RH

Espalhados por 179 cidades, funcionários da Contabilizei ganham flexibilidade com cartão da Flash

Por Marina Santa Clara · 20 dez 2022
Compartilhe
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Maior escritório virtual contábil da América Latina, a Contabilizei tem hoje funcionários espalhados por 20 Estados brasileiros.

O crescimento, no modelo remoto, lançou um desafio para o time de Pessoas e Cultura: como oferecer um cartão de benefícios que atendesse a todos de maneira eficiente, em locais tão distintos?

Foi dessa pergunta que nasceu a parceria com a Flash.

A seguir, você vai entender como a companhia modernizou a sua política de benefícios e implementou o cartão Flash, dando mais flexibilidade, segurança e aceitação às "pessoas guardiãs'', como os funcionários são chamados internamente.

Por dentro da Contabilizei

Contabilizei nasceu em Curitiba, no Paraná, e foi de lá que seus primeiros guardiões iniciaram o sonho de simplificar a contabilidade para os empreendedores que fazem a economia do país girar.

Nove anos depois e com as transformações aceleradas pela pandemia, a empresa que presta serviços de contabilidade chegou aos 1.000 funcionários, que estão espalhados por 179 cidades de 20 Estados brasileiros.

Com toda essa capilaridade, a companhia atua hoje em diferentes modelos de trabalho, sendo que a maioria dos guardiões está em teletrabalho: 72% trabalham em formato remoto, 23% no híbrido e apenas 5% no presencial.

O desafio

Os novos modelos de trabalho pediam uma revisão na política de benefícios: a principal missão era atender de maneira eficiente, justa e igualitária a todos os guardiões e guardiãs, espalhados por 179 cidades brasileiras.

"Queremos promover um ambiente de trabalho cada vez mais incrível para que as pessoas guardiãs possam construir juntas e se conectar com nosso propósito. A chegada dos guardiões(ãs) vindos de várias cidades fez com que precisássemos nos adaptar para atender a todos eles de uma forma flexível”, diz Michelle Carneiro, diretora de Pessoas e Cultura na Contabilizei.

A escolha da Flash

Após analisar as opções das principais empresas de benefícios do mercado, a área de Pessoas e Cultura partiu para uma etapa de pesquisa. Para isso, o time foi conversar com RHs que já utilizam cartões multibenefícios.

"Na Contabilizei, nós tomamos decisões baseadas em dados. Além de observar a abrangência, fizemos benchmark com empresas que utilizavam Flash ou outras empresas de benefícios com as quais estávamos conversando. Queríamos entender o funcionamento do produto, a percepção sobre a implantação, o atendimento e o tempo de resposta na solução de problemas", diz Michelle.

A Contabilizei considerou a facilidade de uso, abrangência nacional e a possibilidade de integração com sistemas internos. Só depois de analisar cuidadosamente todos esses pontos é que a companhia escolheu o cartão da Flash para alocar os vales alimentação, refeição e combustível, conforme suas políticas internas.

Implantação da nova política de benefícios

A migração para Flash se deu em algumas etapas. O período entre a tomada de decisão e a conclusão da implantação levou cerca de 120 dias. Foram 30 dias para a etapa de piloto e mais 30 para inserir nossos cartões para toda a empresa.

Confira o passo a passo:

1 - Piloto com a área de Pessoas e Cultura

Inicialmente, o cartão foi enviado pela Flash apenas para a área de Pessoas e Cultura, um time de algumas dezenas de guardiões(ãs) que ficaram responsáveis por testar a aceitação dos cartões e a usabilidade da plataforma.

2 - Mapeamento de informações

A equipe da Contabilizei levantou potenciais dúvidas que os colaboradores teriam durante a troca de fornecedor, como transferência de saldo e tempo de vigência do cartão antigo, e construiu uma primeira versão de FAQ. Este documento foi utilizado durante o projeto piloto.

3 - Coleta de feedbacks

O terceiro passo foi pedir feedbacks formais ao time que estava participando do piloto: quanto tempo levou até a chegada do cartão? Houve algum tipo de dificuldade para ativar o app? A plataforma era amigável?

4 - FAQ para toda a companhia

Com os retornos obtidos, a FAQ de teste foi "recheada" com novos conteúdos e ficou pronta para ser enviada para a organização. O documento trazia também informações de novos benefícios e apontava as melhorias que o cartão da Flash traria para os guardiões e guardiãs.

5 - Comunicação geral

A partir daí, estava tudo pronto para anunciar a mudança. O momento escolhido foi a reunião geral, que acontece a cada 15 dias com a participação do CEO, Vitor Torres, na qual são divulgados resultados, números e projetos, com o intuito de dar transparência e visibilidade aos funcionários.

"Nossa comunicação na área de Pessoas e Cultura sempre conta uma história. Tem um storytelling, não é uma coisa isolada. Fizemos uma série de melhorias e atualizações nas nossas políticas de benefícios e criamos uma comunicação que deixasse isso evidente”, afirma Michelle.

No encontro on-line, todos souberam do piloto, da mudança e da previsão para a chegada dos novos cartões da Flash. Além disso, foram tomadas as seguintes medidas:

  • Instruir os colaboradores a buscar um ponto de contato no RH em caso de dúvidas;
  • Divulgação 360° da FAQ produzida durante o piloto;
  • Live tira-dúvidas com os especialistas da Flash;
  • Utilização dos demais canais de comunicação, como e-mail e chat, para que os guardiões estivessem 100% atualizados sobre a mudança

6 - Envio dos cartões para toda companhia

Após a comunicação, o envio dos cartões foi feito pela Flash em 15 dias para todos os colaboradores, distribuídos em pequenas e grandes cidades Brasil afora. O processo de onboarding completo levou 5 dias.

Primeiros resultados

Dentro da estratégia da Contabilizei para retenção de pessoas, benefícios são considerados peças fundamentais.

"Uma vez eu escutei alguém falando que salário é como a gente remunera as pessoas, já os benefícios representam como a empresa cuida das pessoas”, diz Michelle Carneiro.

E a parceria com a Flash já tem trazido resultados positivos.

Veja relatos dos funcionários da Contabilizei:

Imagem não encontrada

“Eu amei o benefício pela praticidade que ele traz. Com o meu cartão Flash não preciso mais perguntar nos estabelecimentos se aceita ou não, eu simplesmente vou e faço o pagamento. Essa parceria expandiu as opções de lugares onde posso fazer minhas compras e fico mais tranquila". Andressa Barreto, analista de pesquisa na Contabilizei.

Imagem não encontrada

“Uma das grandes vantagens são as funcionalidades do aplicativo. Quando eu acesso, vou ao site das parcerias e compro com descontos. Também posso fazer compras em empresas como o iFood, por exemplo. Eu moro em uma cidade pequena, apenas um mercado aceitava meu cartão antigo, agora tenho muito mais facilidade para encontrar um local e fazer minhas compras". Marcus Vinicius, analista societário e influencer de Cultura na Contabilizei.

Quer modernizar a política de benefícios da sua empresa? Então, venha conhecer os principais planos e produtos da Flash.

Leia também: As ações do Will Bank para engajar os times no teletrabalho

Cadastre-se agora e tenha Flash na sua empresa!

Assine a newsletter

Receba em primeira mão os melhores conteúdos sobre RH direto no seu e-mail.

Imagem não encontrada
Para empresasempresa@flashapp.com.br
Para Colaboradoresfalecom@flashapp.com.br
Imprensaflash@nectarc.com.br


CNPJ 32.223.020/0001-18

Inscrição no PAT 190679531

Rua Eugenio de Medeiros, 242, Pinheiros, São Paulo/SP, CEP: 05425000.

Rua Eugenio de Medeiros, 242,

Pinheiros, São Paulo/SP,

CEP: 05425000.