Quando o assunto é viagem corporativa, a primeira coisa que vem à mente são as passagens aéreas, mas os gastos envolvidos vão além disso.
A hospedagem corporativa é um fator crucial para uma boa experiência do viajante. A escolha do local, no entanto, deve ser criteriosa para não significar um custo elevado para o caixa da companhia.
No planejamento, o gestor responsável deve considerar o tipo de acomodação, custos, localização, tempo de estadia e diversos outros pontos para que o objetivo seja cumprido.
O objetivo é evitar gastos excessivos, mas manter a segurança e conforto do funcionário.
Acompanhe a leitura e veja a melhor forma de escolher a hospedagem corporativa para as viagens que a sua empresa realiza.
Antes de colocar a mão na massa, precisamos planejar e entender o contexto em que a companhia está inserida.
Dentro desse planejamento, é necessário entender a demanda de cada tipo de viagem, assim como a política interna para levantar informações sobre a rotina da organização.
Para isso, é preciso responder algumas perguntas importantes:
Com as perguntas respondidas, é muito mais fácil entender como as viagens são feitas dentro da organização.
As informações servirão como guia para melhorar ainda mais a escolha de hotéis, pousadas, aluguel de apartamentos e até mesmo estadias focadas em receber clientes.
Agora que já entendemos o padrão ideal de hospedagens para a sua empresa, é hora de escolher a melhor acomodação para seus colaboradores.
Veja, a seguir, quais os pontos fundamentais na hora da escolha da hospedagem corporativa para o colaborador:
A hospedagem deve ser próxima do destino final do colaborador. Escolher hotéis que ficam longe do destino vai custar tempo de deslocamento e, consequentemente, dinheiro.
As acomodações mais em conta costumam ficar longe dos grandes centros comerciais. O valor economizado normalmente acaba sendo gasto com transporte.
Sempre que possível, opte por hospedagens que sejam razoavelmente próximas do local onde será a reunião ou evento para fazer um deslocamento inteligente.
O conforto está diretamente ligado ao rendimento do funcionário que está viajando. Sabemos o quão desgastante é se deslocar para fora da cidade ou estado para esse fim.
O mínimo de conforto deve ser oferecido, afinal, o trabalhador está à disposição da empresa.
Isso, no entanto, não significa que é preciso gastar muito. Não é preciso um hotel 5 estrelas para que um colaborador se sinta confortável.
O colaborador está sob os cuidados da companhia durante a viagem. Portanto, se houver algum acidente ou assalto, por exemplo, é responsabilidade da empresa arcar com as consequências.
Tenha atenção à realidade do bairro onde a hospedagem está, e também da segurança interna do local, principalmente quando há pertences de valor que podem ser colocados em risco.
Após reuniões e encontros pela cidade, o colaborador deve retornar ao hotel e continuar trabalhando.
É preciso que o hotel disponibilize uma infraestrutura mínima para isso, como mesas de trabalho no quarto e acesso a uma boa conexão de internet.
Há hotéis focados em viagens corporativas, que fornecem espaços de trabalho e até mesmo salas de reunião quando necessário.
Esse ponto é importantíssimo para redução de despesas e também para evitar problemas.
Imprevistos acontecem, e eles podem acarretar na necessidade do colaborador permanecer por mais dias ou fazer o check-in em horários alternativos.
Isso deve ser checado com antecedência para que a empresa consiga arcar com os custos de forma remota e, quando necessário, negociar com o fornecedor da hospedagem de forma mais simples.
Nem sempre o gestor consegue fazer o pagamento do valor da estadia antes da viagem, e sempre há despesas que devem ser reembolsadas ao colaborador.
Para gerenciar de forma segura e eficiente, você precisará de ajuda da tecnologia. A Flash Expense é uma solução de reembolso e gestão de despesas corporativas que ajuda milhares de empresas, gestores e colaboradores pelo Brasil.
Tenha o controle das despesas na palma da sua mão. Quer saber como? Solicite agora uma demonstração grátis com nossos consultores.