Entenda o que é remuneração estratégica e como aplicar

A remuneração estratégica é um importante pilar para fortalecer a atração e retenção de talentos. Entenda mais sobre o tema.

Flash
 

O mercado de trabalho está se tornando competitivo e acirrado. Dessa forma, cada vez mais as empresas buscam ferramentas para aumentar sua atração e retenção de talentos. Uma das ações que vem se mostrando efetivas é a remuneração estratégica

Nesse conteúdo, iremos explorar o que esse conceito, como explorá-lo e dar alguns exemplos de remuneração estratégica. Continue a leitura!

O que é remuneração estratégica e como funciona?

O conceito de remuneração estratégica representa uma abordagem inovadora para reconhecer e valorizar os colaboradores que demonstram alto desempenho e bons resultados. Com alta produtividade e entregas, contribuem significativamente para os objetivos da empresa. 

Diferenciando-se da remuneração tradicional, que se baseia em salários fixos, esta estratégia de remuneração variável engloba:

  • recompensas financeiras;
  • benefícios adicionais;
  • participação nos lucros;
  • e até elementos de gamificação.

Todas essas ações visam fortalecer o senso de pertencimento e, também, o Employer Branding. O principal objetivo é incentivar a excelência e o comprometimento.

Remuneração estratégica: exemplos

Existem diversas formas de incluir essa ação fundamental para a gestão de pessoas. Além dos benefícios monetários diretos, existem diversas outras ferramentas que podem ser aplicadas.

  • Benefícios monetários: compensações financeiras em premiações, bônus por desempenho e incentivos adicionais.

  • Benefícios não-monetários: concessões como folgas extras, programas de bem-estar, flexibilidade no horário de trabalho e melhorias no ambiente de trabalho para aumentar a qualidade de vida.

  • Participação nos Lucros e Resultados (PLR): distribuição de uma parte dos lucros da empresa com base no cumprimento de metas coletivas.

  • Gamificação: utilização de elementos de jogos para motivar e engajar os colaboradores na conquista de objetivos, recompensando-os conforme sua progressão.

  • Pacote de benefícios flexíveis: os benefícios são pilares centrais para os colaboradores. Visto isso, benefícios que atendam a necessidades individuais e particulares de cada funcionário são cada vez mais necessários. Alguns exemplos são:

É importante ter em vista quais são as expectativas e necessidades de cada colaborador. Para isso, você deve utilizar ferramentas, como a pesquisa de clima. Mas, para te ajudar nesse momento, separamos um checklist completo de como estruturar esse mapeamento de forma eficiente e prática. Basta clicar na imagem abaixo e baixar gratuitamente:

MR Mapeamento de Multibenefícios

 

Como implantar um sistema de remuneração estratégica?

Primeiro, é preciso compreender que a remuneração estratégica se divide em fixa e variável. A componente fixa abrange o salário base e benefícios, como auxílio saúde e vale-alimentação. 

Já a parte variável, diretamente ligada ao desempenho individual ou em equipe, oferece recompensas suplementares aos colaboradores que superam expectativas ou metas predefinidas, não incidindo em encargos tributários para a empresa.

Para implementar a remuneração estratégica, é fundamental construir uma política estruturada de remuneração, bem como realizar estudos para garantir a legalidade e segurança fiscal para a empresa. 

Vantagens e desafios da estratégia de remuneração estratégica

Apesar de ser um instrumento essencial para a gestão de pessoas, como qualquer ação, traz consigo vantagens e também desafios. Confira:

Vantagens da remuneração estratégica

  • Valorização individual: destaca e recompensa os colaboradores mais produtivos, que pode ser comprovado pela avaliação de desempenho.
  • Atração e retenção de talentos: torna a empresa mais atrativa para profissionais de alta performance.
  • Aumento da produtividade: incentivos claros e benefícios maiores, tendem a elevar o engajamento e a eficiência.

Desafios

  • Competitividade excessiva: devido às recompensas, caso não bem gerenciado pela liderança e RH, a prática pode levar a conflitos internos e afetar o clima organizacional.
  • Estresse e ansiedade: a pressão por resultados pode impactar negativamente a saúde mental dos colaboradores.

Além disso, é associado o risco legal e até mesmo financeiro, que pode ser evitado com planejamento e compreensão de todos os impactos que essa estratégia pode acarretar. 

Qual o impacto para os colaboradores

O sucesso da remuneração estratégica depende do perfil e da cultura da equipe. Empresas com colaboradores que prosperam sob pressão e competição tendem a ver melhorias significativas na performance. 

Contudo, se o ambiente se torna demasiadamente estressante, uma revisão da cultura organizacional pode ser necessária antes de implementar tal estratégia.

E para uma estratégia de remuneração ainda mais eficiente, em especial na gestão de benefícios flexíveis, conte com a Flash!

Por meio de nossa plataforma digital é possível definir a remuneração estratégica mais adequada para recompensá-los, enriquecendo a experiência de trabalho e promovendo uma cultura de alto desempenho.

Se interessou pela remuneração estratégica e como a Flash pode ajudar sua empresa a otimizar a gestão de pessoas e oferecer benefícios flexíveis? Visite nosso site para descobrir mais sobre nossas soluções.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️