O onboarding é um processo muito importante para os funcionários de qualquer empresa. Conheça mais sobre esse assunto!
O processo de onboarding nas empresas é o responsável por ajudar os profissionais a se sentirem parte do negócio e motivados a entregarem os melhores resultados desde a sua chegada. Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e veja como fazer um onboarding com excelência. Acompanhe!
O que é onboarding?
Onboarding é o processo pelo qual os colaboradores de uma empresa são introduzidos ao local. Ele pode ocorrer de diversas maneiras e, quando realizado da forma adequada, faz com que o profissional tenha a possibilidade de ter um ótimo desempenho desde o começo da sua jornada.
Como implementar o onboarding nas empresas?
Para implementar o processo de onboarding em uma empresa, é preciso seguir alguns passos importantes. É claro que cada empresa vai verificar como o processo pode ser feito de acordo com a realidade do negócio, mas é possível fazer um plano com os itens: comunicação, lideranças, exigências e feedbacks.
A comunicação deve ser feita de forma clara e objetiva. Essa parte pode ser gerenciada pelo setor de Recursos Humanos (RH) da empresa. Assim, é preciso entender que o onboarding começa desde o primeiro momento em que o colaborador sabe que foi selecionado – dessa forma, o e-mail de boas-vindas é muito importante.
Depois da comunicação, é preciso pensar na apresentação do colaborador às lideranças. Ao conhecer os seus líderes, o profissional pode desenvolver um senso de respeito e conhecimento em relação à empresa.
Posteriormente, é preciso mostrar ao novo colaborador quais serão as suas atribuições, bem como introduzir essa questão no dia a dia dele de forma gradual. Todo o processo deve ser pautado em feedbacks positivos ou de aprendizado para que o profissional se sinta seguro ao ingressar na empresa.
Como fazer um onboarding eficaz?
Para fazer um onboarding eficaz, é necessário se planejar. Você deve contar com a ajuda de outros setores da empresa para isso, de modo que até mesmo os colegas e líderes do novo contratado possam ajudar a recebê-lo. O planejamento deve conter o tempo, o treinamento e as incumbências de cada um dos envolvidos.
Além disso, é muito interessante fazer um onboarding personalizado de acordo com os conhecimentos e perfis de cada um dos novos funcionários. Dessa maneira, poupa-se tempo e os profissionais já começam engajados na empresa.
Quais são as práticas?
A fim de ter um bom processo de onboarding, as empresas utilizam algumas práticas muito interessantes. Veja quais são elas:
- Planejar a jornada de onboarding;
- Contar com uma empresa especializada;
- Começar a aplicar o onboarding desde a contratação;
- Entregar kits de boas-vindas;
- Definir um tutor para o novo colaborador.
Como fazer o onboarding de novos funcionários?
Agora que você já sabe um pouco sobre cada aspecto do onboarding, que tal aplicar essas técnicas e dicas na sua empresa? Para fazer o onboarding de funcionários novos, basta que você faça um bom planejamento e não se esqueça de que cada profissional é único e precisa de atenção diferenciada quando começa a trabalhar.
Veja o que a Flash Benefícios oferece
Para ajudar na retenção de talentos, além de um excelente onboarding, os colaboradores precisam ser valorizados durante toda a sua jornada na empresa. Para isso, você pode contar com a Flash, que oferece diversas opções em benefícios flexíveis por meio de uma plataforma digital, intuitiva e prática. Entre no site da Flash e saiba mais!