O que faz um analista de benefícios?

O analista de benefícios é o profissional do setor de Recursos Humanos (RH) encarregado de gerenciar o pacote de benefícios oferecido pelas empresas, garantindo, assim, a satisfação e aumentando a qualidade de vida dos colaboradores.

Para fazer isso, o analista verifica todas as políticas de benefícios utilizadas pela empresa, desde os benefícios mais tradicionais – como vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte – até os mais diferenciados – como o vale-cultura e Auxílio Home Office, por exemplo.

Esse profissional também fica responsável por fazer com que a oferta e a entrega dos benefícios estejam de acordo com a legislação vigente na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como em conformidade com as convenções coletivas de cada categoria.

Veja tudo o que você precisa saber sobre o analista de benefícios!

Qual é o perfil do analista de benefícios?

Para se tornar um analista de benefícios e cumprir com todas as suas funções dentro da empresa, o profissional deve ser muito estratégico. Ele precisa fazer com que os interesses e necessidades dos colaboradores conversem bem com o que a empresa está disposta a oferecer.

Também é importante que ele tenha a capacidade de analisar dados e ouvir os colaboradores. A comunicação deve ser transparente e incentivada dentro da empresa, de modo que o analista consiga perceber quais são as reais necessidades dos colaboradores e se elas estão sendo supridas.

Isso faz com que a percepção de valor em cada benefício ofertado seja maior, bem como permite que haja uma melhora na produtividade das equipes e uma boa retenção de talentos dentro da empresa. Caso o profissional esteja antenado nas melhores práticas do mercado no que tange aos benefícios, a atração de talentos também é aumentada.

Políticas de benefícios

O analista de benefícios gerencia as políticas da empresa conforme os recursos disponíveis e a necessidade dos colaboradores. Se a política de benefícios for boa, é possível que a empresa reforce a sua marca empregadora, melhore o seu employee experience e reduza o turnover.

Negociações 

Para conseguir oferecer a melhor cartela de benefícios possível para os colaboradores, é essencial que o analista negocie com os fornecedores. Esses devem se encaixar dentro dos parâmetros de qualidade e logística exigidos pela empresa, além de contarem com preços competitivos.

Análise de dados

O analista de benefícios também precisa ser um grande fã de dados. Ele deve avaliar os dados obtidos por meio de estratégias, como o People Analytics, respeitando a privacidade e a individualidade de cada colaborador, a fim de encontrar as melhores soluções para o pacote de benefícios da equipe.

Escolha de benefícios flexíveis

Se você tem uma empresa, ou até mesmo se atua como analista de benefícios, precisa conhecer a solução da Flash! A empresa conta com um cartão de benefícios flexíveis com a bandeira Mastercard, que pode ser utilizado em milhões de estabelecimentos. O setor de Recursos Humanos gerencia os benefícios e os colaboradores usufruem do pacote por meio do cartão!
Continue navegando pelo site para saber mais sobre os benefícios flexíveis da Flash!

Cadastre-se agora e tenha Flash na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.