Soluções digitais para o trabalho híbrido

Com a era pós pandemia, alguns estilos de trabalho que haviam passado por mudanças, acabaram se adequando a atuação  de trabalho em home office, aos poucos a maioria das empresas optou por seguir com o estilo de trabalho híbrido.

Com a redução dos casos de covid e o aumento da adesão à vacina, se tornou possível o retorno aos escritórios e o trabalho presencial. Mas muitos colaboradores passaram a  optar por trabalhar de casa, por acreditarem que otimizam melhor o tempo de entrega.

O trabalho híbrido é uma maneira de readaptação das empresas e também de um quase acordo com os colaboradores, que alguns dias vão até o escritórios e em outros trabalham home office.

O que causou mais um desafio para as empresas e o setor de RH, que precisam realizar a gestão do time, jornada de trabalho e controle de ponto de maneira online e também presencial.

Por isso, separamos algumas dicas de como utilizar a tecnologia a favor da sua equipe, e melhorar o controle de gestão de pessoas através de soluções digitais. Confira!

O que é trabalho híbrido?


É o meio de trabalho que consiste em efetuar tarefas e atividades corporativas, em uma estrutura física da empresa por alguns dias da semana e outros dias atuar com as atividades de casa. Basicamente é a união do trabalho presencial e do home office.

Em pesquisa feita pela IDC 43% dos entrevistados revelaram que já atuam no modelo híbrido em suas empresas, e dos que não atuam 79% demonstram interesse na adesão do trabalho híbrido, detalhe importante, esta é a vontade de jovens de 18 a 21 anos.

O que mostra que a nova geração, já está buscando os novos formatos de trabalho para atuar, pois acabam se adaptando mais facilmente a este modelo por já serem socialmente acostumados com os processos digitais.

Por que o trabalho híbrido se tornou tendência entre as empresas?


Exatamente por ser um meio termo que pode agradar todas as preferências, não mantendo um único cenário de deslocamentos diários até a empresa e nem de se comunicar todos os dias por meio da chamada de vídeo.

A maioria das empresas possuem um certo receio com a atuação do home office, pois parte da insegurança do colaborador se está realmente cumprindo a hora de trabalho, garantindo a produtividade e qualidade das entregas atuando da própria casa.

E com o híbrido podem equilibrar isto, pois estarão se comunicando pessoalmente e vendo a produtividade nos dias que o colaborador vai ao escritório, como também pode fazer um comparativo com os dias que atua em home office.

Assim a empresa poderá decidir se mantém aquele colaborador no modelo híbrido, ou se alterar para somente presencial ou somente home office, como também pode criar alternativas que o profissional tenha a mesma produtividade em qualquer modelo.

O que se torna possível com o apoio do mundo digital, da tecnologia, de novas plataformas e ferramentas que também se adaptaram ao modelo de trabalho híbrido e auxiliam na otimização de tempo e gestão do RH.

Quais soluções digitais auxiliam o trabalho híbrido?


Para escolher os melhores tipos de ferramentas e plataformas para atuar, na gestão online  e presencial, é preciso pensar nas necessidades da empresa e dos colaboradores no dia a dia, e através disso definir quais serão selecionadas para a contratação.

Ponto digital


Para manter o controle dos horários de entrada, saída e principalmente se está cumprindo a jornada de trabalho em casa ou no escritório nos dias corretos, o ponto digital é um grande aliado nisso.

Pois os colaboradores utilizaram uma plataforma online, com armazenamento em nuvem para bater o ponto quando estiver em casa, e também no escritório. Através de sistema anti fraude, autenticação e GPS para puxar a localização.

Tudo para manter a proteção e acompanhamento preciso dos horários, férias, ausências e faltas de cada colaborador, e que também proporcione autonomia para o profissional ter acesso visual a sua jornada;

Canal de comunicação


Ter um meio corporativo para se comunicarem, usarem durante o período de trabalho e falarem sobre suas atividades rotineiras, é um ponto muito importante para contribuir com a separação do perfil pessoal do profissional.

Além de conter informações de próximas reuniões, poderem tirar dúvidas com outros setores, separar as áreas por grupos, publicar avisos, fazer solicitações e o que mais for necessário dentro desses aspectos.
Possibilitando que seja feita de maneira geral e automática, poupando o tempo que demoraria chamando um a um  para passar os alinhamentos de datas, horários e tarefas.

Aplicação de metodologias ágeis

Sem dúvidas aplicação de scrum, lean e kanban facilitam muito na otimização de tempo das reuniões, organização de tarefas e também na remoção de ações que não acrescentam a produtividade do time.

Buscar ferramentas que possibilitem a atuação dessas metodologias, torna todo o processo de organização de tarefas mais intuitivo e organizado. Pois mostrará quais tarefas estão em andamento, quais já foram finalizadas, as tarefas em atrasos e as que precisam ser iniciadas.

Além de poder separar as tarefas e ações por colunas e também cores, fazendo marcação do responsável por aquela ação e estipulando prazos de entrega por cada tarefa, mantendo o controle do que está sendo realizado.

Também colabora para a correção imediata de falhas, pois com o gestor realizando o acompanhamento poderá checar porque uma tarefa foi feita com atraso, para que todas sejam mantidas no prazo estipulado.

Quais as vantagens do trabalho híbrido?


Por não estar com a equipe todos os dias no escritório, pode causar a impressão de que há mais gastos em manter o aluguel do ambiente e ainda assim investir em plataformas que comportem o trabalho online.

Mas a verdade é que existem muita redução de recursos e vantagens ao aderir o trabalho híbrido, as principais são:

  • Locação menor, como a equipe inteira não está na empresa todos os dias, é possível aderir um espaço menor para os trabalhos;
  • Com a redução de custos presenciais, o valor economizado pode ser tranquilamente investido em plataformas mais qualificadas e completas, que cumpram a maioria de itens de necessidade da empresa;
  • Melhora a cultura organizacional da empresa, pois os colaboradores passam a sentir mais autonomia e também confiança, por poder atuar nos dois formatos e ter mais conforto na execução das tarefas;
  • Podem colher mais feedbacks dos colaboradores, em relação a melhorias e convivência no modelo híbrido, para saber se estão gostando do modelo.
  • A comunicação se torna mais resistente, constante e sem ruídos, pois como a atuação ficará clara por meio das plataformas, os pontos a serem tratados em reuniões também se tornam mais claros e objetivos.

Com as análises sendo realizadas com frequência, tarefas posteriores não sofrerão as mesmas falhas das anteriores, pois já terão passado por detalhamento de ajustes e por correções através da equipe.

O que não falta são soluções digitais para conseguir ajustar a sua empresa ao modelo híbrido, mas deve ser realizado um controle e acompanhamento constante de dados, para que o alinhamento e entregas se mantenham estáveis.

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