Era o ano de 2014 quando Ram Charan, um dos maiores gurus de liderança do mundo foi taxativo: estava na hora do RH se dissolver. A afirmação era o título de um artigo escrito pelo consultor de liderança na HSM, uma das maiores revistas de negócios do mundo.
Quase dez anos depois, no próximo dia 15 de agosto, Charan desembarca no Brasil para ficar frente a frente com os maiores líderes de gestão de pessoas brasileiros e explicar o que espera para o futuro da área — que não se dissolveu e ganhou ainda mais complexidade.
O guru será entrevistado por Marcelo Tas durante durante o Flash Humanidades, evento da Flash para discutir como recuperar o engajamento dos colaboradores e reinventar as organizações. Para entender quem é Ram Charan e quais as ideias do guru que estamos trazendo para o Brasil, elaboramos este artigo. Continue a leitura!
Nascido na cidade de Uttar Pradesh, no norte da índia, Charan é considerado um dos maiores consultores de liderança do mundo. Além de especialista em gestão empresarial é professor, palestrante e escritor.
Sua relação com administração de empresas começou na infância, uma vez que auxiliava seus pais e irmãos em um pequeno negócio da família, uma sapataria. Entre os intervalos da escola, Charan cuidava de atividades como abrir e fechar a loja e atender clientes.
Apesar de ter cursado engenharia, o gosto por gerenciar negócios sempre esteve presente na vida do indiano. E, após se formar, Charan foi cursar doutorado em administração de negócios na Universidade de Harvard.
Pioneiro, anos mais tarde, o consultor seria o primeiro indiano a lecionar na universidade da Ivy League. Ao longo da sua carreira, Charan conciliou a vida acadêmica com o dia a dia dentro das organizações.
Além de Harvard, também lecionou na Kellogg School of Management. Já em seu papel de consultor aconselhou a liderança das maiores empresas do mundo como Ford, Toyota, Bank of America, Novartis, entre outras. Também foi guru pessoal de líderes como Jack Welch, lendário ex-CEO da General Electric (GE).
No ano de 1998, Ram descobriu uma nova paixão: escrever. Desde então, coleciona uma lista de 35 livros, traduzidos para mais de doze idiomas e mais de 4 milhões de cópias vendidas. Algumas das suas obras, como o livro Pipeline da Liderança, se tornaram o livro de cabeceira de CEOs mundo afora.
Prestes a completar seus 84 anos, Charan continua sendo aclamado e respeitado por líderes de negócios pelo mundo todo — e continua rodando o mundo levando reflexões sobre as organizações.
Em uma entrevista ao jornal Zero Hora, Charan declarou “se você não inova, você morre!”. Para Charan, com a ascensão da tecnologia, a maior parte das ideias acabam se tornando obsoletas rapidamente, o que exige inovação constante das empresas para continuar competitivas. Segundo ele, quanto maior for a experimentação e baixo custo para tirar as novas ideias do papel, melhor.
Em diversas ocasiões, Charan defendeu algo que ele chama de “regra de três”. Segundo o guru, para atingir as suas metas você precisa definir três prioridades dominantes e focar sua energia nelas. Em entrevista à Revista Exame, ele mesmo listou três ações-chave em que dedica a maior parte do seu tempo:
Outro tema recorrente para Charan é a necessidade de aprender com o fracasso. Uma das suas frases mais célebres é “ O Fracasso é uma plataforma para aprender o que deu errado”.
Para ele então, fracassar não deveria ser sinônimo de algo negativo, nem uma condenação definitiva, mas sim uma forma de aprendizado e algo esperado por organizações que buscam inovar e conquistar resultados.
Para Charan, a capacidade de execução é uma das grandes questões que precisam ser abordadas no mundo dos negócios hoje. O tema é tão importante que, em 2019, Charan publicou o livro “Execução”, junto com Larry Bossidy. Entre outras coisas, a obra defendia que a execução era essencial para a estratégia e a cultura de uma empresa e deveria ser a principal tarefa das lideranças.
Em seu livro, “O que o CEO quer que você saiba”, Charan defende que não importa o cargo que você esteja, para crescer dentro de uma organização, é preciso saber como ela ganha dinheiro. E, por isso, o cliente precisa estar no foco de todas as estratégias que você criar. Para Charan, é preciso ir a campo e entender como o produto que você vende é visto por clientes, distribuidores e fornecedores.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre quem é Ram Charan e suas ideias, listamos três das suas principais obras que abordam temas como liderança e gestão de pessoas. Confira a seguir:
O best-seller é uma das obras mais conhecidas de Ram Charan e considerado a “Bíblia” sobre liderança por muitos especialistas. A ideia principal do livro é a de que existem diferentes níveis de liderança e que cada um deles demanda diferentes habilidades.
O termo pipeline significa encanamento em inglês e serviu como metáfora para ilustrar que o caminho até a liderança possui várias possibilidades.
De acordo com a teoria de Charan, existem seis passagens diferentes na vida de um líder:
Neste outro best-seller, Ram Charan e Larry Bossidy (ex-executivo da General Electric) abordam a importância da disciplina para alcançar resultados. Também detalham o caminho para o funcionamento ideal de qualquer empresa: unir as pessoas, criar uma estratégia efetiva e executar.
No texto, Charan e Bossidy defendem que o sucesso de uma boa execução tem influência de uma liderança preparada, com planejamentos definidos e uma gestão de processos devidamente coordenada. Vale a leitura!
Um dos livros mais recentes escritos por Charan, esta obra aborda os fundamentos para o sucesso de qualquer negócio independentemente do porte da organização.
Por meio da trajetória de empresas como Apple, Toyota, Starbucks, Netflix, Amazon, Uber, Walmart e GE, Charan destaca o que os CEOs destas empresas têm em comum: a capacidade de reduzir a complexidade do negócio e focar na sua essência.
O autor traz insights sobre a importância de conhecer de maneira genuína a empresa da qual você faz parte. Além de resumir em quatro fundamentos essenciais o ciclo que deve ser acompanhado: base de clientes do negócio, geração de caixa, retorno do capital investido e o crescimento dos três indicadores.