Recursos Humanos para 2022: confira as top tendências

As tendências RH 2022 podem ser divididas em saúde, qualidade de vida, liderança, employee experience, flexibilidade e inovação em modelos de trabalho. 

Neste artigo, mostramos a nossa seleção das tendências de 2022 que, muito provavelmente, estarão nas principais empresas do mercado.

Tendências RH 2022 

Ainda que as tendências não sejam verdades absolutas, elas podem dar um norte para o mercado. No caso das tendências para 2022, temos ainda muitas influências da pandemia, novas realidades em modelos de trabalho e um foco muito positivo na saúde mental dos colaboradores. Confira a seguir.

Saúde e qualidade de vida 

A saúde mental chega como uma forte tendência para este ano. Com a pandemia batendo recordes nos últimos anos, a ideia é que as empresas continuem focando na redução do estresse, depressão, ansiedade, tensão e outros problemas decorrentes da falta de suporte com a saúde mental dos colaboradores.

Segundo um estudo da Gartner, mais da metade dos líderes de RH entrevistados afirmaram que suas equipes estão cansadas. Isso ocorreu devido à transição do presencial para o home office (que deve se manter).

A modalidade, embora traga bons resultados para as empresas, acaba por levar muitos colaboradores à exaustão por conta da dificuldade de lidar com a demanda de trabalho, com as tarefas domésticas e com os horários diferenciados.

Liderança e employee experience 

As lideranças também vão experienciar tendências RH 2022. O desenvolvimento dos líderes tende a ser o foco de diversas empresas. Com isso, é possível que se notem mais organizações com planos de carreira ou trilhas de carreira definidas, programas para desenvolver os profissionais e inclusão de programas de mentoria.

O employee experience, que já vem sendo uma tendência nos últimos anos, também ficará em alta em 2022. Focar na experiência do colaborador, desde os processos de seleção e recrutamento, ter uma cultura de feedbacks e apostar no desenvolvimento dos profissionais, por exemplo, faz com que as empresas vejam a produtividade e a retenção de talentos aumentar.

Flexibilidade e modelo de trabalho 

Flexibilidade é uma das palavras mais importantes no mundo corporativo em 2022. A pandemia fez com que as empresas experimentassem novas formas de flexibilidade em relação a horários, benefícios, modelos de trabalho e por aí vai. 

A tendência é que isso continue acontecendo para que, dentre todas as opções, os colaboradores possam escolher a forma como o trabalho é realizado com mais felicidade e engajamento.

Em relação aos modelos de trabalho, podemos citar a possível redução do trabalho 100% presencial, já que, em muitos casos, ele é mais cansativo para os colaboradores e custoso para as empresas. O trabalho remoto tende a se manter em diversas empresas que adotaram esse regime durante a pandemia.

Por fim, o trabalho híbrido tem se mostrado a maior tendência e modelo de trabalho para 2022. Essa solução permite que os colaboradores trabalhem em casa e se reúnam no escritório ou empresa de vez em quando para discutir determinados temas.

Gostou do conteúdo? Fique à vontade para navegar pelo blog da Flash e conhecer mais sobre os nossos benefícios flexíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.