O que é o CHRO e qual é o seu papel nas empresas?

Veja neste artigo o que é o CHRO e seu papel nas organizações

Flash
 

O setor de recursos humanos (RH) está cada vez mais desempenhando um papel estratégico dentro das empresas, ajudando na tomada de decisão e fazendo com que o negócio se desenvolva melhor. Um personagem muito importante nesse novo momento do RH é o CHRO.

Veja neste artigo o que é o CHRO, quais papéis ele desempenha dentro das organizações e como a sua atuação pode ajudar a atrair e reter talentos!

 

O que é o CHRO?

A sigla CHRO significa Chief Human Resource Officer, ou, em português, Diretor de Recursos Humanos.

Esse profissional é o responsável por trabalhar lado a lado com a gestão da empresa para desenvolver os líderes, trabalhar a diversidade dentro da organização, atuar no employee experience e muitas outras funções estratégicas do negócio.

Por ter uma posição mais executiva, o CHRO não atua somente em processo de seleção e recrutamento de colaboradores, mas também auxilia o alto escalão da empresa na tomada de decisões importantes que envolvem o capital humano e na escolha dos investimentos realizados para a melhoria das condições de trabalho.

Os papéis estratégicos do CHRO nas empresas

Sendo muito estratégico dentro das empresas, o profissional que atua na posição de CHRO tem uma visão sempre à frente do que acontece no presente, desenvolvendo estratégias para desenvolver os colaboradores e atender às demandas futuras da empresa.

Ele também ajuda o negócio ao trabalhar questões como liderança, comunicação, gestão e outros aspectos importantes no que tange ao treinamento dos gestores.

Outra área em que o CHRO se destaca é a descoberta de novos talentos, levando em conta a diversidade dentro da empresa. Esse profissional sabe que, para trazer a diversidade, é preciso fomentar uma cultura de inclusão e proporcionar conhecimento para que os colaboradores possam ter um fit completo com o negócio.

Por fim, um papel importante do CHRO é o cuidado com a employee experience, de modo que ele supervisiona e cria estratégias para melhorar os processos de seleção, onboarding, condições de trabalho e até mesmo desligamento dos colaboradores.

CHRO e talentos empresariais

Por meio da atuação estratégica mencionada no tópico anterior, um bom CHRO consegue melhorar a marca empregadora da empresa e fazer com que ela consiga criar uma outra mais sólida – e, assim, atrair novos talentos.

Uma das principais formas de fazer isso é com os benefícios flexíveis. Uma carteira flexível de benefícios pode contar com saúde, alimentação, mobilidade, Auxílio Home Office, auxílio creche, cultura, entretenimento e muito mais.

Tudo é feito com base no que a equipe mais precisa. Em tempos de pandemia, por exemplo, empresas com uma carteira de benefícios flexíveis puderam reduzir o benefício da mobilidade e trocá-lo pelo Auxílio Home Office.

Isso permitiu que os colaboradores aproveitassem bem mais a oferta da empresa e que ela ganhasse muito mais valor agregado para cada real investido nos benefícios.

O CHRO pode ajudar na implementação dos benefícios flexíveis para fazer com que a empresa atraia e retenha talentos. Já para os colaboradores, a vantagem é usufruir dos benefícios com mais autonomia, suprindo suas necessidades.

Se gostou do conteúdo, continue no site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!

 

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️