O quinto dia do RH Summit trouxe a palestra Case Mondelez: Diversidade e Inclusão como uma pauta estratégica e não uma tendência de RH, com Betina Corbellini, diretora people team da Mondelez Brasil.
O painel aborda como é estratégico ter a representatividade dos clientes sendo trabalhada dentro da organização, colocando o consumidor final em lugar central todos os dias. Além disso, ainda foi abordado que investir em diversidade e inclusão está diretamente ligado ao fator inovação.
Dessa forma, investindo em um produto mais representativo e inclusivo, a empresa cresce, fazendo com que estratégias sejam ativadas em prol do negócio e do bem-estar do consumidor.
Outro fator importante em relação ao investimento em diversidade e inclusão como ponto estratégico é poder contar com soluções mais criativas e adequadas quando o time é diverso.
Além disso, é necessário e urgente trazer pessoas diferentes, pertencentes a grupos socialmente oprimidos, para que a humanidade comece a entender quais são as barreiras enfrentadas por essas pessoas, trabalhando valores essenciais como a empatia.
“Juntar forças para transformar nossa zona de controle e impactar a sociedade” – Betina Corbellini
O painel também trouxe o fato de que muitas organizações alegam não encontrar pessoas capacitadas para trabalhar como forma de pretexto para não investirem em diversidade e inclusão. Sobre isso, foi alertado que é necessário que as empresas quebrem essa barreira mental a respeito dessas pessoas, criando condições de acesso e dando oportunidades, uma vez que é certo que o potencial existe.