10 podcasts indispensáveis sobre saúde mental para você escutar agora

No mês do Setembro Amarelo, o blog da Flash traz podcasts sobre saúde mental que exploram diferentes aspectos sobre o tema.

Flash

A saúde mental rompeu a barreira dos consultórios e chegou aos podcasts. No cenário pós-pandemia, o assunto tem despertado tanto interesse que o número de programas de áudio sobre transtornos como ansiedade, depressão e estresse cresceu 111% na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e de 2022, segundo dados da plataforma de streaming Spotify.

Não é à toa que tem se falado tanto sobre saúde mental e emocional no Brasil. A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que somos o país mais ansioso do mundo e o mais deprimido da América Latina. Em tempos de tanta instabilidade emocional, os podcasts têm ajudado a ampliar o debate sobre o problema, deixando de lado preconceitos e tabus.

“Quanto mais falarmos sobre a saúde mental, mais ficaremos atentos aos cuidados que precisamos ter. E, principalmente, o estigma de que a falta dela é sinal de fraqueza vai se desfazendo. Especialmente no ambiente de trabalho, a conscientização sobre limites versus produtividade versus resultados é essencial”, diz a psicóloga Andressa Nunes.

No mês do Setembro Amarelo, o blog da Flash montou este guia de podcasts que traz uma visão plural do assunto, da saúde mental corporativa às questões sociais que põem nosso equilíbrio psíquico à prova. A pandemia da Covid-19 foi um grande exemplo disso.

“O que é muito rico nos podcasts de saúde mental é o exemplo. Você vê que não está sozinho e pensa: ‘Opa, tenho isso, vou procurar ajuda’”, diz a especialista em inteligência emocional Nadine Carmo, que participa do Esquizofrenoias, um dos podcasts da lista abaixo.

Confira a sinopse deste e de outros programas de áudio e dê o play no seu preferido.

1. “Como ter qualidade de vida no trabalho?”

Podcast: Zencast
Onde ouvir: Spotify, Apple Podcasts, Audible, Anchor
Duração: 41 min

“O Burnout a gente precisou inventar para as pessoas admitirem que, sim, o trabalho pode adoecer as pessoas.” Essa é uma das fortes afirmações que o médico-psicanalista André Fusco dá neste episódio do podcast do Zenklub, plataforma de cuidado emocional. Na conversa com a jornalista Izabella Camargo, que toda terça recebe um convidado, ele propõe um olhar mais crítico sobre modelos de trabalho e levanta o questionamento sobre o que o trabalho precisa oferecer para que as pessoas realmente tenham saúde mental já que, segundo ele, 90% das pessoas que sofrem de problemas, como a Síndrome de Burnout, sentem-se constrangidas de apresentar um atestado médico nas empresas em que trabalham por temerem rótulos negativos e demissões. “O ideal é aquele trabalho não trabalho. O ideal seria que a gente não sentisse que trabalha”, diz.

2. “Felicidade e bem-estar: impacto na saúde mental e carreira”

Podcast: Trabalho Mental
Onde ouvir: Spotify, Listennotes, Audible, Deezer, Apple Podcasts
Duração: 33 min.

Como a felicidade pode influenciar os relacionamentos, a produtividade e a saúde mental no trabalho? Essa é a pergunta que a apresentadora Ana Paula Boni tenta responder neste episódio da série de podcasts do Estadão que fala sobre carreira. Com a ajuda de Renata Rivetti, fundadora da empresa Reconnect/Happiness at Work, ela traça um cenário que mostra que, com o impacto do home office, a preocupação dos gestores está indo além dos benefícios, equipamentos e cumprimento do expediente. E mostra como conceitos de liderança positiva deram origem a um novo posto: o CHO (Chief Happiness Office), que trabalha conceitos como emoções positivas, engajamento, relações positivas, vida de significado e relações. Para finalizar, a psicóloga Monique Luz, da plataforma Zenklub, responde a dúvidas sobre violência no trabalho, ambientes corporativos tóxicos, produtividade x salários baixos e como mensurar a felicidade no trabalho.

3. “Como anda a sua saúde mental e o que isso tem a ver com seu dinheiro?”

Podcast: Poupe Cast
Onde ouvir: Spotify, Podbean, Listennotes, Deezer, Apple Podcasts
Duração: 40 min.

Saber quando o tempo é dinheiro é um dos principais ensinamentos dos tempos atuais na opinião da jornalista e escritora Izabella Camargo, que é autora do best-seller “Burnout não é o fim”. Neste episódio do podcast comandado por Nath Arcuri, ela conta como o trabalho em 3 telejornais da maior emissora de TV do país e a falta de um estilo de vida saudável a levaram a desenvolver a Síndrome de Burnout. Revela ainda como a doença transformou suas crenças com relação ao trabalho. “O que eu bato na tecla é que todo mundo precisa se cuidar. E se cuidar é fazer o básico: dormir, ter alimentação saudável, higiene pessoal. Para você continuar fazendo o que ama, precisa se cuidar. É a tal da produtividade sustentável”. No bate-papo as duas passam por diversos temas, como os casos de karoshi, morte por excesso de trabalho no Japão, e dão dicas práticas sobre como manter uma relação saudável com o trabalho.

4. “Trampou daquela vez como se fosse máquina”

Podcast: SAC de Saúde Mental
Onde ouvir: Spotify / Deezer Anchor/ Google Podcasts/ Apple Podcasts/ Breaker
Duração: 40 min

A inclusão da Síndrome de Burnout na classificação internacional de doenças da OMS é o ponto de partida desse episódio do podcast comandado pelas psicólogas Lizandra Brandani e Bianca Dalmaso. Com a participação do também psicólogo Bruno Reis, elas discutem com bom humor até que ponto nossa cultura tem romantizado o excesso de trabalho, qual o impacto do esgotamento na produtividade das empresas e de que maneira elas podem ouvir as queixas de seus funcionários e lidar com a questão da sobrecarga de trabalho para recuperar a saúde mental de seus colaboradores. “Há uma confusão na cultura organizacional. As empresas passaram a acreditar que o que é rápido e exaustivo é eficiente. E as pessoas caem nessa de dizer que é legal falar que trabalha 24 horas porque tem essa confusão”, comenta Bruno no episódio, citando o exemplo de uma paciente que se mudou para a Europa e, por uma questão cultural, entendeu que carga de trabalho e eficiência não são diretamente proporcionais.

5. “Tá todo mundo exausto”

Podcast: Bom dia, Obvious!
Onde ouvir: Spotify, Deezer, Anchor, Google Podcasts, Apple Podcasts, Cast box
Duração: 42 min

O desempenho se tornou uma nova religião e todas as áreas da vida, do lazer aos relacionamentos, passaram a ser regidas por valores do trabalho. Esse é um dos assuntos abordados neste episódio do podcast comandado por Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa na Obvious, que recebe o diretor Patrick Hanser e a produtora Andrea Giusti, do documentário “A Sociedade do Cansaço”. Os três conversam sobre as perspectivas da série baseada no livro “A Sociedade do Cansaço”, do filósofo coreano Byung-chul Ha. Qual é a vantagem dessa otimização a qualquer custo? Para refletir sobre essa questão, a equipe do documentário conta que dividiu dez temas e levantou consequências positivas e negativas dessa busca pela otimização da vida. Não há um veredito sobre certo e errado, mas fica clara a importância de se ouvir mais.

6. “Saúde mental no ambiente corporativo com Nadine do Carmo”

Podcast: Esquizofrenoias Onde ouvir: Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Audible Duração: 52min

Para cada US$ 1 investido em saúde mental, há um retorno de US$ 4 em produtividade. Este é um dos dados que a especialista em inteligência emocional Nadine do Carmo apresenta ao falar sobre a questão da saúde mental nas empresas neste episódio comandado por Amanda Ramalho, ex-apresentadora do programa “Pânico na TV” e que foi diagnosticada com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Além de debater como as empresas podem trabalhar a questão da saúde mental em níveis hierárquicos diferentes, o episódio dá destaque para a comunicação não violenta.

7. “Como cuidar da sua saúde mental”

Podcast: Os Sócios
Onde ouvir: Spotify, Apple Podcasts, Dezeer, Anchor, Google Podcasts
Duração: 1h55.

Os empresários Bruno e Malu Perini estão à frente de um dos podcast mais ouvidos no Spotify. Os dois, que também são casados, recebem toda quinta convidados para falar sobre empreendedorismo e desenvolvimento. Neste episódio, eles conversam com os neurocientistas Eslen Delanogare e Andrei Mayer para discutirem o que é saúde mental e como mantê-la em dia. Durante o bate-papo, os especialistas afirmam que vivemos uma incompatibilidade evolutiva que tem nos conduzido a problemas como insônia, depressão e ansiedade. Eles ainda dão dicas de como saber se está bem ou quando é o momento de buscar ajuda profissional. Eles ainda falam de mudanças simples, como incluir atividade física no seu dia a dia e reduzir o tempo em telas no período da noite, que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, trazer um impacto positivo na saúde mental.

8. “Saúde Mental sem Tabu”

Podcast: Autoconsciente
Onde ouvir: Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Podcasts
Duração: 32min.

A desinformação faz da saúde mental um tabu. Os transtornos mentais podem colocar em xeque a autoimagem das pessoas que sofrem deles e, por isso, muitas delas negam o problema e tentam se convencer de que é “só uma fase ruim”. Com base em depoimentos reais de ouvintes, como o da enfermeira Ana Paula, que passou por uma depressão após o fim de uma relação amorosa, a apresentadora e instrutora de mindfullness Regina Giannetti fala quinzenalmente sobre características de diferentes doenças que afetam a saúde mental. Nesse episódio ela ressalta a importância de não sucumbir ao julgamento próprio e ao alheio na hora de buscar ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra. Apesar de ter sido gravado durante a pandemia, o podcast tem um olhar bastante atual, com uma abordagem acolhedora sobre como lidar com as questões da mente.

9. “Estamos todos loucos e deprimidos?”

Podcast: Meu Inconsciente Coletivo
Onde ouvir: Spotify, Apple Podcasts, Audible, Deezer
Duração: 52 min.

No podcast comandado por Tati Bernardi, escritora e colunista da Folha de S. Paulo, o foco são os temas das sessões de terapia. E, para isso, ela conversa com especialistas de renome. Neste episódio, o analista Alvaro Ancona, coordenador do grupo de transtornos de personalidade borderline da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrante da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, fala sobre medicamentos ligados à saúde mental que passaram a fazer parte do dia a dia de muita gente e faz um alerta sobre hipermedicação. Para ele, há uma banalização do uso de remédios psiquiátricos já que os efeitos colaterais diminuíram muito nas últimas décadas com o desenvolvimento da indústria farmacêutica. “Fica a ideia de que ‘se não fizer bem, mal não faz’...o que não é verdade”, diz. O especialista pontua que em muitos casos a terapia ainda é indispensável e critica o fato de muitas pessoas buscarem nos medicamentos a solução para problemas simples da vida.

10. "Aquele sobre saúde mental”

Podcast: Estamos bem
Onde ouvir: Spotify
Duração: 1h07.

As redes sociais são um desafio para a saúde mental porque trouxeram a falsa ideia de que ela é fácil de ser alcançada. A positividade tóxica conduz os jornalistas Bárbara dos Anjos Lima e Thiago Theodoro em uma reflexão sobre saúde mental e a validação dos limites dentro e fora da internet. Com exemplos cotidianos seus e de ouvintes do podcast, eles discutem como manter a mente em dia em meio aos desafios e propõem uma alternativa divertida para a expressão “reage, bota um cropped”, um dos muitos memes que explodiram na internet nos últimos anos. E também convidam os ouvintes a pensar em como lidam com a saúde psíquica em situações limite, dos desafios da maternidade ao caos no trânsito.

Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!

Veja também no Blog da Flash:

+ O que é mobile learning e como ele potencializa os processos de aprendizagem

+ Cultura Organizacional: os principais tipos e exemplos das empresas Nestlé, Beep e Ourofino

+ Conheça 6 vantagens que a plataforma da Flash oferece ao RH

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️