Saiba como as empresas podem diminuir o estresse no trabalho

Segundo uma pesquisa realizada pela InPress Porter Novelli em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), 70% dos colaboradores sofrem com tensão, nervosismo e preocupação com o trabalho em meio à pandemia. 

Segundo a mesma pesquisa, 62% dos entrevistados afirmaram que as empresas em que atuam não dão o devido suporte e nem mesmo tratam de assuntos importantes, como a saúde mental, para que os colaboradores consigam reduzir o estresse no dia a dia de trabalho.

Como se sabe, o estresse é um dos fatores que mais diminuem a produtividade do colaborador, podendo ser causador de grandes problemas para as empresas, como a alta rotatividade e o absenteísmo. 

Dessa forma, separamos algumas dicas para que as empresas possam lidar melhor com o estresse no trabalho. Acompanhe!

Síndrome de Burnout

O estresse crônico no trabalho pode desencadear a Síndrome de Burnout. Ela é caracterizada pelo grande aumento da tensão dos profissionais quando são levados a fazer um excesso de atividades no trabalho. Com isso, ocorre um esgotamento tanto mental quanto físico, fazendo com que os colaboradores possam desenvolver depressão, ansiedade e outros sintomas.

No dia 1º de janeiro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a Síndrome de Burnout na Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma doença ocupacional. Agora, os profissionais têm direito à estabilidade, afastamento por licença médica e até mesmo aposentadoria por invalidez quando necessário.

Como lidar?

Para lidar com o estresse no trabalho, antes de mais nada, as empresas precisam tomar conhecimento sobre esse problema. Isso pode ser feito com a ajuda do setor de Recursos Humanos (RH), que é o mais indicado para desenvolver e aplicar pesquisas de clima organizacional, por exemplo.

Além disso, é possível abraçar os colaboradores por meio de uma comunicação mais aberta e transparente, de modo que eles possam expressar suas opiniões e pedir ajuda caso o estresse esteja afetando o seu desempenho, por exemplo.

O que as empresas podem fazer?

Para combater o problema do estresse no trabalho, as empresas podem seguir algumas práticas. Veja quais são elas:

Alimentação

Ajude seus colaboradores a cuidarem da alimentação de forma adequada. Dê atenção aos benefícios de vale-alimentação e vale-refeição, preferencialmente oferecendo uma opção que dê mais liberdade para o colaborador explorar opções mais saudáveis.

Além disso, faça com que o horário de almoço seja sagrado dentro da empresa. Não é incomum que colaboradores almocem trabalhando no computador ou atendendo a telefonemas. Faça com que essas práticas sejam evitadas dentro da empresa para que o momento de alimentação e descanso seja o mais proveitoso possível.

Exercícios físicos

Motive seus colaboradores a praticarem exercícios físicos! Eles trazem inúmeros benefícios para o corpo e a mente, reduzindo, assim, a chance de o estresse prejudicar o profissional no seu dia a dia de trabalho. Para fazer isso, você pode oferecer benefícios como matrículas em academias, centros de treinamento e outros locais do gênero.

Descontração

Por fim, faça com que a sua empresa não seja apenas um local sério de trabalho. Promova a descontração para que a equipe fique mais unida e menos estressada na hora de fazer as tarefas. Isso pode ser feito por meio de confraternizações, happy hours e até mesmo dinâmicas em grupo.

Oferecer benefícios flexíveis e outros benefícios

A principal maneira de combater o estresse dos colaboradores no trabalho é inserir essa discussão dentro do processo decisório das políticas de benefícios. Não é preciso aumentar a cartela ou os valores gastos com eles, afinal, as empresas podem lançar mão dos benefícios flexíveis da Flash!

Com eles, elas podem oferecer benefícios em categorias, como alimentação, mobilidade, saúde, bem-estar, cultura, entretenimento etc. Assim, os colaboradores escolhem se querem fazer academia, frequentar teatros, fazer consultas com um psicólogo, entre outras formas de reduzir o estresse.

O setor de RH verifica quais são as categorias que mais seriam proveitosas para as equipes e gerenciam os benefícios na plataforma da Flash. Depois disso, cada colaborador ganha um cartão com a bandeira Mastercard para usufruir de seus benefícios.
Navegue pelo blog da Flash para saber mais sobre benefícios flexíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.