Os efeitos dos benefícios flexíveis na jornada do colaborador

A jornada do colaborador – também conhecida como employee experience – influencia diretamente na performance que os profissionais têm no trabalho, na marca empregadora da empresa e no legado que ela deseja deixar na sociedade. 

Neste artigo, falamos um pouco sobre os impactos dos benefícios flexíveis na jornada do colaborador. Acompanhe!

O que é jornada do colaborador? 

A jornada do colaborador é a trajetória que ele percorre na empresa. Ela começa desde o processo de seleção e recrutamento e vai até o momento em que a pessoa é desligada voluntariamente ou por meio de uma decisão dos gestores.

Essa trajetória (como já é possível imaginar) é repleta de altos e baixos, além de algumas vivências inesquecíveis para o colaborador. 

A grande questão da jornada é fazer com que esse conjunto de momentos não apenas tenha um saldo positivo no final do vínculo empregatício, mas também se construa em uma trajetória feliz e proveitosa para o colaborador ao longo do tempo.

Etapas 

A jornada do colaborador pode ser dividida em 7 etapas:

  • Atração;
  • Recrutamento;
  • Onboarding;
  • Desenvolvimento;
  • Promoção;
  • Retenção;
  • Separação.

Como melhorar a jornada do colaborador com os benefícios flexíveis? 

Os benefícios flexíveis são aqueles que oferecem mais autonomia para os colaboradores. Eles são escolhidos pelo RH por meio de pesquisas internas, percepções do time e solicitações dos colaboradores. 

Para fazer a entrega dos benefícios, as empresas normalmente optam por empresas especializadas, como a Flash Benefícios, que envia um cartão físico para que os colaboradores possam usufruir dos benefícios.

Dessa forma, para melhorar a jornada por meio dos benefícios flexíveis, é muito simples! Basta oferecer benefícios que realmente se encaixem nas necessidades dos colaboradores, sempre contando com o time de RH.

Colaboradores que usufruem de benefícios melhores e que possuem mais autonomia se sentem mais felizes e valorizados pela empresa, fazendo com que a sua jornada lá dentro seja muito melhor.

Quais impactos (efeitos) e benefícios podem ser oferecidos?

O benefício flexível de saúde, por exemplo, pode ser utilizado para adquirir um plano de saúde melhor, para pagar por consultas em um médico ou psicólogo da preferência do colaborador, para comprar medicamentos e por aí vai…

Dando essa liberdade para que o colaborador cuide melhor da sua saúde, a empresa vê esse profissional mais satisfeito e mais produtivo no trabalho.

Outros efeitos que os benefícios flexíveis, em geral, podem causar na empresa são a redução do turnover, o aumento da performance das equipes, a diminuição do absenteísmo e, é claro, o aumento da atração e retenção de talentos.

Alguns benefícios flexíveis que realmente fazem uma grande diferença nas empresas são:

  • Benefícios de alimentação;
  • Benefícios de mobilidade;
  • Auxílio-creche;
  • Benefícios de saúde;
  • Auxílio Home Office.

Todos eles podem ser oferecidos por meio da solução da Flash! A empresa conta com um cartão físico da bandeira Mastercard, que é entregue aos colaboradores para que eles possam utilizar seus benefícios em milhões de estabelecimentos.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no site e conheça mais sobre os benefícios flexíveis da Flash!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.