A implantação do home office vem se tornando uma necessidade para diversas empresas do Brasil e do mundo. Em regime home office ou trabalho remoto, os profissionais não precisam se deslocar até a empresa e, com isso, ambas as partes se beneficiam.
Veja neste post como funciona essa modalidade, como implantá-lo na empresa e quais são os benefícios do home office. Acompanhe!
O trabalho home office funciona de maneira bem simples. O termo significa “escritório em casa”, isto é, o profissional pode fazer as suas atividades diárias a partir do próprio lar. Para que o trabalho em casa funcione de maneira correta, é preciso que o colaborador disponha dos materiais e dos equipamentos necessários para isso.
No caso de escritórios, por exemplo, normalmente uma cadeira, mesa e computador já são o suficiente. Porém, caso esse trabalho demande outros equipamentos, como instrumentos musicais e máquinas, é preciso tê-los em casa para que o seu escritório fique adequado.
Para implementar o home office, é muito interessante ter bons meios de comunicação. Os softwares utilizados para reuniões on-line de videochamadas são excelentes para manter o contato entre colegas de trabalho e lideranças durante o trabalho em casa.
Além disso, é preciso ter em mente que os profissionais podem não ter experiência com esse tipo de trabalho. Com a pandemia, muitas empresas tiveram que apressar a questão do home office. Porém, as que já tinham uma cultura voltada ao trabalho parcialmente em casa (em um dia da semana, por exemplo) obtiveram muito mais facilidade nessa transição.
Por fim, para implementar o home office, é essencial prover tudo de que os profissionais precisam em termos de equipamentos e infraestrutura. Os equipamentos e mobiliários necessários devem ser providos pela empresa, de modo que o trabalho em casa não cause nenhum ônus financeiro ou para a saúde mental do colaborador.
Existem diversos benefícios no home office. O primeiro deles diz respeito à redução de custos. Quando a empresa não tem que gastar altos valores com escritórios e infraestrutura e não precisa pagar vale-transporte para os profissionais, a economia é muito grande.
Outra questão interessante é a produtividade, que também pode ser aumentada em grande escala durante o home office. Por poder trabalhar de forma mais confortável e não ter que enfrentar o barulho dos colegas ou o trânsito, a produtividade dos colaboradores tende a evoluir.
A proximidade com a família também faz com que os profissionais trabalhem de maneira mais tranquila. Estar perto de quem amamos é muito bom para manter a calma e conseguir atingir metas e cumprir os objetivos relacionados ao trabalho, o que também faz com que a empresa cresça ainda mais.
Um dos benefícios que os colaboradores podem receber é o Auxílio Home Office, valor dado aos profissionais para ajudar no custeio de contas de luz, internet, entre outros.
Outra vantagem para o profissional é a flexibilidade de locais em que ele pode trabalhar. Não é preciso trabalhar necessariamente em casa, de modo que muitos profissionais optam por ir trabalhar em escritórios de coworking, por exemplo. Assim, é possível escolher o local onde será mais produtivo e entregar os melhores resultados.
A Flash é especializada em benefícios flexíveis e despesas corporativas. A empresa conta com diversos tipos de benefícios, como o Auxílio Home Office, que foi mencionado neste post. Além disso, a Flash disponibiliza uma plataforma digital fácil e intuitiva para que os profissionais de RH possam inserir e administrar os benefícios dos colaboradores.
Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!