As métricas financeiras são indicadores usados para medir o desempenho financeiro da sua empresa. São elas que definirão se a companhia está tendo – ou não – uma boa gestão financeira. Mas você sabe quais métricas monitorar para saber se os resultados estão sendo positivos ou negativos?
Fluxo de caixa, margem de lucro, faturamento e custo de aquisição por cliente (CAC) são apenas algumas das métricas financeiras que você precisa ficar de olho.
Essas – e várias outras – são indispensáveis para companhias que buscam por uma boa saúde financeira. Sem se ater ao monitoramento dessas métricas, será impossível medir o desempenho.
“Não se gerencia o que não se mede”
Edwards Deming
A tendência é que, cada vez mais, as empresas voltem suas atenções para um acompanhamento constante desses medidores.
Por isso, mais do que entender o que são métricas financeiras, é preciso conhecê-las a fundo e saber como utilizá-las da melhor maneira.
Siga a leitura e acompanhe o conteúdo que preparamos para tirar suas dúvidas sobre métricas financeiras e te ajudar a melhorar a gestão em sua empresa.
Não basta apenas medir algo. É preciso medir da maneira certa, principalmente quando estamos falando do setor financeiro.
Diante desse cenário, ao definir métricas financeiras, você passa a ter o poder de antecipar problemas administrativos, fiscais e contábeis. Muitas vezes, passam desapercebidos quando pequenos, mas podem tomar grandes proporções caso não sejam solucionados rapidamente.
Dentre esses problemas, podemos citar o uso indevido de ativos da empresa, investimentos sem retorno ou até mesmo fraudes corporativas. Todos esses podem ser identificados quando há métricas financeiras bem definidas.
Imagine, em uma suposta ocasião, que sua empresa acompanhe a métrica de retorno sobre investimento (ROI) para ações de marketing. No entanto, o departamento responsável não descreve de maneira correta como a verba aprovada foi utilizada.
Quando isso acontece, o valor mostrado na métrica poderá ser inferior ou superior ao verdadeiro. Ou seja, sua decisão será com base em um dado que não é consistente, podendo causar falha na gestão financeira.
Se a empresa investiu em marketing e a métrica de ROI está com resultados satisfatórios, temos um bom sinal. Caso contrário, pode estar perdendo dinheiro investindo em ações que não trazem resultados concretos para o caixa.
Por isso, para trabalhar bem as métricas financeiras, analise a organização como um todo e faça a seleção das métricas que mais fazem sentido para o objetivo da companhia.
Também nunca se esqueça de analisar periodicamente se as métricas financeiras escolhidas continuam sendo válidas para a sua estratégia.
Nesta parte do conteúdo, vamos mostrar a você quais são as métricas financeiras mais importantes, independentemente do ramo da sua empresa. Recomendamos que se atente a elas, mas não se esqueça de analisar e implementar outros indicadores mais específicos que poderão te ajudar.
O fluxo de caixa controla todo o dinheiro que entra e sai da empresa. Por esse motivo é a métrica mais importante, uma vez que escancara a real saúde financeira da empresa.
Analisá-la com frequência é importantíssimo para que o gestor consiga ter noção dos gastos e receita, equilibrando os dois recursos e tomando as decisões necessárias para manter a empresa com as contas em dia.
A primeira corresponde ao faturamento total de ganhos, enquanto a segunda deduz os custos para que o resultado final seja atingido. Ou seja, ambas são métricas indispensáveis para um panorama financeiro geral.
Trata-se das despesas previstas dentro da operação, seja com valor fixo ou variável. Mapeá-las é importante para ter maior previsibilidade em sua gestão.
Mede o valor investido em marketing e vendas para adquirir um novo cliente. Com isso é possível entender se o custo está sendo justo quando comparado à receita que esse consumidor traz para o caixa.
Todos os negócios passam por incertezas, e a métrica months of cash left visa prepará-los justamente para isso. Esse medidor mostra quantos meses de operação saudável a empresa ainda tem, facilitando a elaboração de um forecast de previsibilidade.
Indicador adquirido pela divisão entre lucro líquido e receita bruta para apresentar quão saudável está o lucro da empresa como um todo.
Os centros de custos auxiliam a entender, detalhadamente, tudo o que é gasto em cada setor dentro da empresa para uma análise financeira mais profunda.
Ao definir métricas financeiras, ficará mais fácil para você e sua equipe controlarem as despesas corporativas.
Isso serve tanto para despesas internas como materiais, infraestrutura e contas, mas também para despesas de viagens corporativas, por exemplo.
O último é um ponto de muita atenção, pois há diversos colaboradores gerando despesas e reembolsos corporativos. Isso, sem o devido controle, pode impactar diretamente nos resultados financeiros.
Contudo, criar uma boa política de reembolsos e contar com o auxílio da tecnologia na hora de controlar as despesas corporativas é fundamental para evitar erros. Gerenciar reembolsos de despesas da maneira errada pode abrir um grande buraco no setor financeiro da sua empresa.
Com a Flash Expense a gestão fica muito mais fácil, controlando tudo por um sistema unificado e integrado a seu ERP, fortalecendo a sua política de reembolso e evitando fraudes e irresponsabilidades com o dinheiro da empresa.
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