Futuro do Trabalho: O que podemos esperar?

O trabalho existe desde o surgimento do ser humano, período em que a pedra era utilizada para confeccionar ferramentas para que o trabalhador pudesse se alimentar. A partir desse momento, o trabalho se tornou uma necessidade para a humanidade e foi evoluindo ao longo do tempo.

Atualmente, ele é regido pelas leis trabalhistas e pelas necessidades das empresas e dos colaboradores. Ainda há muito para evoluir e o futuro reserva mudanças no que tange às formas de trabalho, recrutamento, onboarding… e por aí vai.

Continue a leitura para saber mais sobre o que esperar do futuro do trabalho!

Que mudanças podemos esperar para o futuro?

Mudanças importantes no trabalho estão acontecendo nesse exato momento. Outras vão deixar de ser tendência e se tornarão realidade em pouco tempo. Veja quais são elas:

Home office

Até pouco tempo, a transformação digital caminhava a passos relativamente lentos no segmento empresarial brasileiro. Com a pandemia, esse cenário mudou e as formas de trabalho foram totalmente remodeladas no mundo corporativo.

O home office não é mais uma tendência, mas, sim, uma realidade de quase metade das empresas do país! A grande mudança que podemos esperar para o futuro é a continuidade do trabalho remoto ou híbrido, mesmo após o fim da pandemia. 

Essa mudança se dá principalmente pelo fato de que as empresas já se modernizaram durante o período de adaptação ao home office, bem como notaram, até mesmo, um aumento de produtividade em alguns casos. 

Processo de recrutamento

Nos processos de recrutamento, a distância também promete não ser mais um empecilho para a avaliação dos recrutadores. Atualmente, muitas empresas já fazem esse processo integralmente a distância, por meio de softwares de chamadas de vídeo, plataformas de recebimento de currículos, testes on-line e outros recursos.

O desafio é a falta do contato presencial, o que diminui a percepção da linguagem corporal dos candidatos e afasta um pouco o “feeling” do recrutador ao conhecer o profissional pessoalmente. 

A promessa para o futuro é que esse desafio seja minimizado com soluções de tecnologia que aproximem cada vez mais a interação de recrutadores e candidatos.

Onboarding

A ideia é que o onboarding também continue sendo feito on-line. Isso está, e provavelmente continuará, sendo feito por meio de videochamadas, cursos on-line, entrega de brindes na casa dos colaboradores etc.

Pensando nos desafios do onboarding a distância, podemos citar a questão da adaptação do colaborador à cultura da empresa e a apresentação à equipe. Remotamente, esses processos podem ser um pouco mais lentos. Porém, há soluções para mitigar isso, como vídeos institucionais e de boas-vindas, calls internas e happy hours, por exemplo.

Como a empresa deve se adaptar?

Para se adaptar ao futuro do trabalho, as empresas precisam ter uma cultura que inspire e fomente a inovação. O diálogo em favor de novas sugestões e ideias de melhorias deve ser aberto entre os líderes e estendido aos colaboradores.

Além disso, fazer benchmarking e focar na integração tecnológica são soluções que ajudam as empresas a se adaptarem mais rapidamente ao que o futuro do trabalho reserva.

O futuro do trabalho também passa pela Flash Benefícios

A Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil, essa solução foi criada com intuito de trazer inovação para as organizações no que diz respeito ao pacote de benefícios oferecido para os colaboradores. A Flash oferece uma solução completa, oferecendo os principais benefícios corporativos em um só cartão e aplicativo.
Conheça mais sobre os benefícios da Flash no nosso site! ou preencha o formulário e agende uma demonstração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.