Segundo a pesquisa do LinkedIn "Tendências dos Talentos Globais", realizada com dados de 14 países, salário e benefícios estão no topo da lista de prioridades dos profissionais, seguidos por bem-estar, flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento. Não à toa, criar um bom modelo de remuneração se tornou um dos maiores desafios para a área de RH.
Mas como promover uma política de compensação que esteja dentro das possibilidades da companhia e, ao mesmo tempo, atenda às expectativas das pessoas?
Um estudo da Futuro RH, realizado com 487 CEOs, gerentes, coordenadores e analistas de empresas brasileiras e multinacionais, em 2020, apontou que apenas 18% dos colaboradores concordaram que o RH das organizações onde trabalham possui uma filosofia de remuneração conectada com suas necessidades.
O primeiro passo para desenvolver uma filosofia de remuneração alinhada aos novos anseios da era digital é compreender de maneira detalhada o perfil e a estrutura do quadro de funcionários e mapear os objetivos do negócio. São esses dois pontos de partida que vão ajudar o RH na construção de um modelo consistente e coerente.
Em uma definição teórica, a remuneração é um pagamento acordado entre duas partes que pode envolver salário, benefícios, honorários, prêmios, bônus, ações, horas extras, entre outros.
Ou seja, ela é o conjunto de tudo o que o colaborador recebe direta e indiretamente — lembrando que o salário faz parte da remuneração, mas a remuneração não se limita a ele.
Em tempos de alto turnover e fenômenos como quiet quitting, ter um filosofia de compensação financeira bem desenhada faz toda a diferença para manter a retenção e a motivação dos talentos.
Se for bem elaborado, o modelo de remuneração pode impulsionar a competitividade da companhia, incentivar o desenvolvimento dos colaboradores e até ajudar na preservação do meio ambiente. Além disso, existem diversas outras vantagens, como:
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