Controle de jornada: o que é, como fazer e dicas de implementação

O que diz a CLT sobre o controle de ponto? Como funciona o controle de ponto? Baixe o nosso e-book e responda a esta e outras dúvidas.

Flash

Para muitas pessoas, bater o ponto pode ser algo ultrapassado. Afinal, foi nos anos 80 que o uso do controle de jornada foi estabelecido como obrigatório pelo art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Porém, mais do que uma simples obrigação trabalhista, o controle da jornada de trabalho é fundamental tanto para funcionários quanto para as empresas. Sabe por quê? Para começar, sem ele, as companhias estão mais vulneráveis juridicamente.

Em 2020, por exemplo, foram registrados mais de 46 mil processos relacionados ao tema no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Isso mostra a importância de implementar um controle de ponto eficiente para garantir que a legislação trabalhista está sendo cumprida.

Felizmente, com o avanço da tecnologia, surgiram diversas soluções para facilitar o controle de ponto, como o ponto eletrônico e o controle de ponto online. Essas ferramentas oferecem maior proteção tanto para empregadores quanto para colaboradores e diversos benefícios para ambos.

Quais as vantagens do controle de ponto?

Enquanto os funcionários têm a segurança de que vão receber o pagamento correto, as empresas garantem a redução de conflitos e de custos com possíveis ações na justiça.

Isso sem contar a melhoria da gestão pelo empregador e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional aos empregados. Afinal, o excesso de horas extras pode comprometer a saúde mental e física dos colaboradores, prejudicando também as empresas que terão mais funcionários doentes e desmotivados.

Quer explorar mais o tema?

Se você está em busca de informações para implementar ou aprimorar o controle de ponto em sua empresa, o Manual do controle de ponto é o material ideal.

O guia aborda as principais características do controle de ponto, desde as obrigações legais até as vantagens para organizações e colaboradores.

Além disso, o material traz informações detalhadas sobre jornada de trabalho, tipos de marcação de ponto e orientações de como escolher o sistema que melhor se adequa para a sua empresa.

Se interessou? Acesse o Manual do controle de ponto aqui.

Leia também:

+ Flash People: conheça o sistema que vai revolucionar os processos do seu RH

+ Pesquisa de clima: o que é e qual seu papel na gestão da saúde mental

+ Descubra como a automação pode aumentar a produtividade do seu RH

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️