Um bom planejamento antes da abertura de uma empresa e uma boa gestão de negócio são os dois principais fatores para a sobrevivência das empresas, como demonstrou a pesquisa "Causa Mortis" do Sebrae, que analisa como a organização e a gestão são cruciais para a longevidade e o sucesso das empresas no Brasil. Ligada a esses dois fatores e parte central da estratégia de organização de todas as empresas, o organograma empresarial é uma importante ferramenta visual que permite aos colaboradores entenderem melhor como a empresa está organizada e quem são seus superiores e subordinados diretos.
“O organograma também ajuda a identificar possíveis gargalos ou problemas na estrutura organizacional, auxiliando na tomada de decisões gerenciais”, afirma Idalberto Chiavenato, no livro "Administração: Teoria, Processo e Prática" (ed. Elsevier, 2016). “Por isso, é fundamental que o organograma esteja sempre atualizado e que as mudanças na estrutura organizacional sejam refletidas de forma clara e objetiva”, completa o autor.
Neste texto, você vai entender melhor o que é o organograma empresarial, suas funcionalidades, modelos utilizados e informações essenciais. Além disso, traremos sugestões de ferramentas e um passo a passo para a construção de um organograma simples e útil para sua empresa.
Baixe agora: E-book "Calendário RH 2023: organize suas tarefas e ações de engajamento"
Prática que remonta ao início do século XX, um organograma empresarial é um diagrama que demonstra a estrutura hierárquica de uma companhia, incluindo departamentos, unidades de negócio e cargos. Seu objetivo é ilustrar a forma como a empresa está organizada e como suas diferentes partes estão relacionadas entre si.
Com papel estratégico, a ferramenta é importante para ajudar a visualizar e entender de que forma as decisões são tomadas e como as responsabilidades são distribuídas em uma organização. Por isso, ele pode ser usado para comunicar a estrutura organizacional aos funcionários, clientes, fornecedores e outras partes interessadas.
Entre diversos usos do organograma empresarial, podemos destacar:
Existem muitos tipos de organogramas empresariais, que podem ser mais ou menos adequados de acordo com as características de cada empresa. Aqui trazemos alguns dos principais tipos:
Para que um organograma empresarial seja útil à organização, algumas informações não podem ficar de fora, entre elas:
Baixe o e-book: Descubra como criar uma filosofia de remuneração eficiente na sua empresa
Confira agora 5 passos para a elaboração de um Organograma Empresarial:
A primeira etapa consiste em identificar todos os departamentos e equipes que compõem a empresa, bem como as suas funções e responsabilidades.
Em seguida, é preciso descobrir as relações hierárquicas entre os diferentes departamentos e equipes, estabelecendo quem reporta a quem na estrutura organizacional.
Como explicado acima, existem vários tipos de organogramas empresariais, como o vertical, o horizontal e o circular. É importante escolher o tipo mais adequado à empresa e ao seu modelo de negócio.
A quarta etapa consiste em elaborar o diagrama do organograma, desenhando as caixas que representam os departamentos e equipes, e conectando-as com linhas que representam as relações hierárquicas ou horizontais. Logo abaixo, damos dicas de ferramentas para isso.
Por fim, é importante revisar e atualizar o organograma periodicamente, para garantir que ele esteja sempre refletindo a realidade da empresa e suas mudanças organizacionais.
Há uma série de ferramentas para criação de organogramas online, e você pode usar inclusive ferramentas mais genéricas como o Word, o Excel ou mesmo o Indesign. Porém, algumas ferramentas online vêm facilitar seu trabalho, apresentando vantagens como modelos adaptáveis e facilidade de colaboração.
Confira algumas delas:
Trata-se de uma ferramenta de colaboração e visualização online que permite a criação de quadros virtuais para trabalho em equipe. Com ele, equipes em diferentes locais podem colaborar em tempo real, compartilhar ideias, apresentar conceitos, fazer anotações, organizar projetos, dentre outras funcionalidades. Extremamente simples e integrado com ferramentas populares, como Slack, Trello e Google Drive, o Miro permite a criação colaborativa de organogramas, o que pode facilitar tanto na elaboração, como na sua aprovação e posterior revisão.
Esta é uma ferramenta online de design gráfico que pode ser usada para criar organogramas empresariais de forma fácil e rápida. Para isso, a ferramenta oferece modelos de organograma para serem selecionados e editados pelo usuário. Após escolher o modelo, basta adicionar o nome dos cargos, os respectivos responsáveis e as conexões entre eles. Além disso, as ferramentas de design do Canva podem ser usadas para ajustar o layout, fontes e cores, adequando o trabalho à identidade da sua empresa.
Ferramenta completa e automatizada para gestão de Recursos Humanos, a plataforma da Flash agrega soluções para processos de admissão online, treinamentos, desenvolvimento e engajamento dos colaboradores, incluindo um módulo de organograma. Com isso, o RH pode criar a estrutura organizacional da sua empresa e fazer toda a gestão de forma simplificada, além de poder exportá-la.
Veja mais conteúdos em nosso blog:
+ Flash People: conheça o sistema que vai revolucionar os processos do seu RH
+ Listamos tudo o que o RH precisa saber sobre o fim do rebate
+ Flash lança estudo inédito para o RH no Dia das Mulheres. Vem conferir!