Em pleno momento de crise financeira e econômica no país, o assunto mais pesquisado é como reduzir os custos nas empresas.
A maioria dos empreendedores tem buscado formas para trabalhar de maneira mais enxuta e econômica, porém, sem comprometer a qualidade de seus produtos ou serviços.
Nessas horas, até os pequenos cortes fazem uma grande diferença no orçamento do negócio, sabia? Mesmo as pequenas coisas, como o gasto com copos descartáveis, ajuda a economizar algumas dezenas de reais e sobreviver a crise.
Por isso, você precisa encontrar formas de reduzir gastos na empresa e equilibrar as contas do negócio.
Então, veja neste post algumas dicas para fechar o mês no verde e não ter surpresas desagradáveis pelo caminho.
Em primeiro lugar planeje todos os gastos da empresa com a maior antecedência possível. Prever as despesas do negócio ajuda a encontrar saídas para economizar e também auxilia no combate ao desperdício.
Por isso, crie políticas de gastos na sua companhia e as deixe visíveis para todos os colaboradores.
Além disso, separe uma data de sua agenda para fazer o levantamento do orçamento mensal do negócio.
Quanto está previsto para ser gasto neste mês? Há possibilidades de cortar alguns custos?
Lembre-se que qualquer investimento ou mudança na empresa deve ser planejado com antecedência e muito bem pesquisado.
No caso de despesas com viagens corporativas, por exemplo, é possível economizar reservando passagens aéreas e hotéis antecipadamente. Torne o planejamento prévio um hábito dentro do negócio e evite gastar dinheiro em vão.
Lembra que falamos da importância do planejamento anteriormente? Pois é, ele pode ser muito útil na negociação de descontos ou condições especiais com seus fornecedores e parceiros.
Imagine que sua empresa precisa realizar 10 viagens corporativas para o Recife neste mês. Ao invés de adquirir as passagens e reservas separadamente, por que não fechar um único pacote com a agência?
Ao negociar com o fornecedor uma única vez ele consegue lhe dar mais descontos, ou quem sabe, fornecer parcelamentos mais favoráveis para a gestão financeira do negócio.
Da mesma forma, é possível obter outras vantagens incríveis com essa perspectiva. Você pode acumular pontos para outras viagens, receber o translado de graça, deixar de pagar algumas diárias e assim por diante.
Então, antecipe as suas despesas e procure negociar com seus fornecedores e prestadores de serviço. E faça isso com todos os pedidos de compra ou contratação de sua empresa. Estude-os e descubra oportunidades de barganha.
Vale destacar ainda que contratos com maior tempo de duração possuem ainda mais facilidades de negociação, aproveite!
A boa e velha gestão de despesas e gastos empresariais. Registre todos os custos da empresa ao longo do mês em uma planilha ou software específico.
Esse controle ajuda a compreender se o que foi planejado realmente aconteceu, ou quanto o orçamento mensal ultrapassou o planejamento.
Também é possível identificar nesses registros aonde e como o dinheiro vem sendo gasto, bem como, as maiores despesas da empresa atualmente. Assim fica fácil definir ações para reduzir investimentos pontuais, por exemplo.
Tudo deve ser registrado e analisado pelo seu departamento financeiro. Acesse o histórico de gastos e acompanhe cada lançamento, em seguida, verifique se algum investimento pode ser cortado ou minimizado.
Manter as contas na ponta do lápis é o jeito mais fácil de evitar desperdícios e reduzir custos em sua empresa. Implante esse modo de pensar na companhia!
Exija o detalhamento de despesas em viagens corporativas, gastos por setor e assim por diante. Mantenha o controle rígido sobre as finanças do negócio e evite ser pego de surpresa. Use um sistema de reembolso, se necessário!
Uma etapa importante para aprender como reduzir custos em sua empresa é conscientizar sua equipe. Os colaboradores devem estar cientes do planejamento financeiro do negócio e contribuir com a economia.
Isso porque, mesmo as medidas mais simples ajudam a economizar de verdade. Alguns exemplos são: apagar as luzes de salas vazias, desligar equipamentos fora de uso, maneirar na utilização do ar-condicionado e etc.
Utilize da ajuda de seus funcionários para reduzir custos da empresa e trabalhar de forma mais enxuta. Até mesmo a substituição do copo descartável por uma caneca individual traz grande economia para o empreendimento.
Então, divulgue essa necessidade para todos os empregados e integre-os na iniciativa. Aproveite para colher sugestões e feedbacks da equipe para encontrar outras formas de redução de gastos.
Planejar, negociar com fornecedores, gerenciar suas despesas e conscientizar sua equipe são algumas práticas determinantes para reduzir os custos da sua empresa. Invista em cada um desses passos e mantenha as finanças do negócio sempre em dia.
Não deixe, também, de usar ferramentas para ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro. A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de cortar gastos desnecessários. Logo, pesquise e implante novidades dentro do empreendimento.
Quer receber conteúdos sobre como reduzir os custos em sua empresa e gerenciar suas finanças, direto em seu email? Assine a newsletter do blog e receba as atualizações com antecedência.