Turnover de funcionários: entenda os impactos na empresa

O turnover de funcionários é muito prejudicial para as empresas e pode gerar diversos impactos negativos caso não seja reduzido com a ajuda da equipe de Recursos Humanos (RH).

Veja neste artigo o que é turnover, quais são seus impactos e como reduzir esse indicador.

Os impactos do turnover dentro das empresas

O que é turnover?

Turnover é o índice de demissões ou rotatividade de uma empresa tanto em relação a desligamentos feitos de forma voluntária quanto involuntária. Esse indicador tem grande relevância para o sucesso do setor de RH, por isso deve ser acompanhado de perto.

Para calcular o turnover mensal em uma empresa, é necessário somar as demissões e as admissões no período e dividir esse número por dois. 

Depois, com esse resultado em mãos, é preciso dividi-lo pelo número total de colaboradores ativos na empresa.

Veja um exemplo:

Demissões em março: 3

Admissões em março: 1

Número total de colaboradores: 30

Turnover = 3 + 1 / 2 = 2

2 / 30 = 0,066

Dessa forma, o turnover da empresa no mês de março é de 0,066. Para facilitar a visualização, é recomendado multiplicar o resultado por 100 para chegar a uma porcentagem:

0,066 × 100 = 6,66% 

Quais são os impactos na empresa?

Quando o turnover de funcionários está em alta, a empresa acaba tendo mais custos ao fazer novas contratações, tem a sua produtividade reduzida até que o novo colaborador seja adaptado à empresa e também acaba enfraquecendo a sua marca empregadora no mercado.

Tipos de turnover

Existem dois tipos de turnover: o voluntário e o involuntário. Veja como eles funcionam:

Voluntário

O turnover voluntário acontece quando o próprio colaborador pede demissão por motivos pessoais ou por alguma situação que o deixou desconfortável dentro da empresa.

Involuntário

O turnover involuntário acontece quando a empresa toma a decisão de demitir o colaborador. Isso acontece por conta de atitudes do profissional e pela baixa performance, por exemplo.

Outra classificação do turnover é a de ser funcional, quando favorece a empresa, e disfuncional, quando prejudica a empresa de alguma forma. 

Por fim, também há o turnover evitável, quando a empresa poderia ter feito melhorias para evitar a demissão, e o inevitável, que acontece quando não há nada que as partes pudessem ter feito para evitar o desligamento.

Causas do alto número de turnover de funcionários nas empresas 

Veja alguns motivos que levam os colaboradores a saírem das empresas:

  • Pacote de benefícios engessado;
  • Salário não competitivo;
  • Inexistência de oportunidades de crescimento;
  • Insatisfação com a gestão da empresa;
  • Falta de qualidade de vida no trabalho.

As empresas podem aumentar o próprio turnover quando não fazem um processo de seleção e recrutamento adequado, quando o colaborador não se adequa à cultura da empresa ou quando ele não tem a performance esperada.

Diminua o turnover com benefícios flexíveis

Para reduzir o turnover de funcionários, uma das estratégias adotadas pelas empresas é a adoção de pacotes flexíveis de benefícios, como os disponibilizados pela Flash. Algumas das categorias de benefícios são saúde, bem-estar, mobilidade, alimentação e por aí vai.

A empresa contrata a solução da Flash e, a partir de uma pesquisa de satisfação entre os colaboradores, escolhe os benefícios que serão contratados com a ajuda do setor de RH.

Nesse meio tempo, o setor faz o pedido dos cartões físicos com a bandeira Mastercard. Esses cartões chegam rapidamente à empresa ou casa dos colaboradores e podem ser utilizados em milhões de estabelecimentos.

Essa flexibilidade resulta na diminuição do turnover pois valoriza o colaborador ao possibilitar que ele utilize os benefícios conforme as suas necessidades e em categorias diversas, como mobilidade, alimentação, cultura, saúde etc. Tudo isso sempre respeitando as regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). 
Continue navegando pelo site da Flash e descubra mais sobre benefícios flexíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.