Futuro do RH: o que esperar?

Há alguns anos, o setor de RH se via em uma posição muito mais operacional e burocrática, não tão alinhado aos objetivos da empresa e distante do setor financeiro e de inovações.

Felizmente, esse panorama mudou. Hoje em dia, o RH é fundamental para o crescimento da empresa, seja por meio da implementação de melhorias para os colaboradores, automação de processos, gestão de benefícios ou evolução das formas de trabalho.

Veja, agora, as principais tendências de mudanças no futuro do RH e fique por dentro!

Forma de trabalho

Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram o regime de trabalho home office aqui no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com o avanço da vacinação em nosso país, o panorama que se observa é que muitas empresas vão continuar atuando remotamente ou em regime híbrido de trabalho (parte remoto e parte presencial).

Com isso, uma das atividades do futuro do RH é ajudar os profissionais e as empresas, como um todo, a continuarem se adequando aos novos formatos de trabalho que os próximos anos reservam.

Melhorias para o colaborador

Fazer com que os colaboradores tenham uma boa experiência ao atuar na empresa sempre foi uma atribuição do time de RH. Agora, com o mercado de trabalho tão competitivo, é necessário aprimorar essa atuação para atrair e reter talentos.

Para fazer isso, é importante ter um canal aberto de comunicação com os colaboradores, aprimorar os treinamentos de integração e melhorar o clima organizacional, além de oferecer soluções e vantagens que se adequem às reais necessidades da equipe.

Ferramentas que ajudam a empresa

A tecnologia também estará muito presente no futuro do RH. A experiência dos colaboradores pode ser melhorada significativamente por meio da obtenção de dados oriundos de softwares de coleta de informações e feedbacks.

Os softwares podem medir a produtividade, o turnover, o absenteísmo e, muito mais do que isso, podem armazenar as avaliações dos profissionais em entrevistas de saída e pesquisas de engajamento, por exemplo. Isso ajuda a saber onde estão os gargalos da gestão de pessoas da empresa e permite que mais melhorias sejam aplicadas.

Benefícios flexíveis

A gestão do pacote de benefícios oferecido pelas empresas é uma atribuição do RH. A grande questão é que o modelo tradicional de benefícios não funciona tão bem em um momento de tantas transições, como o atual.

Oferecer benefícios rígidos de vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição, por exemplo, pode não contemplar as necessidades de toda a equipe. Assim, a solução para esse problema é optar pelos benefícios flexíveis.

A Flash Benefícios oferece uma solução completa em benefícios flexíveis. O setor de RH insere e administra os benefícios em uma plataforma on-line com baixos custos de operação. Enquanto isso, os colaboradores recebem um cartão de benefícios com a bandeira Mastercard e podem utilizá-lo em mais de 2 milhões de estabelecimentos.

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