Uma preocupação recorrente em viagens corporativas, principalmente para os novos viajantes, é o que levar na mala. Os itens para ter consigo vão depender do local de destino e também dos objetivos e peculiaridades da viagem, mas, mesmo assim, há aqueles que precisam estar sempre presentes.
Artigos como documentos e equipamentos de trabalho devem ser os primeiros a ser separados. Tudo que for importante para o desempenho das atividades e para identificação deve estar na mala.
Caso a viagem seja de avião, levar objetos a mais pode gerar excesso da franquia de bagagem, gerando um gasto desnecessário. Por isso, planejar com antecedência o deslocamento é fundamental para evitar contratempos e prejuízos.
Também vale ficar de olho nas novas regras de bagagem para estar sempre à par das práticas de companhias aéreas.
Em viagens de negócios é necessário levar alguns itens específicos, principalmente relacionados às roupas e ferramentas de trabalho. As roupas, por exemplo, devem ser observadas, pois, por meio do colaborador, passam uma imagem sobre a organização. Por isso é bom ter na política de viagens algo que padronize este assunto.
As ferramentas de trabalho como o notebook, adaptadores e carregadores são indispensáveis. Sem eles, o viajante não consegue atualizar seus superiores, fazer reuniões ou enviar materiais relevantes.
De modo geral, o funcionário que está prestes a se deslocar precisa levar em consideração os seguintes aspectos antes de viajar:
Caso sua empresa ainda não tenha um modelo de política de viagens estruturada, baixe agora nosso exemplo gratuito e entenda como esse documento pode facilitar a vida de viajantes e gestores.
Ao organizar sua mala, atente-se aos detalhes para levar todos os itens relevantes. É importante ficar atento para não ter surpresas desagradáveis. Leia até o final para ter certeza de que não está esquecendo nada.
Os documentos são imprescindíveis para qualquer viagem, observe que sem eles não é possível usufruir de espaços ou entrar em países, caso seja preciso. Os documentos que você precisa ter consigo são:
Tratando-se de viagens internacionais são exigidos outros documentos: passaporte, visto e Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) - para os países que têm doenças como a Febre Amarela).
Instrumentos de trabalho são indispensáveis durante uma viagem corporativa. Não poder expor uma proposta porque um pen drive foi esquecido é um deslize perigoso.
Imagine chegar em uma sala de reuniões e não apresentar o relatório de desempenho porque o HD externo ficou no meio do caminho. Este erro compromete não só o viajante, mas também a imagem da organização. Confira o que você deve levar:
Levar roupas condizentes com o local de destino é fundamental para o conforto durante a viagem. Além disso, a empresa está sendo representada pelo colaborador e muitas impressões serão tiradas a partir do que ele veste.
Seja pela oportunidade de novos negócios, networking ou relacionamento com clientes, um deslize neste momento é grave. Dessa forma, recomendamos sempre levar as seguintes roupas:
Dependendo de onde o colaborador estiver, do horário e afins, pode ser difícil ter acesso a medicamentos. Ter remédios de uso contínuo, caso use, e para emergências faz toda a diferença em uma viagem, quem já precisou sabe.
Se programar para a viagem é imprescindível e, se for preciso, consulte um médico antes do deslocamento para saber o que levar.
De forma geral, a família de medicamentos que ajuda nesses momentos são:
A higiene pessoal é fundamental no dia a dia de qualquer pessoa e em uma viagem a trabalho não é diferente. Ainda tratando-se de preservar a imagem da organização, é preciso levar tudo que faz essa manutenção.
Para empresas que têm muitos colaboradores viajando, pode ser uma dor de cabeça ter que fazer o reembolso de todos eles. Muitos comprovantes se perdem, gestores gastam horas com planilhas e funcionários com relatórios.
Não é preciso ter dor de cabeça com a gestão de despesas, com o software da ExpenseOn você otimiza os processos financeiros.
A Digitalização de Despesas elimina a preocupação dos viajantes em não serem restituídos pela perda de notas fiscais. Enquanto isso, o gestor pode checá-las em tempo real, assim que o upload é feito.
Isso economiza tempo, evita atritos e permite que ele se concentre em ações mais estratégicas. A otimização de processos agrega valor e aumenta produtividade, e estamos falando somente de uma funcionalidade.
A Flash Expense muda seu jeito de gerir finanças e despesas, lhe garante praticidade no dia a dia e evita erros. Você está pronto para abraçar a mudança?