O vale-transporte digital é uma evolução do tradicional vale-transporte em formato físico. Trata-se de um benefício fornecido para auxiliar os funcionários no custeio das despesas de deslocamento.
Existem algumas variações do vale-transporte físico, como bilhete único ou QR Code de transporte público em papel. O vale-transporte digital cumpre a mesma função mas, por sua vez, é uma versão eletrônica desse benefício.
A principal diferença entre o vale-transporte digital e o tradicional é o formato, conforme exemplificado acima. Além disso, existem diferenças claras na forma como esse benefício é oferecido e gerenciado, veja a seguir.
O uso do vale-transporte digital varia dependendo da cidade, do sistema de transporte público local e do provedor de serviços utilizado. Se você não sabe como usar o vale-transporte no celular, saiba que é bastante simples, basta seguir este passo a passo:
A recarga do vale-transporte digital pode variar dependendo da plataforma ou sistema que a empresa utiliza para gerenciar os benefícios dos funcionários. No entanto, geralmente, o processo envolve etapas como as seguintes.
Os funcionários são cadastrados no sistema de gestão de benefícios com informações relevantes.
O RH solicita a recarga com base nas informações cadastradas.
O sistema processa a solicitação, que pode passar por uma autorização de acordo com as políticas internas.
O valor é carregado nos cartões ou aplicativos dos funcionários, eletronicamente ou por meio de operadoras de transporte público.
Os funcionários são informados sobre a recarga e podem verificar seus saldos.
O RH monitora as transações e fornece relatórios para garantir a conformidade com as políticas da empresa.
Para conceder o vale-transporte digital aos funcionários, siga os passos abaixo.
Isso inclui calcular a distância entre a residência e o local de trabalho, as opções de transporte e o custo médio dessas viagens.
Colete todas as informações do funcionário, da empresa e do trajeto percorrido.
Existem várias empresas que oferecem soluções para a gestão desse benefício.
Determine a frequência de recargas, como mensalmente, por exemplo. A maioria dos sistemas permite que você configure recargas automáticas.
Informe e ofereça instruções aos funcionários sobre o sistema e o aplicativo escolhido.
Para calcular o valor do vale-transporte online, você pode utilizar a fórmula a seguir:
Considere fatores como a quantidade de passagens necessárias de cada colaborador, o custo total das passagens e o número de dias trabalhados no mês.
Com base nessas informações, a calculadora determina o valor apropriado a ser recarregado mensalmente para cobrir as despesas de transporte dos funcionários.
O vale-transporte digital oferece diversas vantagens como benefício corporativo. Confira os principais benefícios tanto para as empresas quanto para os funcionários.
O vale-transporte tradicional é regido pela Lei nº 7.418/1985. No contexto digital, a lei estabelece que o empregador pode fornecer o vale-transporte como um cartão magnético ou eletrônico, escolhendo o formato que melhor se adapte aos seus funcionários.
É importante observar que o fornecimento do vale-transporte é obrigatório em empresas que possuam mais de 30 funcionários.
Além disso, é um dever da empresa fornecer esse benefício aos funcionários que utilizam o transporte público para chegar ao trabalho.
É fundamental lembrar que a implementação do vale transporte digital deve estar em conformidade com a realidade dos seus colaboradores. Por isso, é importante conhecer a estrutura da empresa e as necessidades dos funcionários.
O vale-transporte digital impacta diretamente na gestão de benefícios flexíveis e do vale mobilidade corporativa. Isso porque reduz a burocracia e expande as opções dentre os benefícios flexíveis oferecidos na empresa. Além de melhorar a experiência do funcionário e acompanhar as tendências de acessibilidade e tecnologia.
O que traz resultados positivos em relação ao engajamento, santificação e produtividade dos funcionários. Além de ser benéfico para a mobilidade urbana como um todo.
O VT digital pode permitir o acesso a diversos meios de transporte, como ônibus, metrô, aplicativos de corridas até e o aluguel de bicicletas e patinetes elétricos, por exemplo.
Através do cartão de transporte digital é possível digitalizar essas atividades. O que é ideal para evitar filas e empasses burocráticos, como a gestão de recibo de vale-transporte.