Mesmo depois de investir muitos recursos em equipamentos, a equipe não está feliz? Diversas empresas encontram esse problema em sua gestão de pessoas, mas a baixa produtividade da equipe pode estar relacionada a outros fatores além da estrutura física da organização.
Manter os talentos motivados é um desafio a ser enfrentado diariamente. Trouxemos 4 vantagens e dicas para ter uma equipe feliz e engajada na empresa.
Ambiente agradável na empresa é um dos principais fatores que ajudam na motivação e felicidade dos colaboradores. Quando se sentem confortáveis no local de trabalho, as pessoas tendem a produzir melhor.
O clima organizacional está bastante relacionado aos relacionamentos interpessoais entre os colaboradores. Incentivar essa boa relação e convivência na empresa tem muitos benefícios e aspectos positivos no ambiente de trabalho, como, por exemplo, menos estresse, desempenho e bem-estar melhorados.
A comunicação entre os membros da equipe é importante para que cada um saiba a sua importância na empresa e conversem de forma clara. Assim, os trabalhos são feitos da melhor forma, melhorando os resultados e atingindo os objetivos.
O aumento considerável da produtividade dos colaboradores pode acontecer se eles estiverem em sintonia e engajados com o propósito da organização. Dessa forma, se comunicam melhor e, como consequência, geram ótimos resultados para a empresa.
Com uma boa comunicação e informações sobre as funções de cada pessoa nos processos empresariais, os colaboradores entendem melhor o que fazer e como trabalhar para que tudo ocorra como esperado. As atividades se tornam mais otimizadas, melhorando a produtividade das equipes e empresa como um todo.
A retenção dos talentos da empresa é a prática de atividades na empresa que visam a valorização dos colaboradores para evitar que peçam demissão ou tenham atitudes negativas que justifiquem o desligamento.
Segundo estudo realizado pela Hay Group, aproximadamente 74% das empresas no Brasil concordam com o fato de que a retenção de talentos é algo importante. Mas, apesar desse número, apenas 26% têm programas pensados e estruturados para essa questão.
Gerenciamento de conflitos, autocontrole, reconhecimento de limites, valores e capacidades são algumas das competências desenvolvidas pelos colaboradores engajados com a organização. Elas influenciam na boa convivência e produtividade da equipe, melhorando os processos internos.
Ter uma equipe feliz e engajada é importante para o crescimento da empresa, já que influencia positivamente na produtividade e entrega de trabalhos com qualidade.
Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!