Novas tecnologias para RH: por que é importante adotar na gestão da empresa?

As ferramentas digitais ajudam qualquer empresa a ser mais competitiva – e quando falamos no setor de Recursos Humanos (RH), isso não é diferente. O RH pode utilizar as tecnologias com muita eficiência, tornando-se uma área mais estratégica e importante dentro das empresas. 

Todos os dias, novas formas de automação são desenvolvidas para facilitar o trabalho do setor no que tange ao envio de feedback de entrevistas de seleção, gestão de benefícios flexíveis, onboarding de colaboradores e muito mais.

Veja quais são as melhores tecnologias para investir e por que utilizá-las é tão importante!

Principais motivos para investir

O RH não é mais aquele setor burocrático e cheio de processos manuais. Atualmente, ele ajuda as empresas a desenvolverem talentos, buscarem os melhores profissionais e entenderem o que os colaboradores precisam para produzirem mais e melhor dentro do negócio.

Dessa forma, o principal motivo para investir em tecnologia no setor de RH das empresas está ligado a como ele pode ser decisivo se contar com as ferramentas certas. 

Essa, inclusive, é a opinião da maior parte dos profissionais da área de RH. Segundo uma pesquisa realizada pela Qulture.Rocks com colaboradores de diversas empresas, mais de 90% dos participantes acreditam que o uso da tecnologia é decisivo na área.

Novas tecnologias de RH para adotar

Veja as principais tecnologias em RH para utilizar na sua empresa:

Recrutamento inteligente

Hoje em dia, os processos de recrutamento e seleção estão cada vez mais tecnológicos. Antes, uma lista de currículos eram enviados por e-mail para as empresas, e raras vezes todos eram analisados com atenção. 

Agora, é possível fazer buscas de candidatos em plataformas automatizadas, realizar testes on-line, entrevistas por videoconferência, análise automática de competências e muito mais!

People analytics

Os dados são a tendência do momento, inclusive no setor de RH. Com a ajuda de uma boa base de informações, as empresas conseguem tomar as melhores decisões relacionadas a seus colaboradores. Para fazer isso, as tecnologias aplicadas são o RH Analytics e o People Analytics.

Armazenamento na nuvem

O armazenamento dos arquivos e dados sensíveis da empresa, como é o caso das informações pessoais dos colaboradores, deve ser feito com muita diligência. 

Por isso, diversas empresas já estão optando pelo armazenamento na nuvem, que é uma solução mais barata, mais segura e que se integra facilmente a outras ferramentas de gestão utilizadas no RH das empresas.

Vantagens das novas tecnologias

As novas tecnologias no RH ajudam as equipes que fazem a gestão de pessoas a se destacarem de maneira mais estratégica. Com uma ferramenta tecnológica de gestão de benefícios flexíveis, por exemplo, é possível trazer mais produtividade e engajamento por parte dos colaboradores para a empresa.

Além disso, as empresas que começam a utilizar recursos tecnológicos hoje estarão prontas para as mudanças no futuro. Quem utilizou a tecnologia do trabalho remoto antes da pandemia, por exemplo, soube se adaptar muito mais facilmente ao período de home office.

Continue no site da Flash para saber mais sobre benefícios flexíveis e como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a implementá-los!

Se interessou pela Flash? Agende uma demonstração!
Temos uma equipe preparada para responder todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.