Liderança feminina nas empresas: importância das mulheres em cargos altos

Conheça a importância da liderança feminina nas empresas e como a inclusão de mulheres em cargos altos contribuem no desenvolvimento social e econômico.

Flash

A igualdade de gênero é um tópico necessário e, por isso, sobretudo nos últimos anos, tem dominado as pautas nos mais variados setores da sociedade. Isso também é verdade no ambiente corporativo, onde a liderança feminina ainda é minoria, mesmo com o aumento de mulheres em posições de poder.

Mais do que um problema social, a escassez de mulheres em posições de chefia representa um grande problema econômico. Ao longo deste conteúdo, falamos sobre a importância da liderança feminina para o desenvolvimento econômico.

E, ao final, temos um convite muito especial para você! Então, não deixe de acompanhar todo o artigo para saber mais sobre nossa proposta. Boa leitura!

O histórico de desigualdade de gênero em cargos altos

Movimentos a favor da igualdade entre gêneros existem desde o século XVIII no mundo todo. No Brasil, mulheres têm lutado contra a opressão do patriarcado desde o período colonial – com destaque para as destemidas mulheres que lutaram contra a escravidão, por exemplo. Apesar disso, o movimento feminista se fortaleceu no século XIX, ganhando os contornos que conhecemos hoje.

Ainda assim, pode-se dizer que, durante esse período, as estruturas da sociedade eram muito mais rígidas, delimitando papéis sociais ainda no nascimento: se nascido homem, você poderia ter a chance de ter uma educação formal e assumir posições de liderança; se nascida mulher, seu dever seria desempenhar tarefas domésticas no ambiente familiar.

Mulheres eram alienadas de direitos básicos, impedidas de tomar qualquer decisão significativa, principalmente por meio do voto. Mesmo depois da inserção das mulheres no mercado de trabalho, elas obrigatoriamente ocupavam posições auxiliares. Isso aconteceu por décadas e décadas.

Desde então a situação mudou, mas ainda pode melhorar. Enquanto as mulheres, atualmente, têm mais chances de se capacitar e de ocupar posições de liderança, elas ainda são minorias em cargos de administração e recebem, em média, 22% a menos do que seus colegas homens – de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Qual a importância da liderança feminina?

Muito se fala sobre a importância de se estabelecer igualdade entre homens e mulheres, sobretudo no mercado de trabalho. Mas, por quê?

A liderança feminina é essencial para um adequado desenvolvimento social e econômico a longo prazo. Essa é, pelo menos, a conclusão de diversos estudos na área. O mais proeminente deles, o Women Rising 2030, é um relatório completo lançado pela Business & Sustainable Development Commission (BSDC).

Esse relatório contém os 17 Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável, que englobam a erradicação da pobreza, o desenvolvimento de energias limpas, a preservação do meio ambiente e, também, a diminuição da desigualdade.

Além disso, de acordo com o estudo Better Leadership, Better World, locais de trabalho que valorizam, na prática, a igualdade de gênero podem ajudar a produzir mais de US$ 12 trilhões por ano, além de gerar 380 milhões de empregos.

Como está a liderança feminina atualmente?

Atualmente, mulheres ocupam apenas 15% dos cargos em conselhos de todo o mundo. Apesar disso, existem sinais que apontam para o crescimento da presença feminina em cargos de liderança.

A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, divulgou a informação de que alcançou o equilíbrio entre homens e mulheres em posições na alta administração. Em 2019, o Brasil entrou para o ranking de países com mais mulheres em posições de destaque no ambiente empresarial. Apesar dos números positivos, ainda há muito espaço para crescimento, afinal, problemas como a falta de oportunidades e jornadas duplas ainda são comuns.

Se gostou do conteúdo, continue no site da Flash para saber mais sobre benefícios flexíveis!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️