5 dinâmicas que você deve conhecer para motivar sua equipe

As dinâmicas de motivação podem ser necessárias em diferentes momentos enfrentados pela equipe de profissionais de uma empresa. É normal os colaboradores terem altos e baixos de produtividade, comprometimento e motivação. Dessa forma, conhecer algumas dinâmicas para motivar as equipes é algo de grande relevância, principalmente para os líderes e gestores.

 

Continue a leitura para conhecer 5 dinâmicas e conseguir a motivação da equipe! 

 

O que são dinâmicas de motivação?

 

As dinâmicas de motivação são atividades de estímulo criadas para motivar os profissionais e deixá-los mais engajados. Elas também servem para melhorar o desempenho, obter mais resultados e estimular o comprometimento com as metas tanto da empresa quanto pessoais.

 

Assim, são utilizados diversos formatos e técnicas com o objetivo de fortalecer o lado psicológico dos participantes e encontrar em cada um o que estava faltando para que o time consiga melhorar a sua performance.

 

As dinâmicas não substituem outros tipos de estratégias que também desenvolvem a motivação, como as soluções em benefícios flexíveis, por exemplo. Elas apenas complementam todo o trabalho que a empresa tem.

 

Além disso, existem dinâmicas desenvolvidas para serem aplicadas em grupo, pois necessitam da interação da equipe para a motivação dos colaboradores, e também há outras que são criadas com foco na aplicação individual. Dessa forma, a escolha vai depender das necessidades de cada empresa.

 

Vantagens

 

Cada estratégia utilizada gera um resultado diferente. Por isso, as vantagens envolvem desde a atração e retenção de talentos até a melhora da comunicação e de outros aspectos fundamentais para uma equipe bem-alinhada. 

 

Confira os principais benefícios das dinâmicas de motivação:

 

Retenção de colaboradores 

 

Uma das vantagens do uso de dinâmicas de motivação é conseguir manter os colaboradores por mais tempo na empresa. A rotatividade de profissionais, também chamada de turnover, acaba gerando custos e baixando a produtividade das equipes. 

Por conta disso, em muitos casos, vale mais a pena manter um bom colaborador do que atrair e contratar novos talentos. Assim, com os resultados positivos das dinâmicas, a empresa evita demitir colaboradores e não sofre as consequências de ter um time renovado constantemente.

 

Atração de talentos

 

Quando há a necessidade de fazer novas contratações, o fato de a empresa ter a cultura de realizar dinâmicas de motivação faz com que o ambiente se torne muito mais saudável e colaborativo. Como consequência, muitos colaboradores se sentem mais atraídos.

 

Isso vale principalmente para os profissionais da geração millennium, que são os que estão entre os 20 e 40 anos de idade, segundo a entrevista da Forbes realizada com a empresa The Go Games, que investe em dinâmicas inovadoras de motivação. Na entrevista, foi constatado que, para 51% dos colaboradores dessa faixa etária, fornecer dinâmicas frequentes auxilia na retenção de talentos.

 

Melhora da integração da equipe

 

Outra vantagem está ligada à melhora da integração do time, o que é muito importante para que a comunicação seja sempre clara e eficiente. Sem uma equipe integrada e que consiga trabalhar a habilidade de comunicação verbal e não verbal, os resultados ficam comprometidos.

 

Dessa forma, muitas dinâmicas são direcionadas para que os profissionais se conheçam e aprendam a conviver de forma harmônica e com respeito.

 

Melhora da capacidade de vendas

 

A melhora da capacidade de vender, que é crucial em uma empresa, também é contemplada por diversos tipos de dinâmicas. Algumas delas trabalham, inclusive, o esforço dos colaboradores para que o setor vá além de buscar apenas o convencimento do cliente, indo também de acordo com a cultura da empresa e considerando as necessidades do público alvo.

 

Conheça 5 dinâmicas de motivação para seu time 

 

Conhecer algumas dinâmicas de motivação permite que a empresa escolha as que possuem melhor aplicabilidade de acordo com o momento vivido pelas equipes e de acordo com as necessidades observadas pelas lideranças. 

Veja quais são as principais:

 

1. Destaque de características

 

Nessa dinâmica, a socialização é o foco principal, acontecendo por meio da identificação de qualidades e falhas de cada um. A prática consiste em colar um papel nas costas de cada participante.

 

Depois disso, o colaborador escreve no papel de outra pessoa as qualidades ou defeitos que acredita que ela possui e atribui uma nota para ela. Ao fim, todos devem conversar sobre o que foi escrito, a fim de encontrar formas de melhorar eventuais características que precisam de atenção.

 

2. História do maior desafio

 

Uma das melhores dinâmicas para uma equipe de vendas é estimular as realizações profissionais. Para isso, a estratégia é que cada um do time conte a maior realização que já teve no setor de vendas. Isso vale para o maior desafio, maior valor atingido ou qualquer outro ponto que o colaborador compreenda como uma realização. 

 

Depois, cada pessoa que participou recebe uma premiação pela realização alcançada. Vale lembrar que o foco não é o prêmio, mas sim o incentivo para que as outras pessoas do time também se motivem com os relatos dos colegas, identifiquem-se e comentem as conquistas da equipe.

 

3. Juntos até o final

 

Nessa dinâmica, o foco é motivar a equipe a desenvolver um trabalho cooperativo. Para isso, é preciso utilizar um grande saco que comporte o número de colaboradores participantes. O objetivo é que eles entrem no saco e percorram determinado trajeto. 

 

Para conseguir chegar na linha final, é necessário desenvolver estratégias coordenadas e colaborativas, pois a equipe depende de movimentos em grupo para que não caia, deixe o saco cair ou saia do percurso.

 

4. Eu queria: eu quero

 

O objetivo é trabalhar a confiança dos colaboradores. Assim, a equipe deve ser distribuída em círculo e, com os olhos fechados, cada pessoa deve visualizar um objetivo, afirmando: “eu queria”. 

 

Após isso, os colaboradores trocam de lugar e, dessa vez, a visualização acontece com a afirmação: “eu quero”. O resultado é refletido nas metas e produtividade da equipe, pois todos visualizam aquilo que desejam buscar. 

 

5. Carta para o futuro

 

Por fim, entre outras dinâmicas de motivação, a da carta para o futuro tem grande capacidade de reflexão, aumento de produtividade e motivação pessoal. Ela consiste em escrever em uma folha de papel um resumo do cenário atual do profissional e um cenário esperado dentro de 60 dias ou outro prazo definido. 

 

Além disso, o colaborador deve escrever algo para ser lido no futuro, como uma mensagem, bem como descrever ações que vão proporcionar atingir o cenário imaginado.

 

Depois de concluído o prazo estipulado, a equipe recebe as cartas e analisa o conteúdo e os resultados que foram obtidos de acordo com as expectativas que tinham sido criadas. Nesse momento, os profissionais que tiveram bons resultados são parabenizados, e os que ainda não conseguiram atingir os objetivos estabelecem novas ações para o que precisa ser melhorado.

Continue navegando pelo site da Flash para saber mais sobre motivação de funcionários e multibenefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.