A prevenção a fraude é algo que toda organização, não importando seu tamanho ou segmento de atuação, precisa ter como fator vital para a sobrevivência no mercado.
A fraude pode ser entendida como qualquer omissão ou ato intencional promovido com o objetivo de lesar e enganar a empresa, gerando assim prejuízos e trazendo ganhos irregulares para quem pratica.
Realizar uma boa gestão financeira passa, necessariamente, por saber prevenir, identificar e eliminar fraudes corporativas.
Nos próximos parágrafos você vai aprender um pouco mais sobre esse tema e quais ações preventivas tomar. Pronto? Vamos lá!
Sem dúvidas, eliminar todos os riscos de problemas envolvendo colaboradores mal intencionados não é fácil. Porém, é possível minimizar quase que por completo os prejuízos que esses riscos podem trazer para a empresa.
É aqui que entra em cena a prevenção a fraude, podendo ser conceituada como um conjunto de medidas e ações que agrega políticas, procedimentos, treinamentos e comunicação.
Tudo com o objetivo de identificar, acompanhar, prevenir e sensibilizar os funcionários sobre essas práticas impróprias, além de definir meios para lidar com possíveis desvios.
Cada tipo de organização precisa encontrar sua própria maneira de lidar com as fraudes. Isso pelo simples fato de que cada uma tem um perfil e um campo de atuação.
Além disso, é preciso considerar que nem sempre os controles internos são capazes de lidar com os riscos que surgem com o tempo e com o próprio crescimento do negócio. E esse é um dos principais motivos que torna necessária a adoção de medidas específicas para o enfrentamento desse problema.
Leia mais: 5 sinais para identificar fraudes no processo de reembolso de despesas
Demonstrações fraudulentas, corrupção, apropriação indevida, dentre tantos outros problemas relacionados a fraude tem suas origens em falhas nos controles internos.
Sendo assim, para que exista um controle e uma real prevenção contra fraudes, a empresa precisa adotar medidas que garantam a condução ordenada e eficiente do negócio.
A seguir, vamos abordar alguns pontos que garantirão a proteção dos ativos, a detecção de erros e fraudes, bem como a preparação correta das informações e integridade dos registros contábeis. Acompanhe!
A principal responsável por identificar e prevenir a prática de fraudes e a ocorrência de erros é a própria administração da empresa. Isso é feito por meio da manutenção correta de sistemas internos de controle, e um claro exemplo disso são as auditorias.
Porém, como citamos anteriormente, nem sempre os controles internos são eficazes o suficiente. E, no caso da auditoria, temos a interna e a externa. Há distinções entre ambas, mas são fundamentais na prevenção de fraudes.
A auditoria interna é uma ferramenta que a administração da empresa dispõe para verificar de forma sistemática o funcionamento das atividades operacionais e conferência do sistema contábil.
Ela foca nos controles e processos internos e examina se as políticas praticadas bem como os controles financeiros internos estão funcionando como deveriam e ainda, se estão de acordo com a legislação.
Não é algo obrigatório, mas se a ideia é prevenir as fraudes esse recurso não pode ficar de fora.
Já a auditoria externa é obrigatória para empresas de capital aberto e de grande porte. Ao ser contratada de forma independente, ela atua dentro da organização verificando o fluxo de caixa, demonstrativos, balanço patrimonial e aspectos do negócio relacionados intimamente com o setor contábil.
Na realidade, a ideia de uma auditoria é ter um meio para começar a compreender o que ocorre em cada setor e onde está o problema. E ela vai além: também ajuda a avaliar os pontos onde existem mais chances de fraudes e, ainda, qual o perfil dos praticantes.
Entretanto, o ponto chave para que uma auditoria seja eficiente é que qualquer descoberta factual feita seja informada ao gestor da organização o mais rápido possível, mesmo que se trate de algo insignificante em um primeiro momento.
Para que a empresa tenha uma linha de defesa de prevenção a fraudes ela precisa monitorar seus processos e operações. Uma boa forma de fazer isso é criar relatórios e documentos sobre todos os aspectos que envolvem uma operação.
Por exemplo, se o problema envolve os vendedores externos, faz-se necessário ter ferramentas para acompanhar o trabalho desses colaboradores e que sejam capazes de registrar detalhadamente cada passo feito.
Aqui o ideal é usar tanto quanto possível a tecnologia: há plataformas, ferramentas e sistemas de gestão que permitem fazer todo o acompanhamento necessário de forma simples, prática e segura.
Por meio da auditoria e do monitoramento é que identificamos quais os erros que estão sendo cometidos e como as fraudes são aplicadas. Em outras palavras, são esses dois métodos que permitirão encontrar a melhor maneira de lidar com o problema.
Lembrando que as melhores práticas de gestão requerem que a empresa tenha formas de avaliar e trabalhar qualquer evento que possa, de alguma maneira, impactar negativamente a capacidade e o crescimento dos negócios.
Um meio para se fazer isso é contar com um sistema de reembolso de despesas corporativas. A presença de um sistema desse tipo em uma empresa vai ajudar a saber onde as fraudes estão sendo praticadas, ao mesmo tempo em que traz maior segurança, integridade e credibilidade para processos, tais como emissão de notas, liberação de recursos e geração de relatórios.
Após as etapas anteriores é hora de corrigir os pontos onde as fraudes foram identificadas. Porém, cabe uma observação aqui: corrigir vai muito além de colocar em prática uma medida para evitar a fraude.
Imagine que o problema de uma empresa eram as fraudes no reembolso e ela implantou um sistema para lidar com esse ponto. Mas, não existe uma política, monitoramento ou qualquer tipo de parâmetro para avaliar as operações.
Ou seja, o que temos é uma falsa sensação de prevenção à fraude. Nesse caso, contar com um sistema de gestão de reembolso ajuda, mas não resolve todos os problemas.
Ainda com o exemplo acima, perceba que a abordagem e os resultados para a empresa seriam bem diferentes se, além de ter um sistema de reembolso, ela definisse quem teria acesso ao sistema e uma política com os parâmetros para o reembolso. Somente assim, seria possível ter uma visão mais ampla dos possíveis riscos de cada operação.
Importante: Empresas que atuam com viagens corporativas precisam ter uma atenção muito grande com fraudes. Ter total domínio dos gastos envolvidos nas viagens é fundamental para qualquer negócio.
O objetivo de treinar funcionários é aumentar o nível de conhecimento das políticas, ferramentas e medidas que a empresa toma para combater as fraudes. Além disso, promover palestras, oficinas e reuniões, por exemplo, ajuda na mudança de comportamento por parte dos colaboradores.
Com isso, eles serão estimulados a pensar de acordo com as regras da empresa. Esse é um processo simples, mas muito eficaz quando se trata de prevenir fraudes.
A prevenção a fraudes tem como base a gestão da governança de uma empresa. É a partir dos líderes e gestores que possibilidades sustentáveis, ações afirmativas e soluções criativas devem ser implantadas para o bem comum.
Neste post, você conferiu como lidar com um dos principais riscos para uma empresa e como fazer prevenção a fraude. Se você gostou, aproveite para conhecer uma das melhores ferramentas de prevenção do mercado, o Sistema de Gestão de Reembolsos Flash Expense. Acesse e solicite sua demonstração grátis!