode fazer um comparativo com os dias que atua em home office.
Assim a empresa poderá decidir se mantém aquele colaborador no modelo híbrido, ou se alterar para somente presencial ou somente home office, como também pode criar alternativas que o profissional tenha a mesma produtividade em qualquer modelo.
O que se torna possível com o apoio do mundo digital, da tecnologia, de novas plataformas e ferramentas que também se adaptaram ao modelo de trabalho híbrido e auxiliam na otimização de tempo e gestão do RH.
Para escolher os melhores tipos de ferramentas e plataformas para atuar, na gestão online e presencial, é preciso pensar nas necessidades da empresa e dos colaboradores no dia a dia, e através disso definir quais serão selecionadas para a contratação.
Para manter o controle dos horários de entrada, saída e principalmente se está cumprindo a jornada de trabalho em casa ou no escritório nos dias corretos, o ponto digital é um grande aliado nisso.
Pois os colaboradores utilizaram uma plataforma online, com armazenamento em nuvem para bater o ponto quando estiver em casa, e também no escritório. Através de sistema anti fraude, autenticação e GPS para puxar a localização.
Tudo para manter a proteção e acompanhamento preciso dos horários, férias, ausências e faltas de cada colaborador, e que também proporcione autonomia para o profissional ter acesso visual a sua jornada;
Ter um meio corporativo para se comunicarem, usarem durante o período de trabalho e falarem sobre suas atividades rotineiras, é um ponto muito importante para contribuir com a separação do perfil pessoal do profissional.
Além de conter informações de próximas reuniões, poderem tirar dúvidas com outros setores, separar as áreas por grupos, publicar avisos, fazer solicitações e o que mais for necessário dentro desses aspectos.
Possibilitando que seja feita de maneira geral e automática, poupando o tempo que demoraria chamando um a um para passar os alinhamentos de datas, horários e tarefas.
Sem dúvidas aplicação de scrum, lean e kanban facilitam muito na otimização de tempo das reuniões, organização de tarefas e também na remoção de ações que não acrescentam a produtividade do time.
Buscar ferramentas que possibilitem a atuação dessas metodologias, torna todo o processo de organização de tarefas mais intuitivo e organizado. Pois mostrará quais tarefas estão em andamento, quais já foram finalizadas, as tarefas em atrasos e as que precisam ser iniciadas.
Além de poder separar as tarefas e ações por colunas e também cores, fazendo marcação do responsável por aquela ação e estipulando prazos de entrega por cada tarefa, mantendo o controle do que está sendo realizado.
Também colabora para a correção imediata de falhas, pois com o gestor realizando o acompanhamento poderá checar porque uma tarefa foi feita com atraso, para que todas sejam mantidas no prazo estipulado.
Por não estar com a equipe todos os dias no escritório, pode causar a impressão de que há mais gastos em manter o aluguel do ambiente e ainda assim investir em plataformas que comportem o trabalho online.
Mas a verdade é que existem muita redução de recursos e vantagens ao aderir o trabalho híbrido, as principais são:
Com as análises sendo realizadas com frequência, tarefas posteriores não sofrerão as mesmas falhas das anteriores, pois já terão passado por detalhamento de ajustes e por correções através da equipe.
O que não falta são soluções digitais para conseguir ajustar a sua empresa ao modelo híbrido, mas deve ser realizado um controle e acompanhamento constante de dados, para que o alinhamento e entregas se mantenham estáveis.