Saiba o que é ESG e por que é tão importante para empresas

ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance – ou, em português, ambiental, social e governança. Esses três aspectos formam os pilares de uma estratégia que tem feito muito sucesso em diversas empresas de todo o mundo.

Continue a leitura para saber mais sobre ESG!

entenda sobre ESG

O que é ESG?

No que se refere à primeira palavra da sigla, ambiental significa que as empresas devem atuar seguindo boas práticas relacionadas ao meio ambiente, causando o menor impacto possível à natureza e considerando questões importantes, como o aquecimento global e a poluição.

Em relação ao social, as empresas têm o dever de ter responsabilidade conforme o impacto que causam na comunidade em que estão inseridas. Isso vale para os direitos dos colaboradores, diversidade e segurança, por exemplo.

Ainda dentro do âmbito social, é válido mencionar que uma das formas de trazer mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores é com o oferecimento de benefícios flexíveis. A Flash oferece uma solução completa que dá respaldo jurídico à empresa e atende às necessidades de cada colaborador.

Por fim, governança quer dizer que as organizações precisam contar com políticas de administração transparentes. É necessário agir com honestidade com clientes, fornecedores, colaboradores, empresas e demais partes interessadas.

Por que investir ? 

O investimento em ESG pode trazer diversos benefícios. Quanto mais o tempo passa, mais os consumidores têm se mostrado conscientizados quanto aos danos causados pelas empresas ao meio ambiente. 

Muitos preferem comprar daquelas que valorizam esse aspecto em sua cultura. Isso foi observado em uma pesquisa realizada pela agência Union + Webster, que constatou que 87% dos brasileiros escolhem comprar produtos de empresas sustentáveis

Além disso, elas recebem mais investimentos quando focam nos pilares do ESG, segundo um relatório da PwC, que afirmou que quase 60% dos ativos de fundos mútuos estarão empregados em organizações que utilizam o ESG.

A responsabilidade social e corporativa também chama a atenção de clientes e investidores, fazendo com que a empresa se destaque nas mídias sociais organicamente e, com isso, feche muito mais negócios sem precisar de grandes investimentos em divulgação.

Ainda é um desafio para as empresas 

Embora o ESG traga resultados muito positivos, aplicar os pilares ainda é um grande desafio para grande parte das empresas. Já existe o movimento de mudança, mas assim como aconteceu com a transformação digital, é preciso um período de adaptação.

A agenda ESG não demanda apenas uma mudança de pensamento e de cultura, mas também um trabalho focado em ações efetivas que reduzam os danos ao meio ambiente e melhores aspectos sociais e de governança.

Isso pode causar impactos no âmbito financeiro, de Recursos Humanos (RH), administrativo, comercial, de marketing e até mesmo jurídico da empresa. Dessa forma, é preciso ter paciência e focar em conhecer cada vez mais o ESG, fazendo com que a equipe e a gestão também apoiem a agenda.

Gostou do conteúdo? Então continue no site da Flash para conhecer mais sobre os benefícios flexíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.