Metas Smart: O que são e como podem ser aplicadas no RH

As Metas SMART são uma metodologia criada para que os objetivos da empresa sejam bem-direcionados e alcançados com mais eficiência. Confira!

Flash

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

As Metas SMART são uma metodologia criada para que os objetivos da empresa sejam bem-direcionados e alcançados com mais eficiência. Com a checklist das Metas SMART, a equipe consegue trabalhar mais focada, e o risco de desorganização e falta de priorização são mitigados.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa estratégia!

Como funcionam as Metas SMART?

Para aplicar a metodologia, não basta ter um bom planejamento… é preciso seguir o método das Metas SMART. Ele consiste em 5 critérios que compõem o acrônimo SMART:

S – Specific (específico)

M – Measurable (mensurável)

A – Achievable (alcançável)

R – Relevant (relevante)

T – Time-based (temporal)

A letra “S” significa que a meta deve ser específica e transparente – ou seja, todos os colaboradores que participam das tarefas que levam a ela devem compreender esse objetivo e estar na mesma página. Para isso, a empresa deve trabalhar internamente a comunicação e a integração da equipe.

Já o “M” quer dizer que a meta precisa ser mensurável – isto é, é necessário entender quantitativamente se os resultados esperados estão sendo alcançados ou se é preciso mudar a estratégia. Isso pode ser feito por meio dos indicadores de desempenho.

O “A” faz com que o objetivo seja definido com base em sua viabilidade. Para que uma meta seja alcançável, ela deve ser possível e estar dentro da realidade da equipe no que diz respeito ao tipo de tarefa, conhecimentos necessários, prazos e resultados.

Em relação ao “R”, a metodologia prevê que a meta final estipulada para a empresa (como aumentar as vendas em 5%, por exemplo) deve ser relevante. Todos precisam entender a importância desse aumento para que se sintam engajados e motivados a cumpri-lo.

A última letra, “T”, quer dizer que a meta precisa ter um prazo para ser cumprida. Caso o objetivo seja muito vago em termos de prazo, a equipe pode acabar deixando de priorizar as tarefas que fariam com que o resultado fosse atingido.

Para que servem?

Essas metas servem para guiar e motivar os colaboradores em relação à resolução de problemas e ao cumprimento dos objetivos estabelecidos pela empresa.

Com as Metas SMART, a equipe fica completamente ciente dos objetivos, sabe que eles são possíveis de serem alcançados e ainda conseguem ver os resultados do seu trabalho de acordo com a mensuração de cada etapa.

Como as Metas SMART podem ser aplicadas no RH?

No âmbito do RH, é possível utilizar as Metas SMART para atingir diversos objetivos estratégicos para a empresa, como atração e retenção de talentos, redução do turnover e do absenteísmo, melhora da marca empregadora e por aí vai.

Nesse caso, as metas são feitas para que a própria equipe de RH as cumpra, levando em conta o perfil da empresa, os integrantes da equipe e os resultados esperados.

Vantagens

Algumas das vantagens das Metas SMART são:

  • Melhora no foco da equipe;
  • Aumento da produtividade;
  • Facilidade no aprimoramento dos processos.

Gostou do conteúdo? Então continue navegando pelo site da Flash e conheça mais sobre as nossas soluções flexíveis!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️