RH Ágil: o que é e como aplicar essa metodologia?

O RH Ágil pode ajudar a gestão de pessoas da sua empresa a alcançar um novo nível de eficiência. Saiba como neste texto, no blog da Flash!

Flash

Foi-se o tempo em que o departamento de Recursos Humanos (RH) era visto apenas como uma área operacional das empresas. Cada vez mais, elas têm despertado para o caráter profundamente estratégico da gestão de pessoas e, por isso, a área tem se transformado completamente.

Nos últimos anos, uma das principais mudanças que puderam ser observadas nesse setor foi o fortalecimento do RH Ágil. Você já ouviu falar sobre o assunto?

Neste texto, falamos um pouco sobre do que se trata essa metodologia, como ela impacta o mercado de gestão de pessoas, quais são seus benefícios e, o mais importante, como implementá-la na gestão de pessoas da sua empresa. Deseja se aprofundar no tópico? Este texto vai te ajudar!

Imagem não encontrada

Como funciona a metodologia Agile no RH?

A metodologia Agile, ou Ágil, surgiu em 2001, quando profissionais da tecnologia – mais especificamente da área de software – perceberam que suas entregas não eram mais compatíveis com as demandas de clientes do setor. Foi, então, proposta uma completa reestruturação de processos, sendo lançado o Manifesto Ágil, documento que estipula diversos princípios para profissionais do setor.

O sucesso da nova metodologia foi tanto que, pouco tempo depois, os conceitos de agilidade foram emprestados por diversos setores. Em 2019, foi a vez das equipes de RH ganharem seu próprio Manifesto Ágil. Mas, o que isso quer dizer?

RH Ágil: o que é e como funciona?

Apesar de ter nascido no setor de tecnologia, a metodologia Ágil propõe conceitos inovadores que podem ser aplicados nos mais diferentes setores, sobretudo no de Recursos Humanos. A metodologia Ágil, no RH, permite a melhoria contínua de diversos processos e promove mais fluidez na rotina de trabalho.

O RH Ágil funciona a partir dos seguintes pilares:

  • Preferência por redes colaborativas ao invés da hierarquização;
  • Transparência no lugar do sigilo;
  • Adaptabilidade;
  • Inspiração e comprometimento;
  • Motivação;
  • Ambição.

É possível observar, portanto, que o RH Ágil tem como princípio criar um ambiente mais humanizado e estratégico na gestão de pessoas.

Quais são os benefícios dessa metodologia?

Assim como a metodologia Agile surgiu para atualizar um segmento do mercado quanto às necessidades dos clientes, o RH Ágil também surge como uma forma de responder às novas tendências do mercado.

Inclusive, o RH Ágil pode, por exemplo, ajudar a sua empresa a atrair e reter talentos, aumentar a produtividade, dar mais autonomia para equipes e colaboradores e melhorar a satisfação e o clima organizacional.

Quais são as principais diferenças entre RH Ágil e o tradicional?

As duas modalidades de gestão de pessoas se diferenciam em pontos fundamentais, que vão desde o recrutamento até o treinamento e gestão de talentos da equipe.

Enquanto no RH tradicional os esforços para atrair talentos são colocados em prática apenas quando existe demanda, no RH Ágil, a empresa está em contínuo processo de atração, graças ao gerenciamento de imagem e employer branding.

Além disso, o desenvolvimento profissional também muda drasticamente no RH tradicional e no RH Ágil. No tradicional, o colaborador não é incentivado a procurar novas formas de aperfeiçoamento para além de suas funções. Já no RH Ágil, a empresa não só incentiva essa busca, mas dá ferramentas para que o colaborador possa se desenvolver. Um bom exemplo disso são as políticas de benefícios flexíveis que incluem vale-cultura ou bolsas de estudo.

Como aplicar o RH Ágil?

Muitos pensam que, para aplicar a metodologia do RH Ágil, precisam estar em empresas de grande porte, mas isso não é verdade. Agilidade não tem relação com o tamanho da operação, mas com a aplicação de métodos mais eficientes para exercer funções, mesmo em menor escala.

Por isso, se você deseja aplicar essa metodologia em sua empresa, aqui vai uma pequena lista para te ajudar:

  • Estabeleça metas para a mudança;
  • Engaje líderes no processo;
  • Mapeie os principais pontos que precisam ser melhorados;
  • Eduque seus colaboradores para as novas medidas.

Se gostou do conteúdo, continue no site da Flash para saber mais sobre benefícios flexíveis!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️