O primeiro dia de evento do RH Summit contou com a palestra O exemplo do LinkedIn, com Alexandre Ullmann, diretor de Recursos Humanos do LinkedIn. Durante o painel, o entrevistado mostrou uma visão humana dessa rede social (que hoje é a maior plataforma B2B do mundo).
Durante o papo, Alexandre Ullmann contou que, para a equipe LinkedIn, os relacionamentos importam e que estarem juntos, no escritório, é importante. Porém, com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, a empresa, assim como outras, aderiram ao modelo remoto e perderam o contato físico tão prezado por eles.
Contudo, foi apresentado pelo entrevistado que, a partir disso, iniciou-se um processo de ajuda aos funcionários com questões de infraestrutura, equipamentos e reembolsos em um primeiro momento. Logo após, começou o investimento no lado psicológico e emocional.
Desta forma, foi pedido aos gestores para que pressões fossem aliviadas e indicado aos colaboradores que trabalhassem de acordo com o ritmo próprio, por exemplo. Além disso, também houve um investimento em momentos de descansos e pausas, tudo fazendo parte de políticas pensadas para o bem-estar.
Algumas outras ações adotadas pelo LinkedIn durante o contexto pandêmico e compartilhadas na palestra foram:
Com esses investimentos, Alexandre conta que foi perceptível a forma que as pessoas têm superado melhor o momento de crise atual, com feedbacks positivos. Além disso, também comentou que o LinkedIn não retornará às atividades a nível presencial enquanto todos não estiverem vacinados. Enquanto isso, as pessoas continuam em home office.
Outra estratégia adotada pelo LinkedIn, e comentada na palestra do RH Summit, foi a adesão a momentos de happy hour das pessoas que não desejam participar, levando em consideração, por exemplo, o longo tempo de tela ao qual estamos sendo submetidos nas condições atuais.
Os grupos de afinidade do LinkedIn que apostam na diversidade, como o LGBTQIA+, continuam em pleno funcionamento, com encontros semanais e remotos, essencialmente em junho, mês do Orgulho LGBTQIA+.
Outro ponto compartilhado durante a palestra foi a cultura do LinkedIn, que investe em uma experiência positiva do colaborador e no bem-estar das pessoas.
Como mensagem, Alexandre conta que aprendeu que se pode investir mais em momentos de pausa durante o dia e que períodos de descanso não atrapalham a entrega do colaborador.
"Pessoas felizes são mais produtivas” – Alexandre Ullmann