RH

Entenda por que você precisa parar de fazer pesquisa anual de clima organizacional na sua empresa

Por Flash · 24 ago 2021
Compartilhe
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada

O segundo dia do RH Summit contou com a participação de Cesar Nanci, co-founder e CEO da Pulses, na palestra Entenda por que você precisa parar de fazer pesquisa anual de clima organizacional na sua empresa. No painel, foi discutida a possibilidade de olhar para uma visão contínua sobre Employee Experience e seus impactos.

Clima Organizacional da empresa

Inicialmente, Cesar foi perguntado sobre os motivos pelos quais as pesquisas de clima anuais não funcionam mais. Ele respondeu baseado no critério da aceleração, ressaltando o movimento dos últimos anos de olhar para as carreiras com uma velocidade grande, ressaltando as oportunidades de retenção que são perdidas com uma prática de análise tão distante temporalmente.

Com a prática clássica de clima, ele percebe que há um processo muito lento centrado no RH, com uma alta demora para ter os resultados, o que vai contra as necessidades do mundo atual, cada vez mais veloz.

Cesar observa, portanto, que a pesquisa anual está com os dias contados, acrescentando que esse fenômeno tem ligação com o perfil de pessoas no mercado que possuem experiências muito velozes – ou seja, quanto mais velocidade, mais informações em tempo real.

Isso também precisa ser refletido nas avaliações de clima, observando a importância de entender a percepção das pessoas (principal ativo da empresa) em tempo real, assim como é realizado com outros aspectos organizacionais.

Cesar ainda acrescentou que o employee experience é muito presente quando se fala em clima, já que, com a evolução, ficou muito mais fácil ouvir o colaborador de forma mais tech. O clima organizacional é, portanto, uma medida da percepção desse colaborador sobre temas da empresa, mas que, anterior a isso, existem as experiências.

Essas experiências, por sua vez, acontecem o tempo todo e se refletem na percepção do clima da empresa. É exatamente por acontecer a todo instante que não faz sentido as pesquisas serem anuais.

“Se as pessoas são importantes, a escuta contínua dos colaboradores precisa acontecer" – Cesar Nanci

Cesar ainda pontuou que a escuta contínua gera expectativas diferentes no colaborador, além de permitir enxergar os movimentos da cultura organizacional.

Como dica para a introdução das pesquisas contínuas em substituição às anuais, o palestrante apontou que o interessante é começar com pequenos estímulos, realizando pilotos controlados com áreas que oferecem um apoio melhor, mas também com áreas mais difíceis. Além disso, ele disse que a área operacional, por exemplo, vai conseguir sim ter uma escuta contínua. Outra dica é a sensibilização dos líderes.

A palestra também mostrou que o clima é uma responsabilidade não apenas do RH, e que uma escuta bem-realizada gera mais transparência, confiança e colaboração. Além disso, por ser uma forma diferente de análise, as pesquisas contínuas exigem formas diferentes de perguntar em relação às anuais, bem como escalas distintas.

Se gostou do conteúdo, continue no site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!

Cadastre-se agora e tenha Flash na sua empresa!

Assine a newsletter

Receba em primeira mão os melhores conteúdos sobre RH direto no seu e-mail.

Imagem não encontrada
Para empresasempresa@flashapp.com.br
Para Colaboradoresfalecom@flashapp.com.br
Imprensaflash@nectarc.com.br


CNPJ 32.223.020/0001-18

Inscrição no PAT 190679531

Rua Eugenio de Medeiros, 242, Pinheiros, São Paulo/SP, CEP: 05425000.

Rua Eugenio de Medeiros, 242,

Pinheiros, São Paulo/SP,

CEP: 05425000.