Saiba a importância da avaliação de desempenho para o colaborador

A avaliação de desempenho é um dos mais poderosos instrumentos que os times de Recursos Humanos (RH) têm à sua disposição. Ela permite a análise coletiva e individual da performance dos colaboradores, ajudando a identificar profissionais que se destacam pela sua atuação, além de mapear processos que precisam ser otimizados. 

Tal avaliação também proporciona a criação de feedbacks mais apurados, assim como a construção de um ambiente de trabalho mais produtivo e recompensador tanto para a empresa quanto para os colaboradores. 

A sua empresa tem uma cultura forte de avaliação de desempenho? As dicas deste artigo podem ajudar a construir uma. Aprenda mais sobre o assunto agora!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um processo sistemático que consiste na medição da performance de um colaborador individualmente ou de toda uma equipe. Uma avaliação de desempenho efetiva leva em consideração não só a evolução do profissional, mas o seu papel no alcance de resultados para a empresa. 

A análise das habilidades técnicas e comportamentais, chamadas de hard e soft skills, também pode ser medida por meio de avaliações de desempenho. Tal recurso permite o desenvolvimento profissional do colaborador, contribuindo para a employee experience de sua empresa e aumentando a importância da avaliação de desempenho. 

Essa é uma ferramenta de desenvolvimento profissional muito usada por equipes de gestão de pessoas, já que permite a identificação e o cultivo de talentos, assim como o planejamento de projetos de otimização de performance e uma melhoria na qualidade das entregas como um todo. 

Como fazer uma boa avaliação de desempenho?

Para que a importância da avaliação de desempenho realmente seja demonstrada, ela precisa ter objetivos claros e bem-comunicados, permitindo que colaboradores tenham meios para alcançar os padrões de qualidade esperados pela empresa. Esses objetivos podem ser chamados de metas. 

Elas são ótimas maneiras de observar o progresso, auxiliando times de RH a avaliar a performance de maneira mais apurada. 

Como a avaliação deve ser feita? 

As avaliações de desempenho devem seguir três princípios básicos para que sejam efetivas para a empresa e, especialmente, para a vida do colaborador. São eles: observação, identificação e feedbacks. 

Observação

A observação deve ser feita diariamente para que se tenha uma visão mais abrangente dos comportamentos e tratativas dos colaboradores. Essa apreciação diária também tem como foco avaliar o relacionamento com os colegas e o engajamento do profissional na empresa.

Identificação

Depois disso, é possível identificar os problemas e as posturas consideradas inadequadas. Isso não deve ser feito de forma unilateral, mas sim buscando fazer com que o colaborador também faça seus próprios apontamentos e busque soluções para o que precisa ser melhorado.

Feedbacks

Por fim, é importante ter uma cultura de feedbacks dentro da empresa para que as avaliações de desempenho sejam mais precisas. Líderes que passam feedbacks positivos e construtivos conseguem fazer com que a equipe fique mais motivada e engajada.

Quais são os principais indicadores?

Alguns indicadores são essenciais para que a avaliação de desempenho seja bem-sucedida. Veja alguns deles:

Estratégia

Esse indicador visa entender quais são os objetivos e metas da empresa e como está a situação atual da equipe para alcançá-los.

Capacidade

A capacidade tem a ver com o potencial de entrega dos colaboradores. Aqui é visto quantos entregáveis de diferentes tipos um profissional é capaz de fazer.

Produtividade

A produtividade diz respeito ao que pode ser produzido em determinado período. Uma grande quantidade de entregas com qualidade, em um período razoavelmente pequeno, significa que a produtividade está em alta.

Qualidade

O indicador de qualidade deve mensurar quais entregas e com qual frequência os colaboradores fazem algum tipo de tarefa fora dos padrões de qualidade exigidos pela empresa.

Avaliando esses quatro indicadores individualmente em cada colaborador e em relação às equipes, é possível perceber com mais clareza quais pontos precisam de mais atenção por parte dos colaboradores e gestores.

Metas de inovação

Hoje, empresas que não inovam em seus processos podem dar espaço para a concorrência. Sendo assim, criar metas de produtividade que tenham foco na inovação pode ser uma solução eficiente para fomentar esse espírito entre suas equipes.

Metas de melhoria

As metas de melhoria são usadas para corrigir problemas com o desempenho. Elas permitem que o colaborador conte com passos realizáveis e de fácil compreensão para melhorar a sua performance ao longo do tempo.

Metas de desenvolvimento

As metas de desenvolvimento têm como foco o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. É importante ter em mente quais são as competências mais importantes de cada profissional e buscar meios para torná-los ainda mais eficientes.

O que é levado em consideração na avaliação de desempenho?

Esse tipo de avaliação é focado na observação e análise comportamentais do colaborador, como as atividades que ele faz, a forma como realiza as tarefas, prazos, adequação à cultura da empresa nos comportamentos e muitas outras questões.

Para definir o que vai ser avaliado, é preciso entender o que a empresa espera do colaborador. Se ela preza mais pelos entregáveis do que pelas horas de trabalho, não é preciso levar em consideração quantas horas o colaborador está trabalhando por dia, mas sim a quantidade e a qualidade das entregas, por exemplo.

Algumas soft skills podem ser avaliadas:

  • Relacionamento;
  • Cordialidade;
  • Liderança;
  • Flexibilidade;
  • Proatividade.

Além disso, os conhecimentos podem ser considerados. A depender dos métodos utilizados, as avaliações conseguem auferir respostas sobre habilidades técnicas e conhecimentos sobre a área ou conhecimentos específicos sobre algum tema. 

Por que esse é um processo importante?

Um dos mais valiosos ativos das empresas são seus colaboradores. Sendo assim, motivar equipes é uma decisão estratégica que pode ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos no curto, médio e longo prazo. 

Nesse contexto, a avaliação de desempenho é um importante fator para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Afinal, com ela, você pode contar com uma equipe cada vez mais qualificada e pronta para desafios.

Essas avaliações podem servir também como um sistema de recompensas e bonificações, um recurso que pode aumentar ainda mais a produtividade de suas equipes. 

Esperamos que este artigo seja útil na construção de um sistema de avaliações sólido em sua empresa. Se você quer saber mais sobre gestão de pessoas, sistemas de premiação e outros assuntos relacionados ao mundo dos Recursos Humanos, continue navegando pelo blog da Flash! 

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