A Teoria das Restrições visa identificar o fato que limita e interfere na busca de um objetivo. Após a identificação do fator limitante, é feita a melhora sistêmica até que o fator não seja mais limitante.
Mesmo que na visão do empresário possa parecer que a empresa não tem nenhum empecilho, um único gargalo (forma de chamar as restrições) acaba gerando uma redução significativa de desempenho.
Para entender mais sobre a teoria das restrições, continue a leitura.
Como visto acima, a Teoria das Restrições ajuda a analisar componentes que impedem o crescimento do negócio. Por isso, segue abaixo os benefícios que a Teoria das Restrições traz consigo:
Como a Teoria das Restrições identifica e elimina empecilhos, a empresa acaba por aumentar consideravelmente a produtividade. O mais legal é que tudo isso ocorre sem a necessidade de realizar grandes investimentos, o que também consequentemente gera muito mais lucro.
A partir do momento que as restrições são eliminadas, é possível diminuir as falhas e desperdícios de material e, também, de tempo. De uma forma geral, os custos da empresa caem de forma notável e gera muito mais produtividade.
Controlar as operações que são realizadas é, sem dúvida, fundamental para garantir que todas as fases estão sendo executadas de maneira correta e eficaz. Além disso, por meio do controle operacional é possível identificar problemas e criar soluções de forma mais assertiva e antecipada.
Um dos grandes objetivos ao eliminar as restrições, é diminuir o ciclo de produção de um produto. Ou seja, reduz-se o tempo cuja matéria-prima chega e o tempo em que ela vai embora em forma de produto. A redução do estoque auxilia a estabelecer prazos menores de entrega.
É perfeitamente possível melhorar os conflitos internos da empresa através da Teoria das Restrições.
Normalmente, as restrições são mais do que uma e as mais comuns são:
Na primeira fase da aplicação, é necessário ter em mente de que não é possível encontrar uma solução sem saber qual é o problema. Justamente por isso, é preciso passar um pente fino no histórico da empresa e sua forma de trabalho, a fim de identificá-lo e entendê-lo. Para isso, é necessário analisar os processos e dados da empresa.
Entre os aspectos que devem ser analisados estão os feedbacks e o nível de satisfação dos clientes. É importante atentar-se no fato de que há restrições físicas e outras não físicas.
É necessário aplicar melhorias criativas e assertivas para diminuir os efeitos da restrição encontrada. Isso tudo deve ser feito sem onerar o caixa. Logo, é necessário priorizar recursos que já existem dentro do negócio.
Quando, por exemplo, há uma restrição física, é possível realizar a manutenção regrada dos equipamentos de trabalho para, assim, evitar que eles estraguem e acabem paralisando a produção.
Nesse momento, pode entrar em jogo o ótimo trabalho da equipe de TI da empresa ou de técnicos terceirizados. Realmente é necessário investir um pouco, mas bem menos do que teria que ser investido em caso de uma pane generalizada.
É necessário envolver completamente a equipe no processo de eliminação do gargalo. Assim, com a ajuda de todos os envolvidos, é possível melhorar consideravelmente o desempenho da empresa e atingir com muito mais agilidade todos os objetivos propostos.
A partir do momento que uma restrição ou gargalo é eliminado, é necessário procurar por outras restrições. É válido lembrar que sempre haverá algo para ser melhorado e eliminado da empresa para não empatar o crescimento do negócio.
Afinal, todo esse processo é voltado para a melhora e evolução contínua da empresa, logo, não é correto contentar-se com apenas uma restrição encontrada.
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Os maiores exemplos de restrições, principalmente no processo de vendas, podem se mostrar em tópicos como:
Além disso, os gargalos que mais se destacam na hora de prejudicar o setor de vendas, são:
É necessário definir uma persona, segmentar clientes, estudar o perfil dos consumidores, entre outros aspectos. Somente depois de tudo isso feito, é válido prospectar clientes.
Um ponto importante para destacar, é o alinhamento feito de forma errada entre a venda e a jornada de compra dos consumidores. Muito além de formalizar um processo de venda, é importante, antes de tudo, ter certeza de que ele será efetivo.
É completamente necessário identificar todos os gargalos e, após isso, alinhar todas as melhores e mais eficazes soluções para que todos os processos da empresa sejam melhorados de forma a atingir todos os objetivos propostos.
Além disso, é possível notar benefícios latentes ao identificar e remover os empecilhos de dentro da empresa. Dessa forma, é possível obter o crescimento desejado e atingir resultados totalmente satisfatórios.
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