Com pouco mais de seis anos de existência, o Grupo Nortis vem se destacando no mercado de construção civil pela inovação e crescimento acelerado. E a gestão de pessoas precisava acompanhar esse movimento.
Para estruturar novos processos e programas, o primeiro passo da área foi ouvir os colaboradores e entender suas necessidades.
"Fizemos uma pesquisa de clima para mapear o cenário e o resultado foi bastante satisfatório, com exceção do pilar de benefícios", diz Bárbara Amâncio, gerente de gente e gestão do Grupo Nortis. "Ao analisar os indicadores, vimos que era hora de criar algo consistente, sustentável financeiramente e com uma proposta de valor que realmente nos ajudasse a reter talentos e sustentar o crescimento", completa a executiva.
A seguir, mostramos como a Flash ajudou o Grupo Nortis nesta missão.
O Grupo Nortis é uma das principais incorporadoras e construtoras de São Paulo. Fundada em 2016, já lançou 35 empreendimentos, totalizando R$ 3,2 bilhões em vendas. Hoje, a empresa atua tanto no segmento de alto padrão, com a marca Nortis, quanto no econômico, com a Vibra Residencial.
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Com sede na capital paulista e 338 funcionários, entre canteiros de obras e escritório, a construtora traz um olhar inovador para a arquitetura, a convivência e a integração com o entorno.
Com crescimento acelerado e público diverso, o Grupo Nortis tinha a missão de revisar e modernizar a política de benefícios.
"Queríamos uma solução que fosse alinhada ao nosso público, que é diverso, e ao mesmo tempo estivesse alinhada à nossa cultura. Somos uma empresa que busca a personalização nos empreendimentos. Não fazia sentido manter benefícios enlatados", diz Alexandre Caprarola, especialista de gente e gestão da companhia.
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Diante desse desafio, o RH decidiu buscar uma solução flexível, que desse aos funcionários a possibilidade de escolher o que fosse melhor para eles.
Para se livrar dos benefícios engessados, a área de gente e gestão, em parceria com o CFO, entendeu que era preciso criar um programa de benefícios por pontos. O objetivo era oferecer o mesmo valor para todos os colaboradores, permitindo que cada um deles distribuísse os pontos de acordo com sua realidade de vida.
A partir daí, a incorporadora saiu em busca de possíveis parceiros no mercado. O objetivo era encontrar um fornecedor que oferecesse um sistema intuitivo para os colaboradores e, ao mesmo tempo, eficiente para o RH.
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"Estávamos vivendo uma época de transformação na nossa empresa e no mundo. Saímos de uma pandemia e tínhamos três modelos de trabalho: remoto, híbrido e 100% presencial. E, nas negociações com fornecedores, ninguém queria fazer nada diferente”, diz Murilo Gomes dos Santos, head de vendas, comercial e marketing.
“Até que conversamos com a Flash, que nos ofereceu uma plataforma na qual podíamos ter tudo num só lugar, sem precisar ficar negociando com três, quatro parceiros", afirma Murilo.
Em seu programa de benefícios flexíveis por pontos, o Grupo Nortis disponibiliza um valor fixo que pode ser alocado entre um pool de benefícios que inclui refeição, alimentação, mobilidade e combustível, telefonia móvel e vale-cultura.
Para garantir segurança jurídica, a empresa trava os valores definidos em acordos sindicais — e o restante fica aberto para que os funcionários escolham o que faz mais sentido dentro das suas necessidades. "Nossa política diz que, três vezes ao ano, o funcionário pode mudar a elegibilidade", explica Alexandre Caprarola.
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Responsável pelo processo de implementação dos benefícios flexíveis, Alexandre destaca a rapidez do processo: "Queríamos que nosso pacote fosse sustentável, tivesse respaldo legal e atendesse às necessidades dos nossos colaboradores. Fizemos um trabalho a oito mãos, que envolveu RH, financeiro, jurídico e a Flash, que tem um atendimento super rápido e nos deu bastante suporte, entrando não só com o sistema, mas também com boas práticas que nos ajudaram muito no desenvolvimento de uma política inovadora".
Ao todo, o desenho do programa de benefícios flexíveis durou quatro meses, entre análises de risco, aprovação e implementação. Para Alexandre, o apoio da Flash no processo de comunicação foi um diferencial.
"Atuamos em diferentes canais, com informativos físicos, live e vídeos instrutivos para explicar o funcionamento do sistema de benefícios por pontos. Em duas semanas todo mundo estava comunicado e com os benefícios escolhidos", diz. "Os funcionários tiveram bastante facilidade para definir suas elegibilidades. O sistema é muito intuitivo, em 3 minutos o colaborador já está com a escolha feita. Foi uma surpresa".
O programa de benefícios por pontos trouxe mais transparência e equidade à política de benefícios do Grupo Nortis. Hoje, todos os funcionários, dos estagiários aos executivos, têm as mesmas opções e a mesma experiência.
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"A Flash nos ajudou a inovar, fazendo algo que os colaboradores enxergam bastante valor. Acompanhando o GlassDoor, por exemplo, já detectamos pontos positivos, com profissionais dizendo que nossa empresa tem um viés diferente em benefícios. A parceria com a Flash traz ganhos expressivos para nossa marca empregadora", conclui Bárbara Amâncio, gerente de gente e gestão.
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