Toda empresa em que os colaboradores viajam a negócios, seja para participar de eventos ou mesmo fechar novos negócios, precisa de uma boa gestão de viagens corporativas.
Essa prática se refere à criação de políticas internas com o objetivo de coordenar procedimentos, organizar e implementar regras aplicadas antes, durante e depois das viagens a trabalho.
Para os gestores, se refere à otimização de processos e redução de gastos. Os funcionários viajantes, por sua vez, passam a ter uma visão mais clara das permissões e de tudo o que envolve as viagens.
Ou seja, quando há uma boa gestão de viagens corporativas, todos saem ganhando.
Tudo isso direciona a companhia para uma organização financeira mais eficiente, reduzindo despesas desnecessárias sem comprometer o bem estar de seus colaboradores.
Ao longo deste conteúdo, vamos trazer detalhadamente tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Acompanhe a leitura!
Trata-se de formas que uma empresa tem para controlar gastos e deixar todo o processo de viajar a negócios mais eficiente. Sem uma boa gestão, os caminhos ficam mais difusos.
Aliada a uma política de viagens corporativas sólida, a gestão deve definir os direitos e deveres da organização e do colaborador antes, durante e depois de uma viagem. Ao fazer isso, o processo de reembolso e a prestação de contas, por exemplo, se tornam menos trabalhosos.
É fundamental dizer que a política de viagens é uma etapa indispensável para uma boa gestão. Ou seja, se sua empresa ainda não possui uma, confira nosso material gratuito e comece já!
O gestor passa a ter um controle mais eficaz sobre as viagens. Com planejamento, informações e diretrizes necessárias, a empresa consegue reduzir gastos e pode administrar melhor toda a operação.
Resumindo, a gestão de viagens corporativas é um conjunto de ações que visam aperfeiçoar os processos e evitar despesas desnecessárias.
Com uma política e gestão eficazes, a instituição conseguirá fazer um bom planejamento, tendo como base as diretrizes e normas internas e, assim, potencializar o controle financeiro.
A boa gestão de viagens corporativas fará com que os custos de viagens a negócios sejam minimizados, de forma a garantir a saúde financeira da empresa, o cumprimento das expectativas e das necessidades dos colaboradores.
É imprescindível elaborar procedimentos de segurança, definir orçamentos e diárias disponíveis para cada viagem, além de alinhar muito bem as principais regras da política de reembolsos.
Uma boa gestão não reflete apenas na economia financeira para a companhia. Mais organizada, a empresa pode aproveitar melhor os recursos humanos, dando mais tempo aos gestores para trabalharem em tarefas mais complexas e que podem gerar mais resultados.
Dentre as vantagens da gestão de viagens corporativas, podemos destacar:
Ao adotar um processo de gerenciamento, a empresa poderá fazer uma redução das despesas que envolvem uma viagem corporativa.
Isso garante uma visão mais clara dos melhores custos para deslocamento e hospedagem, assim como quanto e como foi gasto o dinheiro da empresa.
Trata-se de encontrar a maneira mais eficiente de realizar esta viagem dentro do orçamento estipulado, sem que o funcionário perca a comodidade adequada enquanto estiver fora.
Hoje em dia, já há ferramentas de gestão específicas e empresas especializadas para ajudar na implementação.
Em vez de gastar horas gerando relatórios, compilando informações e analisando recibos, os responsáveis pelo financeiro podem automatizar processos e ganhar tempo.
A economia de tempo alcançada com a ajuda da tecnologia resulta em retorno financeiro, uma vez que os gestores poderão destinar seus esforços a encontrar oportunidades de gastar menos com as viagens corporativas.
Isso significa mais tempo para aperfeiçoar a política de reembolsos, planejar melhor as viagens dos colaboradores e até potencializar a gestão financeira da companhia.
Ao reunir todos os dados pertinentes para um controle eficiente das viagens, o profissional especializado pode transmitir todas as informações importantes à empresa e ao viajante, fazendo todos os contatos que são necessários para os dois.
Fora isso, o gerenciamento de qualidade proporciona ao funcionário que está viajando mais segurança, garantindo o Duty of Care.
O colaborador se sente respaldado pela organização, da maneira que precisa estar, e pode confiar na política empregada internamente, porque suas necessidades também estarão sendo contempladas.
Este profissional deve organizar as viagens e gerenciar as despesas. Além disso, precisa cuidar de imprevistos e procurar parcerias com fornecedores, como companhias aéreas e agências de viagens.
Ele também é responsável por encontrar as melhores formas de pagamento e reduzir custos envolvidos com hospedagem e transporte, sem perder o padrão estabelecido nas normas internas.
O gestor de viagens corporativas tem a importante missão de equilibrar os interesses da organização e dos colaboradores em ter viagens de qualidade sem gastar mais do que está previsto.
Desta forma, deve-se procurar o custo benefício e alinhar as estratégias às necessidades das empresas.
Entre as tarefas do gestor também está compreender as necessidades e autorizar os gastos, dentro de um fluxo de aprovações, além de formar a agenda do colaborador, estipular teto de gastos e o orçamento disponível, o lugar da hospedagem, os meios de transporte, entre outras coisas.
A Flash Expense ajuda milhares de gestores e empresas a organizarem toda a gestão de viagens dentro de uma companhia.
Da digitalização de notas fiscais ao sistema integrado ao ERP e fluxos personalizados para aprovação de gastos, tudo é pensado para facilitar a rotina de quem lida com despesas corporativas diariamente.
Quer saber como podemos ajudar a revolucionar o financeiro da sua empresa? Solicite uma demonstração grátis e conheça o potencial da Flash Expense para te ajudar.