Dicas para um bom relacionamento interpessoal no trabalho

Relacionamento interpessoal é a conexão entre duas ou mais pessoas dentro de algum contexto, como o de trabalho, por exemplo. É possível classificar essa habilidade como uma soft skill, isto é, uma habilidade comportamental que ajuda o profissional a se desenvolver melhor na empresa e a conquistar mais objetivos profissionais.

Algumas pessoas conseguem ter um excelente relacionamento interpessoal naturalmente, e outras precisam aprender essa habilidade ao longo da vida, seja por meio de treinamentos, dinâmicas, terapia ou com a própria experiência.

Continue a leitura para saber mais sobre os tipos existentes e as melhores dicas para melhorar essa habilidade!

Dicas para um bom relacionamento interpessoal no trabalho

Importância do relacionamento interpessoal no trabalho 

Ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho permite que o profissional se destaque entre os colegas, resolvendo situações complicadas, sabendo se comunicar com os clientes e sendo querido e respeitado pela equipe e por seus líderes.

Profissionais que lidam diretamente com outras pessoas para fazerem seu trabalho se beneficiam muito ao desenvolver a habilidade, pois conseguem resultados expressivos em menos tempo. 

Porém, até mesmo os colaboradores que trabalham sozinhos na maior parte do tempo, como os desenvolvedores, podem tirar grande proveito ao cultivar essa habilidade, afinal, qualquer projeto em uma empresa envolve outros profissionais para que tome forma.

Tipos de relacionamento

Existem três principais tipos de relação interpessoal que podem ser desenvolvidos pelas pessoas. Veja quais são eles:

Relacionamento interpessoal pessoal

Esse tipo tem a ver com a relação que uma pessoa estabelece com seus amigos e familiares, podendo englobar as relações mais íntimas com parceiros, por exemplo. Quando o relacionamento interpessoal pessoal é trabalhado corretamente desde cedo, as pessoas conseguem refletir isso em vários aspectos da vida.

Relacionamento interpessoal profissional

No âmbito profissional, a relação tem ligação com a forma como os colaboradores se dão. Quem detém essa habilidade consegue crescer e se desenvolver profissionalmente com muito mais facilidade.

Relacionamento interpessoal virtual

Por fim, o relacionamento interpessoal virtual é aquele que ocorre no mundo digital – ou mais precisamente, por meio da internet. É importante desenvolver essa habilidade, pois, atualmente, diversos tipos de interações são realizadas no ambiente virtual, como a troca de mensagens instantâneas, comentários, postagens etc.

Dicas para melhorar

Melhorar o relacionamento interpessoal pode ser o divisor de águas de um profissional. Para fazer isso, é necessário praticar a escuta ativa, ouvindo feedbacks sobre suas soft skills (especialmente as relacionadas à comunicação) e procurando ter empatia com as ideias trazidas pelos colegas de trabalho.

Outro ponto que deve ser considerado é o respeito dentro do ambiente profissional. Nas empresas, a falta de respeito entre os colegas é um dos motivos que mais fazem profissionais serem demitidos, já que saber lidar com opiniões diferentes é uma habilidade muito valorizada pelas empresas.

Reconhecer os próprios erros e ter humildade para corrigi-los, ou pedir ajuda para fazer isso, é um dos comportamentos que levam a uma melhor relação no trabalho. É comum que erros aconteçam, mas saber lidar com eles pode fazer com que o colaborador seja visto com mais humanidade e honestidade. 

Gostou do conteúdo? Continue a leitura e saiba mais sobre benefícios flexíveis e RH 4.0!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.