Geração Millennials: o que sua empresa precisa saber?

Os Millennials estão dominando o mercado de trabalho há algum tempo. Porém, algumas empresas ainda não sabem quais forças eles possuem e como podem atraí-los para a organização.

Veja, neste artigo, quem são os Millennials nas empresas, o que eles querem e como trazê-los para dentro das empresas!

Quem são os Millennials? 

Os Millennials são as pessoas nascidas entre 1981 e 1995. Eles também são conhecidos como a geração Y ou como os “nativos digitais”. Essas nomenclaturas se referem à parcela de indivíduos que tiveram um contato maior com a tecnologia, e principalmente com a internet, devido ao período em que nasceram.

A geração X, por exemplo, é anterior à geração dos Millennials, e não teve o vasto acesso a esses recursos. Por isso, muitas vezes essas pessoas acabam tendo perfis e comportamentos diferentes nas empresas. 

Todas as gerações têm a sua força, pois enquanto a geração X se destacou por trazer profissionais mais disciplinados e excelentes líderes, a geração Y traz um anseio positivo pelos desafios e por uma cultura de inovação.

O que essa geração quer? 

Os Millennials nas empresas desejam ser melhores a cada dia! Essa vontade de se adaptar e estar sempre atualizado às mudanças do mundo é uma característica forte desse grupo. Dentro das empresas, eles são ótimos em resolver problemas e acabam se destacando na hora de aprender a utilizar as tecnologias propostas.

Outra característica muito forte dos Millennials é que eles buscam por desenvolvimento técnico e profissional. Muitos deles tiveram acesso a programas de ensino superior e técnico, por exemplo, e por isso tendem a ter uma qualificação maior.

Essa geração também quer ter muito mais autonomia dentro das empresas. Enquanto a geração X sabe lidar muito melhor com hierarquia e cumprimento de tarefas, os Millennials gostam de ter mais independência para resolver os desafios do dia a dia corporativo.

Como e por que manter os Millennials dentro da minha empresa? 

Ter um grupo de Millennials dentro da empresa é extremamente importante para qualquer negócio que deseja se destacar no mercado. Os Millennials trazem uma visão mais jovem e adaptativa da realidade, além de serem mais propositivos e engajados na busca por inovação e mudanças positivas para o negócio.

Eles também são ótimos comunicadores e entendem a importância da diversidade nas estratégias da empresa. Por conta do equilíbrio, eles podem ser uma alternativa muito interessante para empresas que desejam mesclar as qualidades da geração X e da geração Z.

Como as empresas podem se adaptar? 

Para se adaptar a uma geração tão intensa e instigante, é preciso que as empresas foquem em algumas estratégias:

Bem-estar

Os Millennials nas empresas sabem que pela idade e pelas circunstâncias vão precisar trabalhar durante muito tempo para poderem se aposentar. Por isso, eles preferem empresas que valorizem a saúde mental, a ergonomia e a carga horária reduzida, por exemplo.

Benefícios

Em relação aos benefícios, eles anseiam por flexibilidade. Isso pode ser feito por meio de uma adaptação da empresa para os benefícios flexíveis. Não é preciso ampliar a carta de opções oferecidas, mas deixar que os colaboradores tenham mais independência na hora de escolher como querem usufruir de seus benefícios.

Valorização

Os Millennials também querem se sentir valorizados e ouvidos no trabalho. Dessa forma, é importante manter uma cultura de feedbacks, ter uma comunicação transparente e estar sempre aberto a, pelo menos, ouvir as sugestões de mudanças na forma de conduzir o trabalho.

Se quiser saber mais sobre benefícios corporativos flexíveis, continue no site da Flash Benefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.