Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Inteligência emocional é o recurso que uma pessoa possui para identificar o que ela mesmo os outros estão sentindo. O conceito também contempla questões como gerenciamento de emoções, capacidade de lidar com relacionamentos, autoconhecimento e automotivação.
Continue a leitura para saber mais!
No trabalho, a inteligência emocional pode ser desenvolvida pelo próprio colaborador quando ele procura entender mais sobre o assunto.
Porém, os profissionais lidam com tantas coisas ao mesmo tempo que é difícil ter tempo para fazer esse tipo de aprimoramento. Dessa forma, a empresa precisa entrar em jogo para ajudá-los a desenvolver.
Isso pode ser feito ao implementar esse aspecto na cultura da empresa. Os profissionais que demonstram ter boa inteligência emocional devem ser reconhecidos e valorizados.
Além disso, uma outra estratégia muito interessante é oferecer multi benefícios para os colaboradores. Com esses benefícios, os profissionais podem escolher, dentre as categorias disponíveis, fazer terapia ou comprar livros sobre o assunto, por exemplo.
Em qualquer âmbito da vida, os indivíduos precisam ter inteligência emocional para lidar com as situações do dia a dia. No trabalho, esse aspecto é ainda mais importante, pois é preciso lidar com a personalidade dos colegas de trabalho, decisões que envolvem quantias financeiras, pressão, conflitos e hierarquia.
Para fazer tudo isso, é necessário compreender o outro, saber ouvir e, especialmente, negociar, consigo mesmo e com as outras pessoas. As emoções não podem tomar conta do colaborador a ponto de ele não conseguir controlar o seu comportamento; caso contrário, o trabalho fica prejudicado.
No trabalho também pode ajudar o colaborador a buscar uma promoção ou um aumento. Conforme ele aprimora suas habilidades de comunicação e entendimento sobre as outras pessoas, mais ele sabe o que precisa fazer para ser reconhecido pelo seu trabalho.
Existem diversos motivos para aprimorar a inteligência emocional e utilizar essa habilidade no trabalho. Veja os principais:
O trabalho em equipe é favorecido com a inteligência emocional, já que ele demanda que os integrantes consigam não apenas compreender, mas também respeitar e ouvir opiniões diferentes das suas. Equipes que possuem essa habilidade conseguem se unir e obter resultados ainda melhores.
A comunicação é a chave para qualquer relação dentro do ambiente de trabalho, seja entre os colegas, entre líderes e liderados, colaboradores e clientes, e por aí vai. Saber se comunicar, ouvir o que o outro tem a dizer e lidar com diferentes sentimentos nesse momento faz com que um colaborador se destaque.
Compreender os indivíduos a sua volta e entender a si mesmo, conhecendo os próprios limites, permite que um colaborador preserve mais a sua saúde mental. É possível controlar o estresse e a ansiedade, por exemplo, cultivando a inteligência emocional dentro do ambiente de trabalho.
Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!