A questão da mobilidade dos colaboradores das empresas demanda uma solução muito mais completa do que o simples oferecimento de um vale-transporte. Cada funcionário tem uma realidade diferente, então, os benefícios não podem ter um modelo engessado.
Leia este post e saiba mais sobre o vale-combustível!
O vale-combustível é um tipo de benefício que permite que o colaborador abasteça seu próprio veículo quando precisar se deslocar até a empresa. Essa solução é a ideal em diversos casos, pois nem todos os colaboradores utilizam o vale-transporte como estratégia de locomoção.
Isso faz com que a ida e volta para o trabalho, bem como a visita a clientes ou viagens de negócios, sejam mais práticas e demandem menos burocracia na questão do combustível.
O vale-combustível pode funcionar de duas maneiras. A primeira é com o pagamento do combustível feito pelo próprio colaborador que o utiliza para se deslocar. O profissional guarda os recibos e cupons fiscais, entrega-os para a empresa e recebe um reembolso do valor utilizado.
Essa solução, embora já tenha sido muito utilizada ao longo dos anos, não é a mais eficiente. Algumas vezes, o profissional pode não ter o valor necessário para colocar o combustível, o reembolso pode atrasar, os comprovantes de pagamento podem ser extraviados, entre outros problemas.
Para resolver isso, é possível contar com um cartão de benefícios flexíveis. Ele pode contar com uma solução completa de mobilidade, permitindo que os profissionais possam escolher entre usar o benefício para colocar combustível, andar de ônibus ou usar apps de transporte, por exemplo.
Não. Segundo a legislação vigente, o vale-combustível não pode ter o desconto dos 6% do salário, como ocorre com o vale-transporte, por exemplo.
O vale-transporte é um benefício obrigatório e previsto em lei. O colaborador pode solicitá-lo para se deslocar até a empresa por meio do transporte público, por exemplo. Já o vale-combustível é uma modalidade de benefício que permite que a empresa pague o combustível gasto pelo colaborador para se deslocar até a empresa com seu próprio veículo, por exemplo.
Caso seja feita a troca do reembolso em dinheiro pelo vale-combustível, ou até mesmo por uma solução mais completa em mobilidade, como o cartão de benefícios flexíveis, não é necessário realizar o pagamento em dinheiro.
A Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil! Oferecemos uma solução completa em mobilidade por meio do nosso cartão Mastercard. Com ele, os colaboradores recebem um vale-mobilidade que pode ser utilizado em apps de transporte, ônibus, postos de gasolina, entre outros. Para isso, o RH da empresa insere e administra o benefício em uma plataforma digital com baixos custos de operação.
Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!