Por que falar sobre fertilidade no trabalho?

Um conteúdo em parceria com a Fertilid

Falar sobre a fertilidade no ambiente de trabalho ajuda as empresas a cuidarem da qualidade de vida e a auxiliarem no planejamento familiar das pessoas que têm ovários. Esse diálogo aberto pode vir acompanhado de ações que ajudam efetivamente a cuidar da fertilidade.

Veja neste artigo tudo o que você precisa saber em relação ao diálogo sobre fertilidade no trabalho!

Fertilidade

A fertilidade feminina é baseada na quantidade e na qualidade dos óvulos disponíveis no corpo. O conhecimento da reserva ovariana — a quantidade de óvulos no corpo — e saúde dos ovários é algo que pode proporcionar poder sobre o nosso corpo e saúde reprodutiva.

Esses indicadores podem ser demonstrados, por exemplo, por meio de um autoexame focado na saúde dos ovários. Esse autoexame foi desenvolvido, aqui no Brasil, pela startup Fertilid, que ajuda as pessoas a conhecerem e monitorarem a própria fertilidade.

As mulheres estão em constante luta para transformar as relações e as oportunidades de trabalho, tornando-as mais equitativas. Quando isso é trazido à tona, também precisamos falar sobre a saúde hormonal e reprodutiva, para que elas possam se planejar para o futuro.

Por que falar da fertilidade no ambiente de trabalho?

É preciso trazer a fertilidade para o centro das discussões, pois já existem pesquisas que indicam que uma das preocupações das pessoas é em relação a isso.

Segundo uma pesquisa do Carrot Fertility and Resolve: The National Infertility Association, de 2021, 77% das pessoas ficariam mais tempo em seus postos de trabalho se a empresa tivesse algum benefício de fertilidade em seu pacote. Já 88% poderiam considerar a troca de empresa para receber benefícios de fertilidade.

Além disso, 45% das pessoas entendem que a empresa em que atuam poderiam ter conversas mais abertas sobre o tema da fertilidade e poderiam providenciar alguma ajuda nesse sentido.

Dessa forma, fica clara a importância de falar sobre fertilidade no trabalho, já que essa vem sendo uma demanda de grande parte das pessoas, especialmente as pessoas com ovários.

Ambiente de trabalho e fertilidade

O ambiente de trabalho pode ter um grande impacto na fertilidade das pessoas. Isso acontece porque muitas doenças, como depressão, ansiedade e o próprio burnout, são causadas por conta da pressão e do volume excessivo de tarefas a que alguns colaboradores são submetidos.

Outro ponto importante é que a forma de trabalho também influencia na fertilidade, já que 80% das mulheres que trabalham em turnos são mais propensas a terem problemas relacionados à fertilidade, segundo uma pesquisa da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

Estresse e fertilidade

Um ambiente de trabalho estressante impacta negativamente a fertilidade das mulheres e pessoas com ovários. Nesse tipo de situação, os indivíduos acabam aumentando o número de radicais livres no corpo, o que causa prejuízos ao DNA, às proteínas e aos lipídios, fazendo com que o processo de gravidez seja dificultado.

Saúde mental e fertilidade 

Empresas que cuidam da saúde mental dos colaboradores, e ainda direcionam recursos para ajudar as pessoas a cuidarem da fertilidade mais de perto, melhoram a satisfação dos profissionais, reduzem o turnover e ainda conseguem atrair e reter mais talentos. Para fazer isso, é possível contar com a solução de benefícios flexíveis da Flash! 

Sua empresa pode escolher os benefícios que permitem ao colaborador fazer tratamentos de saúde mental com psicólogos e psiquiatras, por exemplo, e benefícios relacionados à fertilidade, como o autoexame que monitora a reserva ovariana.

A Flash e a Fertilid são parceiras e se uniram para ajudar colaboradores a celebrarem a fertilidade, oferecendo acesso ao autoexame da saúde dos ovários, e monitorar de forma proativa e preventiva sua saúde reprodutiva.

O autoexame não é invasivo, pode ser feito em qualquer idade e permite que se descubra o momento em que a reserva ovariana se encontra com uma estimativa quantitativa de óvulos disponíveis no corpo. 

A colaboradora pode fazer o autoexame e passar pela jornada Fertilid usufruindo do seu benefício flexível com desconto exclusivo disponível no aplicativo Flash. O pedido é feito de forma on-line, pelo site da Fertilid, e o kit é entregue em casa. A amostra obtida é enviada pelo correio e analisada pelos especialistas da Fertilid. Em até 14 dias, o relatório personalizado fica disponível no site.

Quer saber mais sobre os benefícios flexíveis? Continue no site da Flash!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.