Produto

Saldo exclusivo: veja como esta ferramenta traz mais segurança à política de benefícios corporativos

Por Marina Santa Clara · 31 out 2022
Compartilhe
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Mais do que uma comodidade para empresas e colaboradores que utilizam o cartão de benefícios flexíveis da Flash, o saldo exclusivo é um aliado da legislação, uma vez que o desvio de finalidade da concessão deste benefício será fiscalizado tanto no âmbito do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), quanto da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Mas o que é, afinal, o saldo exclusivo? Como ele funciona? Quais são as suas vantagens? Criamos, a seguir, um guia completo com tudo que o RH precisa saber sobre a funcionalidade.

O que é o saldo exclusivo Flash

Quando uma empresa contrata a Flash para administrar os benefícios que irá oferecer aos funcionários, ela consegue depositar o valor referente a todos os benefícios em um único cartão, como alimentação, refeição, mobilidade, cultura e saúde.

Imagem não encontrada

Mas isso não significa que ficará exclusivamente a critério dos colaboradores definir quanto gastar em cada categoria. Com a funcionalidade do saldo exclusivo, a companhia consegue estabelecer os valores que devem ser destinados à alimentação e aqueles que podem ser utilizados de maneira flexível.

"O saldo exclusivo funciona como uma trava na categoria. Com a tecnologia da Flash, o valor que a empresa estipula para benefício alimentação não pode ser usado para outra despesa", explica Camila Paiatto, gerente de produtos na Flash.

Vantagens do saldo exclusivo para empresas e colaboradores

Para o colaborador, o saldo exclusivo é uma chance de se organizar com os gastos em cada categoria e não chegar ao fim do mês sem dinheiro no cartão Flash para pagar o restaurante, por exemplo.

Já para o departamento de recursos humanos, o saldo exclusivo é a segurança para os nossos clientes de que os valores carregados foram utilizados para a finalidade contratada.

Isso porque, o benefício alimentação tem algumas questões importantes que precisam ser observadas pelas empresas, entre elas:

Convenções Coletivas de Trabalho (CCT)

De modo geral, as Convenções Coletivas de Trabalho estabelecem não só os benefícios que os trabalhadores devem receber como também o piso em valores. A funcionalidade do saldo exclusivo ajuda a empresa a comprovar que está depositando mensalmente o valor determinado pela CCT.

Imagem não encontrada

Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT)

O saldo exclusivo é mandatório para que as empresas se cadastrem no PAT, especialmente após ser sancionada a lei 14.442/2022, em setembro deste ano, que proíbe o desvio de finalidade do benefício alimentação.

O PAT permite que as companhias obtenham desconto no Imposto de Renda ao apresentar notas fiscais desses gastos, mas elas só têm direito ao abatimento se comprovarem que o valor foi de fato usado pelos trabalhadores para compra de comida, garantia que o saldo exclusivo consegue dar.

"A orientação é deixar um valor exclusivo de alimentação e refeição e o outro que pode ser usado pelo colaborador de forma flexível como multibenefícios", explica Camila.

Consolidação das Leis do Trabalho

Ao aderir à funcionalidade “saldos exclusivos” a empresa tem a segurança de que os valores carregados foram utilizados para o auxílio-alimentação e que não houve desvio/desvirtuamento de finalidade, bem como não integram a remuneração do empregado, conforme determina o § 2º do art. 457 da Consolidação das Leis do Trabalho, também.

Imagem não encontrada

Como funciona a tecnologia do saldo exclusivo

Se você está se perguntando como é que dentro de um único cartão a Flash é possível garantir que o dinheiro que a empresa destina à alimentação não será usado para outros fins, como pagamento de app de transporte, pense que funciona como os cartões de bancos tradicionais: os valores de conta-corrente, conta-poupança e dos investimentos, por exemplo, são segregados.

Assim, quando o colaborador passa seu cartão em um restaurante, o sistema entende que o valor pode ser debitado ali porque a tecnologia da Flash identifica que o MCC (código que define o tipo de atividade daquele comércio) é relacionado a alimentação.

Se o cartão com saldo exclusivo em alimentação for usado em uma loja de roupas, por exemplo, a compra será negada por causa do MCC do estabelecimento.

Embora o mais comum seja as empresas-clientes solicitarem o travamento dos valores para comida, as possibilidades são inúmeras e se adaptam ao perfil de cada empresa. "Se um cliente quiser ter um saldo exclusivo só para cultura e educação, também é possível", conta nossa gerente de produto.

Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!

Leia mais conteúdos no blog da Flash:

+ Flash integra soluções de benefícios, RH e gestão de gastos corporativos

+ Conheça 6 vantagens que a plataforma da Flash oferece ao RH

+ Entenda como a linguagem inclusiva pode impulsionar a diversidade nas empresas

Cadastre-se agora e tenha Flash na sua empresa!

Assine a newsletter

Receba em primeira mão os melhores conteúdos sobre RH direto no seu e-mail.

Imagem não encontrada
Para empresasempresa@flashapp.com.br
Para Colaboradoresfalecom@flashapp.com.br
Imprensaflash@nectarc.com.br


CNPJ 32.223.020/0001-18

Inscrição no PAT 190679531

Rua Eugenio de Medeiros, 242, Pinheiros, São Paulo/SP, CEP: 05425000.

Rua Eugenio de Medeiros, 242,

Pinheiros, São Paulo/SP,

CEP: 05425000.