Software RH: por que é importante um software de gestão de RH para empresa?

O software de gestão para RH funciona como um facilitador dos processos realizados no setor. O sistema permite que o RH seja mais dinâmico, estratégico e produtivo.

Continue a leitura para saber o que é um software RH, qual é a sua importância e quais são os principais tipos de sistema do mercado.

Entenda a importância do Software para RH

O que é um software RH?

Um software de RH é um sistema tecnológico utilizado para automatizar processos manuais, auxiliar na coleta e armazenamento de dados e outras tarefas. 

Esse tipo de software pode ser adquirido já pronto e com recursos pré-definidos, ou ainda pode ser desenvolvido de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

Por que a sua empresa deve ter um software RH?

Qualquer empresa que possua um setor de RH pode se beneficiar de um software para automatizar seus processos. Tarefas que antes eram feitas manualmente, agora, com o advento dos sistemas de RH, são realizadas em poucos cliques. 

Alguns exemplos são as pesquisas de satisfação entre os colaboradores, agendamento de reuniões e a avaliação de produtividade de cada equipe ou profissional.

Outro motivo para ter um software de RH tem a ver com a segurança da informação. Todos os dados podem ser armazenados no software, que ainda pode estar vinculado com um sistema cloud. 

Dessa forma, ao invés de utilizar arquivos de papel, as informações ficam seguras no sistema, facilitando o cumprimento das exigências legais da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Quais são os tipos de software para RH?

É possível adquirir um software de RH com diversas ferramentas, porém, o mais comum é utilizar sistemas diferentes para cada atividade. Veja quais são os principais tipos:

  • Recrutamento e seleção;
  • Folha de pagamento;
  • Controle de ponto;
  • Pesquisa de clima organizacional;
  • Geração de contra-cheques;
  • Controle de férias.

Os softwares que ajudam a coletar os dados e fazer pesquisas entre os colaboradores também ajudam o RH a entender melhor as necessidades dos profissionais. Ao fazer isso, é possível montar um pacote de benefícios que valoriza e motiva os colaboradores.

Sabendo o que as equipes mais precisam, o RH pode contar com a solução da Flash e escolher categorias de benefícios com maior valor agregado para os colaboradores. 

O RH escolhe as categorias, como alimentação, cultura, bem-estar, Auxílio Home Office, entretenimento, mobilidade e saúde com base nas preferências dos profissionais. Depois, os colaboradores podem usufruir dos benefícios por meio de um cartão físico com bandeira Mastercard.

Vantagens 

A principal vantagem de qualquer um dos tipos de softwares RH é a automatização de processos, que culmina em ganho de tempo e maior produtividade. Isso habilita o setor a ter um papel mais estratégico e menos burocrático dentro da empresa.

Além disso, outra vantagem de utilizar um sistema como esse é o fator sustentabilidade. Com a redução de arquivos, pastas e papéis, por exemplo, o RH ajuda a empresa a melhorar a sua consciência ambiental, o que também funciona como um diferencial competitivo no mercado.

Continue no site da Flash para saber mais sobre os benefícios flexíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.