Você sabe como fazer fluxo de caixa? Esse é um instrumento de gestão financeira muito importante para o seu negócio. Esse documento considera todas as entradas e saídas de capital da empresa em um determinado período.
Confira neste post três dicas para tornar o seu fluxo de caixa mais eficaz e confiável. Assim, você terá a certeza que está com o seu negócio no caminho certo. Veja!
O fluxo de caixa é importante pois, com base nessas informações, é possível saber se o negócio está operando com dinheiro em caixa, ou está próximo do vermelho. E a partir disso, definir estratégias de contenção de despesas ou aumento de faturamento.
É uma etapa importante do controle financeiro, pois retrata a saúde do negócio em tempo real. Mas para que você possa confiar nessa ferramenta de gestão, é preciso tomar alguns cuidados.
Veja como fazer fluxo de caixa!
O primeiro passo para o controle de despesas é registrar todas as contas a receber e a pagar do negócio.
Contas a receber são os valores devidos pelos seus clientes à empresa, como compras parceladas, por exemplo. Já as contas a pagar se referem às despesas e gastos para manter o negócio funcionando, como conta de luz, fatura de água, telefone, internet, etc.
Registre todos os gastos previstos do negócio durante o período que deseja controlar e seja muito rigoroso nessa etapa. Até mesmo os menores gastos, que parecem insignificantes num primeiro momento, devem ser inseridos nesse controle.
Um erro muito comum é deixar de lançar os dados com o passar do tempo, ou reservar uma data específica para fazer esse registro. A parte ruim disso é que, caso precise conhecer a saúde financeira do negócio em tempo real, não será possível.
Você até pode analisar o saldo da conta bancária, emitir algum relatório e coisas do tipo. Mas se as informações não estiverem atualizadas de nada vai adiantar. Provavelmente os valores que está vendo não são reais e não permanecerão os mesmos até o último dia do mês.
Por isso, mantenha o fluxo de caixa do negócio sempre atualizado e pronto para ser consultado. Para ter mais controle você pode trabalhar com um fluxo projetado, outro real e por último o final.
Cada uma dessas planilhas ou relatórios considera o saldo da empresa no futuro, no presente e ao fim do período selecionado respectivamente. Dessa forma, você tem mais controle sobre os recursos financeiros do negócio!
Além de controlar despesas e o faturamento, e manter os dados atualizados, você precisa consultar esse documento com frequência.
Antes de tomar qualquer decisão que impacte as finanças do negócio, analise o fluxo de caixa para conhecer a situação atual e futura do empreendimento. Esse cuidado contínuo é útil para decidir se deve comprar coisas a vista ou parcelado, se esse é o melhor momento para uma promoção e etc.
De nada adianta montar o fluxo de caixa da empresa, mas nunca consultá-lo antes de tomar uma decisão. Aliás, essa é uma ótima ferramenta para auxiliar no controle estratégico do negócio. Então, use-a da melhor forma possível e de maneira frequente.
Espero que essas dicas de como fazer fluxo de caixa da sua empresa tenham sido úteis e possam e ajudá-lo em seu dia a dia.
Para receber mais conteúdos sobre redução de custos e gestão financeira inscreva-se na newsletter do blog. Receba conteúdos inéditos e de altíssima qualidade diretamente em seu email. Aproveite!