Pode-se dizer que os relatórios de despesas são um pilar para a gestão de despesas e o controle de gastos. Já que, nele estão compiladas todas as informações importantes a respeito das despesas da empresa e dos colaboradores.
Existem diversos benefícios em elaborar relatórios de despesas. Neste conteúdo você encontrará todos eles e saberá como criar relatórios dos custos e despesas do seu negócio de maneira ágil e simplificada.
Um relatório de gastos, ou de despesas, é um documento que contempla todas as despesas realizadas durante um período de tempo, por exemplo, relatórios de despesas mensais. Auxilia diretamente nas estratégias e ações da gestão de despesas, indicando os gastos que podem ser eliminados e oportunidades de investimentos.
Elencar os gastos das atividades operacionais ajuda a reduzir despesas desnecessárias e fraudes, principalmente em relação às despesas reembolsáveis. Os relatórios de despesas servem para visualizar como o planejamento orçamentário está sendo gasto e identificar pontos de melhoria. É de grande ajuda para a declaração de impostos e auditorias, fornecendo a monitoria dos indicadores fiscais.
Em geral, os relatórios de despesas são uma lista (entre outros elementos visuais) bem detalhada das despesas corporativas. Algumas informações são cruciais para um bom relatório, como as despesas fixas e variáveis. Continue a leitura e descubra outros dados que precisam constar no relatório de despesas da empresa.
Uma das principais funcionalidades do relatório de despesas é realizar a gestão de viagens corporativas, como passagens, transportes, hospedagem e alimentação, por exemplo.
Quando o relatório é específico para viagens corporativas, algumas informações precisam ser mais detalhadas. Um exemplo disso é o cálculo de quilometragem de viagens a trabalho e adiantamentos.
Todos os gastos em prol da função desempenhada precisam ser reembolsados e justificados corretamente. Nesses registros devem conter também as respectivas assinaturas e aprovações de cada despesa.
Pode parecer difícil mas não se preocupe, temos um conteúdo completo sobre RDV e um modelo de relatório de despesas de viagem excelente que pode ajudar a registrar as despesas de viagens dos seus colaboradores, conforme a política de viagens corporativas, e como fazer os relatórios de reembolsode maneira agilizada.
Seguindo um modelo padronizado, em prol da organização e eficiência dos relatórios e cumprindo a política de reembolso de despesas implementada. Faça os seus relatórios de despesas em 3 passos:
Existem direitos e deveres tanto para os gestores quanto para os colaboradores. Esses deveres integram desde como contabilizar um reembolso até processos regulatórios. Por exemplo, o cumprimento dos prazos e das responsabilidades estabelecidas de ambas as partes.
O colaborador deve:
O gestor deve:
Basear as documentações em um modelo padronizado ajuda na organização e agilidade dos processos. A seguir, montamos um modelo de relatório de despesas e política de reembolso que podem te guiar e complementar os passos apresentados anteriormente.
Nome do Colaborador: [Nome do Colaborador]
Data: [Data de Preparação do Relatório]
Despesas:
[Data]: [Descrição da Despesa] - [Valor]
[Data]: [Descrição da Despesa] - [Valor]
...
Total: [Total das Despesas]
[Assinatura do Colaborador]
[Assinatura do Gestor]
Objetivo e escopo da política;
Despesas reembolsáveis e não reembolsáveis;
Limites e autorizações prévias;
Procedimentos para solicitação e aprovação de despesas;
Processo de reembolso;
Políticas específicas para categorias de despesas;
Políticas de penalidades por não conformidade;
Informações sobre o acompanhamento e auditoria das despesas.
A política de gestão e reembolsos é um documento que estabelece as diretrizes e procedimentos para o controle de despesas. As seções acima devem ser personalizadas conforme as necessidades do sistema de gestão da sua empresa.
Lembrando que esses são apenas exemplos de relatórios de despesas para você se inspirar e criar o ideal para o fluxo da sua empresa. É importante frisar que os relatórios de despesas precisam estar em conformidade com as leis e regulamentações vigentes.
Contar com a tecnologia significa implementar sistemas e soluções para a criação de relatório de despesas, tornando os processos e todas as etapas mais eficientes. Se a sua empresa ainda faz relatório de despesas no Word ou Excel, está na hora de atualizar esses processos.
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