Em 2003, o escritor Fred Reichheld, sócio da consultoria Bain & Company, criou uma métrica cujo foco era um só: medir o quão bem uma empresa trata os seus clientes, gerando relacionamentos leais. Foi assim que nasceu o Net Promoter Score, ou NPS.
De lá para cá, a experiência do cliente ganhou ainda mais relevância dentro das estratégias corporativas. Afinal, além de um bom produto, o que diferenciava empresas como Amazon, Netflix e Disney era a capacidade desses negócios encantarem os consumidores. E além disso, torná-los promotores e verdadeiros fãs dessas marcas.
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Nos últimos anos, os profissionais de Recursos Humanos também perceberam que para oferecer uma boa experiência para os seus clientes é preciso de funcionários satisfeitos e engajados. E como fazer isso? Se preocupando também em encantar e criar empregados leais. Para medir a satisfação desse cliente interno, criou-se o Employee Net Score (eNPS), uma versão do NPS voltada para os funcionários.
Mas, o que significa essa sigla? Como utilizar essa métrica na área de gestão de pessoas? O que pode ser considerado um eNPS bom ou ruim? Responderemos essas e outras perguntas na matéria abaixo. E um spoiler: a Flash People, nossa plataforma de RH que integra admissão, treinamento, comunicação interna, engajamento e análise de dados, pode ajudar (e muito) nesse processo.
Como explicamos no início do texto, o Employee Net Promoter Score (eNPS) é uma metodologia de pesquisa de RH usada para medir o nível de lealdade e satisfação dos colaboradores dentro de uma organização. Ou seja, se a sua empresa está preocupada em ser um bom lugar para se trabalhar é bom começar a utilizá-la.
E como uma empresa calcula o eNPS? Por meio de uma pesquisa bem simples. Basicamente, os colaboradores precisam responder perguntas bem diretas como "em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um lugar para se trabalhar?".
Com base nas respostas, os funcionários são classificados em três categorias, que permitem chegar ao índice final. Como veremos a seguir, esse índice permite que a empresa entenda se está em uma fase crítica ou não.
Embora os dois indicadores utilizem a mesma metodologia, o que os diferencia é o público-alvo das pesquisas. O eNPs é um indicador amplamente utilizado pelo marketing para medir a experiência e a satisfação dos clientes com as empresas e as marcas.
Com o eNPS, esta mesma lógica foi levada para dentro das empresas.Afinal, funcionários satisfeitos, entregam melhores resultados e contribuem para impulsionar a marca empregadora das organizações.
É indiscutível que as mudanças do trabalho pós-pandemia impuseram um novo contexto para as organizações. Em meio a isso, discussões sobre temas como flexibilidade, saúde-mental e personalização se tornaram pauta dos profissionais de RH.
Nesse contexto, calcular a satisfação dos colaboradores é importante para entender áreas e processos críticos dentro da empresa e direcionar melhor os planos de melhoria. Além disso, reforçar a imagem de que a organização está preocupada com a opinião dos seus funcionários. Confira a seguir algumas vantagens relacionadas à metodologia:
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O eNPS pode ser usado em diferentes momentos da vida de uma empresa e da jornada de seus colaboradores. Isso vai depender dos objetivos da empresa naquele momento, como, por exemplo, avaliar a satisfação de funcionários recém-contratados ou aqueles com mais tempo de casa.
A métrica também pode atuar como termômetro em meio a contextos de mudança, como períodos de aquisições e fusões, trocas na diretoria ou alterações nos modelos e processos de trabalho.
O ponto de partida deve começar antes mesmo da implementação da pesquisa, com a formulação da pergunta que será feita.
Por exemplo, se a companhia está sofrendo com o turnover e quer entender a satisfação dos funcionários com menos de seis meses de casa, a pergunta pode ser algo como: "De 0 a 10, o quanto você está satisfeito com o clima organizacional da companhia?".
Os colaboradores que se encaixam no critério de elegibilidade, irão responder considerando a escala de 0 a 10, sendo 0 a pior nota e 10 a melhor. A partir daí, com base nas respostas, eles são separados em três grupos:
O passo seguinte é estabelecer a porcentagem de cada grupo, e a partir daí realizar o seguinte cálculo:
% de promotores - % de detratores = eNPS da empresa
Por exemplo, se 60% forem promotores e 10% forem detratores, a conta é feita da seguinte forma:
60-10 = eNPS de 50
E o que esse índice quer dizer na prática? A etapa seguinte é observar a zona de classificação do eNPS para entender o nível de satisfação ou insatisfação dos colaboradores. Quanto mais perto de 100 o índice chegar, mais satisfeitos estão os funcionários.
A divisão das zonas de classificação do eNPS pode variar de acordo com o país. No Brasil, a leitura pode ser feita da seguinte forma:
A empresa do nosso exemplo acima, com eNPS de 50, estaria entre a zona de aperfeiçoamento e a zona de qualidade.
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Após aplicar o eNPS, calcular e classificar os resultados, a empresa deverá tratar e utilizar esses dados estrategicamente. O ideal, então, é que o eNPS seja medido periodicamente para mensurar a efetividade das ações tomadas. Por isso, selecionamos algumas dicas de ações para melhorar o eNPS.
A Flash People, nossa plataforma de gestão completa para toda a jornada do colaborador, agora conta também com uma funcionalidade que permite aplicar pesquisas de eNPS. Veja abaixo como funciona esse módulo na plataforma. Ao todo, são 6 passos, que envolvem da criação da pesquisa à mensuração dos resultados:
Organização global que avalia e certifica o ambiente de trabalho em empresas de diversos países, a GPTW (Great Placet to Work) cruza dados de eNPS com uma pesquisa própria (Trust Index) que mede credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem a partir do ponto de vista do colaborador.
Das pequenas às multinacionais, todas as empresas podem se beneficiar de pesquisas eNPS para compreender o engajamento e a satisfação dos funcionários. No entanto, a metodologia pode ser especialmente útil para momentos com altas taxas de turnover, por exemplo, ou para empresas que buscam compreender o quanto os funcionários estão conectados com sua cultura corporativa.
É importante considerar que o monitoramento deve ser constante. Por isso, regularidade é essencial. De todo modo, após a realização das melhorias indicadas é preciso considerar um período de adaptação dos funcionários para que as respostas captadas sejam mais assertivas.
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